A Semana dos Quadrinhos 128

INTERNACIONAL

Os melhores do mês, nos EUA

A lista de Read Yourself RAW sempre é um alento para quem busca ter informações sobre a Nona Arte no país de maior mercado leitor do mundo.
 
Confira as indicações do site:
 
'Steinberg at The New Yorker (HC)', livro de Joel Smith sobre 60 anos da arte de Saul Steinberg  numa das revistas de ilustração de maior prestígio do mundo.
 

INTERNACIONAL

Os melhores do mês, nos EUA

A lista de Read Yourself RAW sempre é um alento para quem busca ter informações sobre a Nona Arte no país de maior mercado leitor do mundo.
 
Confira as indicações do site:
 
'Steinberg at The New Yorker (HC)', livro de Joel Smith sobre 60 anos da arte de Saul Steinberg  numa das revistas de ilustração de maior prestígio do mundo.
 
'King-Cat Comics & Stories: Diary of a Mosquito Abatement Man', uma coletânea da criação de  John Porcellino que engloba a produção de 1989 a 1999.
 
The Plot: The Secret Story of the Protocols of the Elders of Zion, de Will Eisner, pela WW Norton.
 
'Embroideries', álbum de Marjane Satrapi pela Pantheon Books
 
Walt & Skeezix Vol 1,  Frank King, editado por Chris Ware para a Drawn & Quarterly. Trata-se do primeiro volume da primeira grande coletânea de Gasoline Alley, de Frank King, que já ganhou o Eisner em 2001, como projeto editorial. O volume, de 400 páginas, traz os 2 primeiros anos das tiras.
 
'Who Let the Cat Out?', 10º volume das tiras de Mutts, de Patrick McDonnell.
 
Bolland Strips!, um álbum de capa dura que traz tiras de Brian Bolland.
 
'The K Chronicles Vol 4: The Passion of the Keef', novo volume de tiras de Keith Knight
 
Top Ten: The Forty-Niners, álbum em capa dura de Alan Moore e Gene Ha pela WildStorm.
 
'Pilgrim & Son: Festival Ritual', álbum de tiras de Hunt Emerson
 
Unexpurgated: The Tale of Lordie Jones, do novo valor canadense Marc Ngui, que fala dos medos das crianças através de uma fábula com boas doses de humor negro.
 
Village under my Pillow, obra solo de desenhos do canadense (quebécois) Luc Giard pela Drawn & Quarterly.
 
Why Are You Doing This?, um thriller existencial de Jason pela Fantagraphics.
 
Three Paradoxes, álbum de Paul Hornschemeier pela Fantagraphics que reúne 3 trabalhos de estilos bem diferentes.
 
Robert Crumb comparece com 'The Complete Crumb Comics Vol 17', pela Fantagraphics.
 
Cinema Panopticum, álbum em capa dura da Fantagraphics com quadrinhos sem texto do suíço Thomas Ott que mostram aspectos obscuros da convivência humana.
 
Scream Queen, álbum de Ho Che Anderson pela Fantagraphics, que marca uma nova virada na carreira do autor. Depois do biográfico King, sobre Martin Luther King, ele volta à ficção.
 
A Treasury of Victorian Murder Vol 7: the Murder of Abraham Lincoln, de Rick Geary, pela mais que autoral NBM.
 
The Jackson 500 Vol 1 reúne trabalhos pictóricos de Tim Biskup, pela Dark Horse.
 
'Different Ugliness, Different Madness', do francês Marc Malés, um dos últimos lançamentos da parceria Humanoids/DC Comics, uma fábula sobre a era de ouro do rádio.
 
Johnny Caronte & the Revolver Vol 1, primeira de 2 estórias de um arco de Jamie Roman Collado
pela Alias que passeia pelo mundo dos zumbis.
 
The World's Greatest Super-Heroes, álbum em capa dura da DC que traz uma coletânea de trabalhos de Paul Dini e Alex Ross, ao preço de 50 dólares.
 
Batman: Strange Apparitions, uma coletânea de trabalhos de Steve Englehart, Marshall Rogers, Terry Austin e muitos outros com histórias do Homem Morcego escritas no final dos anos 70
 
Super Fuckers #1, de James Kochalka pela Top Shelf, série em que um dos grandes nomes do underground dos EUA traz um retrato muito particular e humorado da juventude atual.
 
Desolation Jones #1, de Warren Ellis e JH Williams III, pela WildStorm, já abordado no resumo da semana passada.
 
NYC Mech: Beta Love #1, de Ivan Brandon, Miles Gunter e Andy MacDonald pela Image, série sobre robôs que tem o aval, entre outros, de Brian Azzarello.
 
Illustrators: the 46th Annual of American Illustration, o anuário da The Society of llustrators publicado pela Harper Design.
 
Alter Ego, revista da TwoMorrows, que chega ao seu 48º número num especial dedicado a Will Eisner.
 
Write Now!, outra das belas contribuições da TwoMorrows, dedicada aos roteiristas de quadrinhos, que chega ao 10º número trazendo entrevistas de Peter Bagge, Dwayne McDuffie e Gerry Conway.
 
Cerebus, a revista de Dave Sim e Gerhard num especial chamado Following Cerebus #4, dedicado a Will Eisner.
 
Batman: Dark Detective #1 of 6 (ver na sequência do resumo)
 
Foul Play! The Art & Artists of The Notorious 1950s EC Comics, livro do pesquisador Grant Geissman sobre o lado autoral da extinta editora, já abordado no resumo semanal do Neorama dos Quadrinhos.
 
