A Semana dos Quadrinhos 131

Allan Sieber, em resenha
 
'Vida de Estagiário', de Allan Sieber (publicado pela Conrad), foi resenhado por Julio Daio Borges, na página eletrônica Digestivo Cultural. Segundo Borges, nas tiras que contam a vida do pisoteado estagiário Oséias de Souza numa agência de publicidade, Allan Sieber mostra conhecer bem a realidade sobre a qual discorre. INTERNACIONAL
Adeus, Eduardo Teixeira Coelho
 
Morreu, no dia 31 de maio, Eduardo Teixeira Coelho, o quadrinhista português mais conhecido, no plano internacional. Ainda este ano, um álbum seu, publicado em setembro de 2004, pela Glénat, concorreu a um prêmio em Angoulême. Para além de seus 80 anos, Teixeira Coelho procurou com a obra, 'Ragnar', assinalar que é possível reunir fantasia, aventura e humanismo, como fez durante toda a sua vida. O Neorama dos Quadrinhos publicou uma homenagem exclusiva, ilustrada pelo cartunista gaúcho Wagner Passos.
 
1.300 páginas de Bone
 
Bone, de Jeff Smith, o maior sucesso dos quadrinhos independentes americanos e um caso feliz de sucesso de crítica e público , depois te ter virado game, agora ganhou uma coletânea completa, em um único volume. Todas as aventuras dos 3 primos Bone estão em 'Bone: One Volume Edition', volume de 1.300 páginas que sai por cerca de 27 dólares em lojas virtuais.
 
Hayao Miyazaki no MoMA
 
Até o dia 30 de junho, no MoMA, em Nova York, está aberta ao público a exposição 'Hayao Miyazaki and Isao Takahata: Masters of Animation'. Dentro da mostra, acontece a estréia nos EUA do novo filme de animação de Miyazaki: 'Howl's Moving Castle' (cujo título no Brasil é O Castelo Animado). Além do estreante, a mostra, com apoio dos estúdios Disney, inclui mais 12 filmes de animação dos 2 criadores.
 
5 ases num gibi
 
A Desperado Publishing lançou – em parceria com a Image Comics- o primeiro número de seu novo carro chefe: um gibi de 40 páginas a 2 dólares com histórias fechadas de autores como Paul Jenkins, Brian Stelfreeze, Phil Hester e Ron Marz, além de uma capa de Brian Bolland, cuidadosamente estudada para ser 'vista' em meio a centenas de outros títulos nas gibiterias americanas. Além dos nomes conhecidos, um trabalho coletivo de 7 iniciantes. Trata-se de Desperado Primer, que, pelas resenhas, vai ter algumas sequências que vão ficar na história deste ano de 2005.
 
Um manhwa excelente
 
A resenha de Splashcomics para o terceiro volume de Tarot Café na Alemanha, pela Achterbahn, nos deu a oportunidade de cobrir uma lacuna importante em nossos resumos: um manhwa aplaudido efusivamente por críticos de vários países: Tarot Café, da coreana Park Sang Sun. Muito além de Ragnarök e Chonchu, as 'vicissitudes da alma e do coração', alma dos manhwas, segundo a própria quadrinhista, encontraram uma forma superior de manifestação artística. Além de um traço delicado e extremamente pessoal Park Sang Sun tem roteiros que acompanham o leitor e seus pensamentos muitas horas depois da leitura. Portanto, se você quer surpreender alguém com quadrinhos do outro lado do mundo, nossa dica, sem dúvida, é Tarot Café.
 
O desenhista mais copiado do mundo
 
Um livro sobre um desenhista que inclui passagens de Italo Calvino, Roland Barthes, Ernst Gombrich, Eugeni Ionesco, John Updike e Saul Bellow. Antológico, não? Trata-se de 'Saul Steinberg', sobre o desenhista mais copiado do mundo, que será lançado pela editora italiana Marcos y Marcos em Milão, no dia 7 de junho. A obra pretende exatamente começar a reverter a desproporção entre a enorme presença do traço do romeno Saul Steinberg (1914/1999), que desenvolveu toda a sua carreira nos EUA, em várias manifestações da arte e seu desconhecimento tanto acadêmico como por parte do grande público, seguindo a obra lançada em fevereiro nos EUA, 'Steinberg at The New Yorker'. O preço anunciado é 18 euros.
 