Strangehaven 18, de Gary Spencer Millidge pela Abiogenesis Press
 
Fluffy, da inglesa Simone Lia, lançada na França pela l'An 2, que chega ao seu terceiro número pela Cabanon Press .
 
Como dá para ver, há vários motivos para ficar animado com a Nona Arte nos EUA. E com fontes de informação como a Read Yourself RAW, uma indicação das melhores para seus favoritos.  
 
Morreu Joe Grant, o pai de Dumbo
 
O mundo da animação perdeu uma de seus maiores nomes. Joe Grant, 'o artista que ensinou Dumbo a voar' morreu na sexta-feira dia 6, em Los Angeles, aos 96 anos.
 
Segundo o presidente do Sindicato de Animadores, Tom Sito, o ilustrador, roteirista e mestre dos story-boards morreu a morte que qualquer artista deseja, com o lápis na mão'.
 
Grant também foi o idealizador dos filmes 'Branca de Neve e os Sete Anões', (1937), Fantasia (1940) e Pinóquio (1940).
 
Festival BD Ganshoren-Bruxelles
 
Mais de 40 autores belgas e de outros países estarão autografando suas obras no domingo, dia 22, no Festival BD Ganshoren-Bruxelles. Entre eles, Dino Attanasio, Raoul Cauvin, Crisse, Yves Duval, Gérald Forton, André Geerts, André Houot, Eddy Paape e Ribera.  
 
Jacques Tardi, por Le Cri du Peuple (recentemente publicado no Brasil pela Conrad) receberá prêmio Carolus Quintus, dedicado a obras da Nona Arte socialmente engajadas.
 
Gérald Forton terá e dará uma alegria especial: um álbum de Bob Morane terá uma edição especial e numerada para o festival.
 
O evento, que conta com o decidido apoio do Centre Belge de la B.D., tem como país convidado este ano a Eslovênia, com particular destaque para a produção das revistas Mladina e Stripburger (que foi alvo de um absurdo caso de censura nos EUA, em dezembro).
 
A primeira história em quadrinhos de Wolinksi
 
Georges Wolinski parece ter se animado com a presidência do Porto Cartoon deste ano e com a premiação em Angoulême. Depois de um hiato de 26 anos, o tunisino de maior sucesso em toda a história da Nona Arte volta a publicar no formato álbum. No dia 11, foi lançado, pela Albin Michel, 'Une Vie Compliquée', de 56 páginas, 'dedicado' às mulheres. Com um pequeno detalhe: depois de mais de 80 ábuns de cartuns, gags e de seus antológicos personagens que debatiam demolindo a política francesa, trata-se do primeiro álbum de histórias em quadrinhos de Wolinski.
 
Nova logomarca da DC Comics
 
A DC Comics passa a ostentar a 8ª logomarca de sua trajetória. A marca que acompanhou a editora de Batman e Superman desde meados dos anos 70 será substituída pela nova no dia 25.
 
El País anuncia coleção de quadrinhos
 
O jornal madrilenho El País, um dos jornais de maior visibilidade da Espanha, vai publicar uma coleção de ábuns de quadrinhos, a partir do dia 22. A coleção vai privilegiar a Nona Arte européia. O primeiro álbum a ser publicado será Astérix o Gaulês. Na sequência, virão Mafalda, Mortadelo e Salaminho, Corto Maltese, Charlie Brown, Blake e Mortimer, Tenente Blueberry, o  Capitán Trueno, Príncipe Valente, Spirit, Persépolis, Flash Gordon, Hellboy, Zorro, Rip Kirby,  Mandrake e Garfield.
 
Roma Cartoon
 
O XXVIII Salone Internazionale dei Comics, o Roma Cartoons, divulgou seus premiados na edição deste ano. O júri, do qual faz parte Claude Moliterni, concedeu o mais importante galardão, o Prêmio Yellow Kid, ao argentino Horacio Altuna. Um filme realizado já há alguns anos foi o vencedor, na categoria filme de animação: 'Mercano el Marciano' do espanhol Juan Antin. O site oficial – muito ruim, no tocante às informações – não explica se o ilustrador austríaco Alex Rinesch, que teve direito a uma mostra individual neste ano, foi indicado ao prêmio antes ou depois do convite para a mostra. O italiano Simone Bianchi que anda conseguindo espaços no mainstream dos EUA, foi indicado melhor autor. 
 
Apesar de tanta badalação com os autores estrangeiros, as pessoas que pagaram ingressos para o evento tiveram quase nenhum acesso a eles. As grandes editoras, com exceção da Bonelli, não montaram grandes stands no espaço dedicado a elas, no centro da mostra, o que acabou sendo um fator decisivo para que ficasse bem clara a péssima distribuição do espaço. Pelo que lemos, o evento esteve mais para uma feira do que para um festival.
 
A nova obra-prima de José Carlos Fernandes
 
Aaron Slobodj foi um dos mais brilhantes artistas do século XX. Mas o próprio Slobodj se encarregou de apagar muito dos traços de sua genial obra, que se estendeu até a música erudita.   Para nossa sorte, a única incursão de Slobodj na arte sequencial não foi 'apagada' pelo autor, e agora é recuperada por José Carlos Fernandes, o autor de maior reconhecimento da Nona Arte portuguesa, através de uma edição portuguesa pela Devir, que já está nas livrarias portuguesas e que será lançada no Saló de Barcelona, pela Devir espanhola.
 
'A última obra-prima de José Carlos Fernandes' foi exatamente o título que Hugo Jesus, da Central Comics, deu à apresentação do álbum, que tem 96 páginas e custa 16 euros.
 
Batman: Dark Detective II
 
Saiu o 1º gibi da série em 6 partes chamada Batman: Dark Detective II, com texto de Steve Englehart e arte de Marshall Rogers e Terry Austin. Na série, que foi pensada 9 meses antes da última eleição americana (o que explica a singularíssima capa do número 1), o Coringa aparece dirigindo uma campanha para se tornar governador de um estado americano; e acaba sendo um destaque absoluto, pois Englehart consegue – ao depurar o personagem – trazer de volta a aura mais forte do Coringa.
 
Por falar em Coringa, David Goyer, o roteirista de Batman Begins, deu todas as indicações de que o personagem estará presente em um filme que deve se seguir a Batman Begins… desde que as bilheterias respondam melhor desta vez a um filme baseado no Homem-Morcego.
 
MTV à moda da Dark Horse
 
Entre os lançamentos da Dark Horse Comics de agosto, teremos o primeiro número de Aeon Flux, com argumentos de Mike Kennedy e arte de Timothy Green II. Os gibis da minissérie reproduzirão, em boa medida, as aventuras animadas de Aeon Flux na MTV, sendo um instrumento de divulgação do filme protagonizado por Charlize Theron, a ser lançado no mesmo período.
 
Superman: histórias de Jerry Siegel em álbum de 50 dólares
 
A DC Comics lançou Superman: The Action Comics Archives 4, um compilatório da revista Action Comics de números 53 a 68. O principal destaque do álbum com estórias da Era de Ouro dos comics são aventuras assinadas por Jerry Siegel, um dos criadores do Homem de Aço. O álbum, em capa dura, tem 224 páginas e preço de capa de 50 dólares, mas sai por 45 dólares ou menos, em lojas virtuais.
 
Montevideo Comics
 
O Festival Montevideo Comics, um dos principais eventos que tentam fazer a Nona Arte ter um desenvolvimento próprio no Uruguai, já tem data para sua realização, em sua 4ª edição. 6 e 7 de agosto, no Instituto Goethe. Está prevista a presença de um artista alemão e de vários argentinos, além da exibição de filmes de vários países (o que pode servir de base para mostras sobre esse tema tão rico e tão pouco explorado no Brasil)
 
Mordillo: rumo à TV
 
Guillermo Mordillo está preparando uma versão de seus cartuns para televisão, centrada na série das girafas. Os filmetes, de menos de um minuto, devem tirar proveito da maravilhosa arte do argentino, que faz suas gags sem o uso de palavras. A distribuição deve começar pela Europa.
 
Mostra de Quino
 
Depois de ser vista por 200.000 pessoas em Mar del Plata a mostra 'Quino 50 años', idealizada para comemorar o cinquentenário da atividade profissional do criador da Mafalda estará em Mendoza, terra natal de Quino, de 1º a 31 de julho. A mostra apresenta cerca de 200 trabalhos.
 
Minissérie de Steve Niles em compilação
 
Steve Niles não pára de pensar e criar. E além do que anda sempre produzindo, ainda se somam os compilatórios, como o de 'Last Train to Deadsville', lançado no dia 11, pela Dark Horse, com desenhos de Kelley Jones. A mini original, em 4 números, conta a história do detetive particular Cal McDonald e seus poderes sobrenaturais. Com 144 páginas, o preço anunciado é 15 dólares.
 
A Argentina homenageia 40 anos da Lúpin
 
A Lúpin é, atualmente, a única única revista argentina mensal de quadrinhos com aventuras e humor. Com o 'pequeno' detalhe que ela vem saindo, sem uma única interrupção, há 40 anos. Para marcar a data, o Museo de la Caricatura 'Severo Vaccaro', com apoio de várias entidades, inclusive do novo movimento Banda Dibujada está lançando uma idéia extremamente simpática (sem cobrar royalties): uma guirlanda de cumprimentos, a ser constituída com mensagens de toda e qualquer pessoa que queira mandar, pelos correios, a sua saudação.
 
Alejandro Jodorowsky, de volta ao cinema
 
Son of the Gun, de Alejandro Jodorowsky, deve ser uma das próximas HQs adaptadas para o cinema. A Fox já escalou os diretores Alex e Andrew Smith para a adaptação da história de Juan Solo, um anti-herói (ou anti-vilão) durão cujas histórias trafegam, inclusive, por bordéis da América do Sul. Son of the Gun, o título, faz referência direta ao fato de Juan ser o filho adotivo de uma prostituta com a qual tem uma relação para lá de edipiana. O filme deve chegar às salas de projeção em 2006.
 
Anton Tchekhov, tema de álbum da L'An 2
 
Em 1890, Anton Tchekhov, então com 30 anos, tendo tomado conhecimento de que estava tuberculoso, realizou uma viagem de 10.000 quilômetros para realizar estudos sobre a ilha de Sakalina, possessão russa em frente ao Japão. Agora, o desenhista Pascal Rabaté e o fotógrafo Jean-Hugues Berrou refizeram a viagem. O resultado é o álbum 'Jusqu'à Sakhaline', em que além dos registros da passagem do grande mestre russo da dramaturgia e da literatura, se faz uma ampla reportagem sobre a Rússia no limiar do século XX.
 
3 do Quarteto Fantástico
 
A 20th Century Fox já disponibilizou o acesso a Clobberin'Time, o jogo online do filme do Quarteto Fantástico. Nos EUA, maio trouxe 'Fantastic Four: Best of Vol. 1', um álbum em capa dura de 360 páginas, que inclui a reedição do 1º gibi da série. Já no Brasil, a editora Panini anuncia que pretende lançar a adaptação oficial do filme em quadrinhos, além do primeiro volume de Os Maiores Clássicos do Quarteto Fantástico.
 