Nos labirintos de Tintin
 
Situado em Barvaux sur Ourthe, próximo a Durbuy, La Labyrinthe, um enorme parque ajardinado, inaugurará sua nova versão em 9 de julho. Com isso, os belguinhas terão uma nova forma de manter contato com Tintin: o jardim será todo remodelado, como acontece anualmente desde sua  inauguração, em 1997, mas em 2005, a temática serão os jardins das histórias de Tintin, em particular, os do Castelo de Moulinsart. E quem vai guiar as crianças nesta incursão será o próprio Milou. 
 
Pimentinha na galeria
 
Uma galeria de artes em Londres está sediando uma grande exposição de Pimentinha, um símbolo nacional dos quadrinhos britânicos, até 2 de julho. A London Print Studio, em West London, convocou alguns dos valores da nova geração inglesa, inclusive Simone Lia, para mostrar a sua visão do personagem, em trabalhos que estão à venda, ao lado de tiras originais.
 
Nova cooperativa de quadrinhistas
 
Blank Label Comics é o nome de uma nova forma de cooperação de 6 quadrinhistas, anteriormente integrantes da Keenspot, para autopublicação nos EUA. O conceito da Blank Label é que cada artista ajude os outros naquilo que cada um conhece mais. Além de publicar notícias sobre o próprio grupo, o site da cooperativa – inaugurado em maio-  promete abrir espaços para outros autores. Uma afirmação do coletivo deixa muito claro que eles não pretendem concorrer com os syndicates.
 
A estréia mundial de Batman Begins
 
O hotel Grand Hyatt Tokyo foi o palco para a estréia mundial para a imprensa de Batman Begins, na terça-feira. Estiveram presentes os atores Christian Bale, Morgan Freeman, Liam Neeson e Katie Holmes. Mais uma vez, quem deu um show de cobertura foi o Wire Image, que poucas horas depois do evento, publicava dezenas de fotos do evento, em miniaturas gratuitas para o público final e em cópias pagas para os meios de comunicação.
 
Ziggy em DVD
 
Ziggy's Gift é o nome do primeiro DVD de Ziggy, que será lançado na primavera americana. O diretor é Richard Williams (de Roger Rabbit). O DVD será lançado juntamente com uma coletânea das tiras de Ziggy, com o nome 'Ziggy's Gift: a Holiday Collection'.
 
Terceto de notícias do Quarteto Fantástico
 
'Fantastic Four: Unstable Molecules' é o nome do livro encadernado previsto para sair em julho, com 128 páginas, e que além de resgatar o inicio da série, como concebida por Jack Kirby e Stan Lee nos anos 60, de um ponto de vista histórico, ainda republica os 4 primeiros gibis do Quarteto. Um cuidado extra revela a intenção de que o livro seja lido por outros públicos: a capa é desenhada por Craig Thompson, autor de Blankets, um dos melhores valores da cena mundial independente, na atualidade. A obra já está sendo anunciada por lojas virtuais a 11 dólares, embora o preço de capa seja de 14 dólares.
 
Alan Davis está trabalhando em uma estória chamada Fantastic Four: the End, em que o Quarteto Fantástico é 'finalmente' vencido. A novidade, dentro da linha 'The End', da Marvel, está associada ao filme, que estréia em 8 de julho, nos EUA.
 
A Harper Collins está publicando o 'Storybook' ilustrado do novo filme, com um texto de primeira linha: a autora é Catherine Hapka, autora de inúmeros episódios de animação para TV da Disney e livros infantis. O livro que traz os principais detalhes sobre a produção do filme tem 48 páginas e preço anunciado de 8 dólares.
 
4 gibis número 1 da Marvel
 
'Marvel Age Marvel Classic Origins' é o titulo do volume posto à venda nos EUA em 18 de maio. Um belo presente para os fãs de quatro séries está contido no volume: a reedição dos números 1 de Hulk, Avengers, Daredevil e X-Men. Preço: 14 dólares 
 
Flamengos no Chile
 
A Universidade de Valparaíso (como já dissemos, a nova capital chilena da Nona Arte) estará sediando a maior mostra de quadrinhistas flamengos jamais montada na América Latina. Com o nome de 'Los Cómic Flamencos Actuales', entre 11 e 30 de junho 2005, os chilenos terão direito a ver os trabalhos de nada menos que 22 quadrinhistas de Flandres. Tão importante quanto a mostra, alguns quadrinhistas vão realizar oficinas com os estudantes da universidade e com quadrinhistas chilenos, além de debates em Santiago. A principal palestrante é Inge Heremans (de pseudônimo Ilah), que leva quase ao paroxismo o conceito de que a escola flamenga de quadrinhos é referência no traço claro.
 