Oesterheld, pela Bañadera
 
'Oesterheld. En Primera Persona' é o título do primeiro de 2 volumes em que La Bañadera del Cómic, responsável pela publicação online de Sonaste Maneco, uma das melhores revistas virtuais de quadrinhos da América Latina, publica tudo o que já se escreveu sobre Héctor Germán Oesterheld, criador de El Eternauta e um dos principais baluartes dos quadrinhos argentinos.
 
Prado, pela Norma  

A Norma Editorial publicou 'La Mansión de los Pampín', de Miguelanxo Prado, um álbum fruto do Proxecto Terra, iniciativa do Colegio Oficial de Arquitectos de Galicia. Trata-se de uma incisiva dose de humor que denuncia a especulação imobiliária, mas também funciona como sátira de costumes.
 
Tokyopop para crianças
 
A Tokyopop, uma das maiores distribuidoras de mangás de língua inglesa, anunciou uma linha de livros baseados em programas de TV, para crianças de 3 a 6 anos, que começará a ser publicada em julho e que terá o nome de Jr. Cine-Manga. A aposta conta com a parceria da empresa de brinquedos Hasbro, responsável pela linha de brinquedos Meu Pequeno Pônei, um dos primeiros personagens que serão publicados. 2 volumes com base em Vila Sésamo também foram anunciados. A série vai usar pouca ilustração artística e muitas reproduções dos programas de TV incluídos.
 
Free Comic Book Day: melhor este ano
 
Um resumo do Free Comic Book Day de 2005  dá conta de que várias lojas tiveram que fechar as portas para re-estocagem, nos EUA. Em muitas gibiterias, o número de visitantes pulou de uma média de 20 de um sábado normal para 400. Infelizmente, o site oficial não publicou nenhum balanço ou fotogaleria.
 
Ensaios sobre HQs e cultura de massas
 
O Toronto Comic Arts Festival, que acontece de 27 a 29 de maio, será o palco para o lançamento do livro 'Arguing Comics: Literary Masters on a Popular Medium', uma coleção de mais de ensaios editada por Jeet Heer e Kent Worcester. Os ensaios, que incluem artigos de intelectuais do porte de Umberto Eco e Marshall McLuhan, trazem pontos de vista muito diferentes sobra a Nona Arte e sua relação com a indústria cultural. Pelo que temos lido, trata-se de uma das obras de referência mais sérias lançadas na América do norte, este ano.
 
Marvel MAX ficará com um único título
 
A Marvel decidiu passar a publicar Poder Supremo – de J. Michael Straczynski – através do selo Marvel Knights, e não mais pelo selo Marvel MAX. A única revista que continuará sendo editada pelo selo Marvel MAX é o Justiceiro. Segundo a direção da Marvel, teria havido uma 'total falta de interesse dos autores em trabalhar com este universo'. Ou, quem sabe, um excesso de interesse da Marvel em outras séries menos elaboradas do ponto de vista dos roteiros…
 
Um marco para o Neorama dos Quadrinhos
 
Desde o dia 10, o Neorama dos Quadrinhos é o único site que não está sediado na Europa a figurar no webring EuroBD, que envolve centenas de sites europeus associados à Nona Arte. A inclusão no webring não é automática. A direção do EuroBD faz uma seleção que demora semanas, entre os sites que solicitam sua inscrição. Assim, trata-se de uma honra esta inclusão, que muito nos alegra.
 
30 anos de Fluide Glacial
 
A revista Fluide Glacial, um dos mais importantes esteios da geração que abriu novos horizontes para as bandes dessinées nos anos 70, completou 30 anos de fundada, em 1º de abril. Um número mais que especial foi lançado em maio, para marcar a data. Nada menos que 89 autores se fazem presentes. Entre eles, o principal fundador, Marcel Gotlib e entre os mais antigos colaboradores Solé, Léandri, Binet, Boucq, Goosens e Hugot. A fila dos 'novos' é puxada por Charb e Luz. Uma série de artistas convidados também se faz presente: Baru, Berberian, Cabu, Cestac, Margerin, Mézières, Joann Sfar Zep e Wolinski. Ao longo destes 30 anos, já foram 348 edições da Fluide Galcial e 300 álbuns publicados pelo selo que se originou da revista.
 
X Salón del Cómic de Avilés
 
Avilés, nas Astúrias, realiza este ano a 10ª edição de seu salão da Nona Arte, no segundo semestre. A julgar pelos nomes internacionais já anunciados – D'Israeli, Gary Frank  George Pérez e Michael Avon Oeming, vai ser um dos marcos do calendário espanhol, em 2005.
 
Peru: um encontro da HQ independente
 
O 3º Encuentro Nacional de Publicaciones no Masivas de Historietas, se realiza em Lima desde o dia 10, e segue com uma mostra a cargo do grupo Nagra Comics até 10 de junho. As revistas de produção local são o destaque do evento.
 
Novo prêmio para autores de HQ
 
A San Diego Comic-Con, em junho, será o palco para e entrega do 1º Bill Finger Award for Excellence in Comic Book Writing, um prêmio dedicado aos roteiristas de quadrinhos. Com apoio da DC Comics, o prêmio homenageia Bill Finger, um dos criadores de Batman.
 
Livro sobre o filme de Hayao Miyazaki
 
O novo filme de Hayao Miyazaki, que entra em circuito nacional no Brasil no dia 15 julho com o titulo de 'O Castelo Animado', vem cercado de bons lançamentos em papel. O mais importante deles, é o livro de ilustrações 'The Art of Howl's Moving Castle', de 356 páginas, mostrando o trabalho por trás das telonas. A obra, a ser lançada em julho, pela Viz, nos EUA, tem preço anunciado de 35 dólares. 
 
'Les Editeurs de Bande Dessinée', nova obra de referência
 
No dia 6, foi lançado 'Les Éditeurs de Bande Dessinée', livro do estudioso Thierry Bellefroid, antigo editor de BD Paradisio, que traz entrevistas com os responsáveis por mais de 80% do mercado da Nona Arte de expressão franco-belga. A lista inclui L'Association, Casterman  Cornélius, Dargaud, Delcourt, Dupuis, Frémok (o coletivo que surgiu da união de um grupo de bédéistes belga e um francês, e que acaba de completar 10 anos), Glénat, Les Humanoïdes Associés, Kana e Soleil.
 
Para mais, o livro traz desenhos inéditos de cerca de 20 autores do porte de Baru, Berberian, Schuiten e Lewis Trondheim. O livro, de 168 páginas coloridas, tem preço anunciado de 23 euros.
 
A volta de Supergirl
 
Jeph Loeb e Ian Churchill parece que acertaram a mão: o número 19 de Superman/Batman terá uma reimpressão que chegará às gibiterias americanas como o número 0 de 'Supergirl'.
 
Sierre não morreu
 
Mais uma bela notícia da Suíça. Um movimento de resistência ao final decretado pela câmara municipal do Festival Internacional de la Bande Dessinée de Sierre, o único evento que promove a cidade mundialmente, e que estava em sua 21ª edição, em 2004, foi constituído.  Trata-se da associação 'Sierre Secoue la Bande Dessinée', que pretende, senão reeditar o festival, conseguir manter em evidência um nome que durou décadas para se constituir. A primeira atividade, que ganhou o nome de BD-Bois, acontece entre os dias 17 e 19 de junho. A principal atividade é uma mostra ao ar livre de trabalhos de Tom Tirabosco, um dos maiores nomes locais da Nona Arte.
BRASIL

28 episódios de Batman, em DVD

A Warner Home Vídeo vai lançar em julho uma caixa com a primeira temporada de Batman – A Série Animada, produzida em 1992, com um total de 28 episódios. Entre os extras, trilha de áudio comentada, documentários e um 'tour' pela Batcaverna. 
 
São Paulo: VI Fanzine Expo 
 
O Fanzine EXPO VI vai acontecer dentro da programação do Anime Friends 2005, nos dias 14, 15, 16 e 17 de julho, na UniSant'Anna. O prazo de inscrições vai até 20 de junho. O valor da taxa de inscrição para os 3 dias é de R$10,00 e dá direito a um poster personalizado do fanzine.
 
Pelo exemplo que tivemos ao participar do Anime Dreams 2005, em janeiro, também realizado pela Yamato Comunicações e Eventos, vale dizer que é difícil esperar melhor tratamento aos fanzinato s em um evento no Brasil.
 
Buffy com arte de Fernando Goni
 
Spike, o vampiro do seriado de TV 'Buffy', retorna aos quadrinhos num gibi da IDW escrito por Peter David (de Hulk). A arte e as cores serão produzidas pelo desenhista carioca Fernando Goni.
 
O novo desenhista de Batman
 
Mais uma bela contribuição do Zine Brasil, de Michelle Ramos, foi publicada esta semana. No seu Zine Brasil, ela publicou uma entrevista com o paraense Eddy Barrows, novo desenhista de Batman. Segundo o relatado, Eddy 'está tendo a liberdade necessária pra deixar fluir o seu trabalho'. Vamos ver o resultado, em breve.
 
Rock e HQ: as novas da Mosh
 
A Mosh, revista de quadrinhos e rock'n'roll, chegou ao 7º número. A atual edição mostra a capacidade da Mosh em aglutinar gente, com HQs de Fábio Monstro, Fabio Lyra, Vinicius Mitchell, Renato Lima, D, Mortimer Só, Chuck Hipolitho, Danilo, Erik Judson, Felipe Cunha, Leo Finocchi, Bruno Cotrim e Rafael Adorjan, além de resenhas de Heitor Pitombo para o ótimo álbum 'Sopa de Gran Peña' e para o livro 'Desvendando os Quadrinhos', de Scott McCloud.
 
A revista traz também entrevistas com as bandas de rock Lasciva Lula e Forgotten Boys, duas das novas expressões que vem ganhando todo o respeito do circuito independente nos últimos 2 anos. A Mosh #7 vem com 64 páginas (em cores e em preto e branco), formato de bolso. O preço? só 3 reais.
 
A Mosh! também está divulgando a presença do mineiro Jaral com sua tira Os Tranquêra, uma das melhores surpresas dos quadrinhos no Brasil em 2004, numa sessão de autógrafos no dia 21, no Rio, dentro da programação do 'Vespeiro: Rock Vespertino em Copacabana'.
 
Sandman chegou
 
A 'coleção definitiva de Sandman no Brasil' já chegou às boas bancas e gibiterias. O primeiro volume se intitula 'Sandman: Prelúdios e Noturnos' e inicia uma série de 10 volumes com o selo da Conrad, que além do tratamento de primeira (252 páginas em papel couché) traz uma belíssima mostra de cuidado editorial: um prefácio exclusivo assinado pelo próprio Neil Gaiman.
 
Toulouse-Lautrec. Assinado, Smudja
 
A Montmartre de Henri de Toulouse-Lautrec é o tema do 2º álbum do sérbio Gradimir Smudja no Brasil. O lirismo onírico do quadrinhista vai nos conduzir a diálogos e situações insólitas em que também estarão presentes Degas, Renoir, Monet, Seurat, Cézanne, Van Gogh e Oscar Wilde. A sinopse oficial informa que o virtuosismo gráfico de Smudja, uma das marcas que mais impressionou os leitores em Vincent & Van Gogh, em que várias pranchas são um elogio e ao mesmo tempo um belo exercício da pintura, está presente neste segundo volume. O cuidado editorial da Jorge Zahar deve ser sublinhado, a começar pela escolha do tradutor, André Telles, um intelectual de ótimo gabarito. 
 
Exibição semanal de animês, em Manaus
 
O grupo NBR começou a exibir animês semanalmente, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, em Manaus. Nos 3 primeiros sábados de cada mês, serão exibidas séries completas. Entre as  primeiras séries, estão Full Metal Alchemist, Tsubasa Chronicle e Ranma 1/2. A entrada é franca.
 
11ª Expoanime, em Goiânia
 
A Expoanime, que acontece desde o final de 2003, chegou à sua 21ª edição, neste dia 15. O evento vem recebendo uma média de 300 pessoas. Venda de camisetas, artesanato, oficinas de tai chi chuan e campeonato de Pokémon fazem parte da programação. Os ingressos custam R$ 5. 
 
Em Araçatuba, Anime Fever
 
A 1ª edição do Anime Fever vai reunir os otakus da região de Araçatuba (SP) nos dias 21 e 22. O nome é bem apropriado, se considerarmos a programação, quase toda voltada para os animês. Nenhuma menção é feita aos fanzineiros ou aos mangás, no site oficial, até o momento…
 
W.I.T.C.H. em dose dupla
 
A Edelbra está lançando 2 livros de W.I.T.C.H. na Bienal do Rio: O Coração da Salamandra e  Imperatriz Cruel, ambos de 96 páginas.
 
Tiras sobre arquitetura
 
O ARCOweb, site brasileiro que melhor apresenta os projetos de arquitetos nacionais, agora publica tiras de Archibald, do belga Maaik Hermans, uma crítica bem-humorada sobre o ambiente da arquitetura.
 
'O Design Brasileiro antes do Design'
 
Por falar em arquitetura, o Vitruvius, o melhor site de notícias e análise da arquitetura enquanto expressão humanista do Brasil nos trouxe esta semana a notícia do lançamento do livro 'O Design Brasileiro antes do Design. Aspectos da História Gráfica, 1870-1960', pelo selo da Cosac Naify. Organizado pelo historiador Rafael Cardoso, a obra dedica um capítulo todo especial ao grande mestre do traço nacional, J. Carlos
 
Maurício de Sousa na Bienal do Rio
 
'Crescer com os Pais da Turma', de Mauricio de Sousa, é um dos lançamentos infantis mais aguardados d bienal carioca. O livro traz respostas para algumas das principais inquietações das crianças, como medo de escuro e os palavrões. No stand da Editora Globo, entre outros, estão os livros ' A Montanha-Russa', 'A Fotografia', 'A Caixa' e 'A Aposta', todos com personagens da Turma da Mônica. No campo das figurinhas, a mesma editora aposta na nova coleção  'Turma da Mônica: A volta do Capitão Feio'.
 
Já em São Paulo, de 14 a 31 de maio, está montada a já conhecida e rodada exposição 'No Mundo das Histórias em Quadrinhos', no Market Place Shopping Center.
 
Mike Mignola, Craig Russel e J. Michael Straczynski
 
A Mythos está lançando no Brasil Rising Stars, o maior sucesso de crítica de J. Michael Straczynski (roteirista de Homem-Aranha), publicada originalmente nos EUA pela Top Cow. O 1º número da série, 'Estrelas Ascendentes Volume 1' tem formato americano, 196 páginas, é impresso em papel Pisa Brite e tem distribuição setorizada, não devendo chegar a muitos pontos do país. Os desenhos estão a cargo de Keu Cha, que também trabalha em Witchblade.
 
A minissérie 'Conqueror Worm', de Mike Mignola, está saindo no Brasil em volume único. A Mythos reuniu as 4 partes em 'Hellboy: o Verme Conquistador'. Na série, Hellboy investigar ruínas de um programa espacial nazista.
 
Para agosto, a Mythos promete Conan: as Jóias de Gwahlur, de Craig Russel, que adapta uma história de Robert E. Howard. A  minissérie acaba de ser lançada nos Estados Unidos, em três edições, mas aqui, deve ser publicada em um único especial.
 
O brasileiro em 'Madagascar'
 
Ennio Torresan trabalhou nos storyboards do próximo filme de animação da DreamWorks, Madagascar. Vencedor do Emmy Awards por seu trabalho no seriado O Cãozinho Esperto, da Disney TV, começou sua carreira como ilustrador de revistas em quadrinhos.
 
Brado Retumbante 3
 
O fanzine Brado Retumbante, realizado em Olinda (PE) chegou à sua 3ª edição, com 68 páginas, que inclui trabalhos de Francinildo Sena, Mark Novoselic, Leonardo Santana (o editor),  Ricardo Anderson,  Rodrigo Garrit, Milton Estevam, Jota Medeiros e Cidclay Laurentino. O preço, já incluídas despesas de correios, é R$ 4,00.
 
Holy Avenger Reloaded
 
Holy Avenger passa a ter o nome Holy Avenger Reloaded e será republicada desde o número um, pela Editora Mythos. As revistas, de 48 páginas e capa dupla custarão R$ 4.00.
 
Daniel HDR ilustra Brian Pullido
 
O quadrinhista gaúcho Daniel HDR assinou contrato de exclusividade com a editora Avatar Press, responsável pela publicação das dezenas de criações do prolífico Brian Pulido. Pois é exatamente a mini-série 'Medieval Lady Death / Belladonna', de Pullido, o primeiro trabalho de HDR para a Avatar. O gibi, de 16 páginas deve chegar às gibiterias dos EUA em junho. Preço anunciado: 3 dólares.
 
Jarbas, em 3D
 
As ótimas tiras de Jarbas, de Ruy Jobim Neto, vão ganhar um novo formato: um desenho animado em 3D. A idéia é que O desenhos seja veiculado por home vídeo e também por TV. Esperamos que o Jarbas tridimensional ajude a dar visibilidade ao outro trabalho de Ruy, o de escritor de livros ilustrados, através da coleção Heróis do Brasil, pela qual ele está lançando 4 belíssimos volumes sobre Zumbi, Santos Dumont, Bartolomeu de Gusmão e sobre a presença holandesa em Pernambuco. Os livros têm o selo da Bentivegna Editora.
 
Tiras de JJ Marreiro
 
JJ Marreiro passou a publicar, através do site do Areia Hostil, sua série de tiras em que dois garotos: Lucy e Sky, um menino de cabelos espetados, são instrumento para comentários muito bem-humorados sobre a mudança da visão e do papel da mulher. Pelas primeiras 14 tiras, esperamos que a série venha a ter uma ampla divulgação, pois é o tipo de quadrinhos que não se tira da cabeça depois de ler. 
 
A volta do Capitão Rapadura
 
Outra boa nova cearense é a volta das tiras do Capitão Rapadura no Diário do Nordeste. O personagem de Mino, que completa 33 anos em 2005, terá a companhia de outros HQs nacionais: Silva Story, Dona Charmô e Xuxu, o Manso.
 
Pacotão DC e Marvel
 
A Mythos anunciou um belo pacote de títulos a ser lançados até 2006, que inclui edições especiais e mini-séries. Confira a lista.
 
Grandes Confrontos DC, com 4 aventuras: Superman vs. Lobo, Superman vs. Flash, Batgirl vs. Coringa e Lanterna Verde & Lanterna Verde.
 
O Universo DC na Visão de Stan Lee: volumes 1 e 2.
 
Asilo Arkham: Inferno em Vida, álbum em que alguns dos maiores inimigos do Batman estão expostos em suas relações num manicômio judiciário em que estão confinados. Em Portugal, onde já foi lançado, o título foi muito bem comentado.
 
Camelot 3000, que traz de volta estórias do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda na visão de Mike Barr e Brian Bolland, em dois volumes coloridos que repetem o formato da edição original.
 
Batman: O Fim da Inocência, minissérie em duas edições, em que o Homem Morcego combate a prostituição infantil. 
 
Liga da Justiça: Era das Maravilhas, minissérie que mostra mostrando como o surgimento do Superman no século XIX promoveu uma enorme reviravolta na Revolução Industrial.
 
Liga Da Justiça: Monstros Abomináveis, minissérie em três volumes com roteiro de Chris Claremont
 
Vingadores volume 1, com uma seleção de aventuras da fase de Roy Thomas e John Buscema  
 
E mais, Surfista Prateado volume 2, X-Men volume 4 e Homem-Aranha volume 3.
 
Mais CLAMP
 
Tokyo Babylon é o próximo título da CLAMP a sair no Brasil, entrando no lugar de X, que chega a seu último número. Na verdade, boa parte dos personagens de X apareceram originalmente em Tokyo Babylon. O lançamento oficial acontece na XII Bienal do Livro do Rio de Janeiro.
 
Já no Japão, o grupo emplacou mais um animê, desde abril, através da TV NHK. Trata-se de Tsubasa Reservoir Chronicle, uma mistura da duas suas séries de maior sucesso do CLAMP.
 
Fantasma News, site de Mandrake
 
Jean Carlos Covezzi, um grande batalhador pela difusão da arte de Lee Falk no Brasil, tomou a decisão de tornar oficial o que já vinha ocorrendo: o Fantasma News agora também é site de referência para notícias sobre Mandrake.
 
QUADRINHOS, EDUCAÇÃO & CIDADANIA
 
Bello, patrono de grêmio escolar
 
José Bello da Silva Júnior, o Bello, excelente chargista da Tribuna de Minas, de Juiz de Fora, proferiu uma palestra, no dia 12, para alunos da 4ª série do Colégio São José. A Partir da data, Bello assumiu o posto de patrono do grêmio recreativo do ensino fundamental. A idéia é que Bello estimule os estudantes a ter prazer pela leitura e interesse pelas artes em geral.
 
Bolívia: quadrinhos contra a corrupção
 
Com o apoio da Embaixada da França, foi lançada na Bolívia uma série de HQs contra a corrupção.
O primeiro volume narra a história de um garoto de 10 anos que vence a corrupção no próprio  ambiente familiar. O segundo mostra  como uma garota consegue o apoio dos vizinhos para mudar a história de seu bairro. Os autores dos quadrinhos são todos bolivianos.
 
Novos livros e nova cartilha de Ziraldo
 
A amizade de Ziraldo com o ilustrador Mig continua rendendo bons frutos: depois de títulos como 'O Livro de Informática do Menino Maluquinho', 'O Livro de Receitas do Menino Maluquinho' e 'Bonequinha de Pano', a Melhoramentos lança, na Bienal do Rio, 'Pra Mamãe Rir (Dela Mesma)' livro criado pela dupla a partir de fotopotocas com frases e ditados que toda mãe diz aos filhos.
 
Para comemorar os 25 anos de criação do Menino Maluquinho, Ziraldo reuniu 3 autores de  literatura infantil que são sucesso de crítica e público: Ana Maria Machado, Ruth Rocha e Pedro Bandeira para criar 3 livros ilustrados pelo próprio Ziraldo. Esta coleção também está sendo lançada na bienal carioca.
 
Já para o governo de Santa Catarina, Ziraldo realizou o Manual do Sortudo, uma cartilha com dicas para diminuir o risco de assaltos, com tiragem inicial de 100.000 exemplares e distribuição gratuita através de clubes de serviço, associações comunitárias e escolas.
 
Revista para ONGs que trabalham com o público jovem
 
O Instituto Votorantim lançou a revista Onda Jovem, voltada para profissionais de ONGs que trabalham com o público jovem. Segundo o instituto, até então, não existiam publicações voltadas este público.
 
A revista abre espaço para jovens talentos. No primeiro número, o ilustrador Marcelo Pitel, de 21 anos. teve oportunidade de mostrar seu valor. Para quem quiser participar da produção da revista, o e-mail é ondajovem@olharcidadao.com.br .
 
Namíbia: uma HQ contra a ignorância digital
 
A SchoolNet Namibia, um provedor de Internet e escola de Informática, lançou uma HQ que busca desmistificar a informática e atrair principalmente os professores para o mundo dos computadores. A história, cujo título pode ser traduzido por 'Ouça', está sendo distribuída como encarte do jornal de maior circulação do país, o The Namibian, mas também está disponível online.
 
Um bairro com sua própria HQ
 
As histórias do bairro portenho Parque Chas foram contadas em 11 episódios por Eduardo Risso, um dos mais relevantes nomes do desenho argentino (conhecido entre outros trabalhos, por 100 Balas), e por Ricardo Barreiro, roteirista falecido em 1999 e que teve obras publicadas pela Fantagraphics e La Cúpula, fora da Argentina, sendo um expoente da antológica revista Fierro.
 
Nas histórias, personagens como Corto Maltese, El Eternauta, e até o escritor Jorge Luis Borges contracenam com as pitorescas imagens e pessoas do Parque Chas, um bairro absolutamente sui generis.
 
Numa iniciativa de Enrique Barreiro, irmão de Ricardo, as histórias, várias já publicadas em alemão, em italiano e em francês, finalmente ganharam uma edição 'local', condensando os 11 capítulos. A obra, cujos originais corriam o risco de se perder devido a umidade, foram lançadas no próprio bairro, que agora tem um cartão de visitas cultural a oferecer a seus visitantes para que levem consigo mais que as lembranças das incríveis vielas e túneis.
 
Cinegibi para alunos da Pestalozzi
 
O circuito comunitário de exibição de filmes Cine BR em Movimento, exibiu, no dia 12, 'Cinegibi, o Filme – Turma da Mônica', para alunos da Pestalozzi de Cuiabá, em duas sessões.
 
Fábrica de Sonhos dos Amiguinhos'
 
2 animadores, 2 assistentes sociais, 1 psicólogo e 1 cartunista compõem a equipe que produz -semanalmente – o 'Bom Dia Amiguitos', em Figueira da Foz (Portugal), em que as crianças brincam, pulam, cantam e aprendem a conviver entre si.
 
Trata-se um programa de rádio infanto-juvenil de cunho pedagógico que trabalha com crianças desfavorecidas (e outras, também), ajudando na sua reinserção social
 
Quim Zé Carvalho, o idealizador da idéia, em 1986, diz que 'Numa sociedade cada vez mais individualista é importante que as crianças aprendam a partilhar e a socializar. Sem dúvida, uma boa lição de trabalho conjunto na qual a Nona Arte pode – e deve participar.
 
Quando a prisão política vira HQ
 
A trajetória de Mohammed Nadrani, ex-preso político (1976-1984) que se tornou artista da Nona Arte, no Marrocos, é contada por ele mesmo, no álbum 'Les Sarcophages du Complexe'
 
O autor se diz orgulhoso com a obra pois através dela conseguiu mostrar um pouco do que foi vivenciado pelos militantes presos nas mãos dos torturadores, e acrescenta que o crescimento de um vasto movimento cultural hoje no país é um dos frutos da resistência daquela geração. A obra promete ser um dos maiores destaques do principal evento de quadrinhos no país, o 2º Festival Internacional da Bande Dessinée de Tétouan, que acontece de 19 a 21 de maio.
 
A Nona Arte marroquina já tinha produzido, com a mesma temática, 2 volumes de Abdelaziz Mouride.

A imagem que os super-heróis transmitem da ciência
 
Simon Locke, sociólogo da Kingston University, da Inglaterra, desenvolveu uma pesquisa sobre a imagem que os super-heróis transmitem da ciência. Segundo o pesquisador, o saldo da relação não seria dos melhores. Focada no mainstream, a pesquisa sugere que os riscos que as pesquisas científicas trazem para a humanidade são o traço mais característico desta relação. O que, convenhamos, não deixa de ser também consequência do fato de que a ciência hoje se converteu em uma busca por lucros privados, normalmente, realizada atrás de 7 chaves, o que impede sua real visualização, dentro e fora dos quadrinhos.

 

(Semana dos Quadrinhos é um resumo semanal do Neorama dos Quadrinhos que procura, mais do que apontar os sucessos de editores e autores,  mostrar os caminhos pelos quais a Arte Sequencial se encontra consigo mesma, com a sociedade e com os leitores. A reprododução é livre, desde que citada a fonte: Neorama dos Quadrinhos www.neorama.com.br

Este resumo traz, com texto final de Marko Ajdaric, um apanhado do que foi publicado nas edições de 09 a 13 de maio de 2005.)