Steve Ditko para os jovens
 
'Steve Ditko: Marvel Visionaries' é o nome de um livro em capa dura de 336 páginas que dá início à reedição de boa parte do que de melhor Steve Ditko produziu. Neste volume, a produção de Ditko na Marvel está em destaque, e além da reedição de HQs de Demolidor, Homem-Aranha e Hulk, algumas capas inéditas também estão incluídas. Preço anunciado: 30 dólares.
 
Conan. Assinado, Alex Ross
 
Depois da capa do DVD de animês de Gatchaman, Alex Ross realiza um novo trabalho para além da sua premiada trajetória no mundo dos super-heróis: uma litogravura de Conan. Inspirada no traço de John Buscema, a litogravura será lançada em agosto, ao preço de 30 dólares, com dimensão de 30 x 16 polegadas (mais de 75 por 48 centímetros).  
 
Lausanne herda parte de BD Sierre
 
Enquanto um grupo de apreciadores e artistas tenta manter Sierre como referência mundial da Suíça em Nona Arte, o senhor Pierre-Alain Hug, antigo presidente do festival BD Sierre encontrou uma nova ocupação. Ele anunciou um festival por nome BD-FIL, a ocorrer em Lausanne, de 2 a 4 de setembro. Infelizmente, o senhor Hug, que tem demonstrado tanto afinco em divulgar seu novo propósito não se deu o trabalho, desde janeiro, de atualizar a página eletrônica do festival de Sierre e, de público, explicar a 'mudança' do festival, forma com que a imprensa bedeiste vem apresentando o fato. Para os brasileiros, fica a notícia de que o nosso 'homem na Suíça', José Roosevelt, vai estar autografando exemplares de suas obras.
 
Festival do quadrinho autoral em Toronto
 
Toronto viveu, no final de semana de 28 a 30 de maio, sua verdadeira festa da Nona Arte, o The Toronto Comic Arts Festival 2005, encontro que reuniu mais de 100. Chester Brown, Darwyn Cooke, a dupla Eiland e Jeff Smith foram os convidados de honra. Entre artistas do Canadá, dos que têm mais renome fora de seu país, estiveram Ho Che Anderson, Genevieve Castree, Max Douglas, Bryan Lee O'Malley, Cameron Stewart e Peter Thompson. O time dos EUA compareceu com Paige Braddock, Vera Brosgol, Sam Hiti, Paul Hornschemeier, Kevin Huizenga, Carla Speed McNeil, Tara McPherson, Anders Nilsen e Andy Runton, entre muitos outros.
 
Doug Wright Awards
 
Confirmando nossa previsão, Seth foi um dos vencedores do Doug Wright Awards, o novo prêmio canadense para o quadrinho autoral, cujos laureados foram anunciados no Toronto Comic Arts Festival. O prêmio de Seth foi por seu álbum 'Clyde Fans, Book One', considerada melhor obra do ano. O prêmio para novo talento foi para Bryan Lee O'Malley autor das tiras de Scott Pilgrim e Lost at Sea. Bem a tempo para O'Malley, pois a compilação Scott Pilgrim 2 deve ser lançada no dia 15.
 
Katsuhiro Otomo, condecorado na França
 
Katsuhiro Otomo, desde a semana passada, é cavalheiro das Artes e das Letras na França. Otomo, conhecido em língua portuguesa pelos roteiros do mangá Akira, de temática adulta, foi laureado pelo ministério francês da cultura juntamente com alguns nomes de enorme representatividade no mundo da BD: Lewis Trondheim, Jacques Martin e Van Hamme, que receberam condecorações diferenciadas dentro da mesma ordem. Sorte dos portugueses, que acabam de ter lançado em DVD 'Memories' de Otomo.
 
Martin Mystére em videojogo
 
O álbum 'Operazione Dorian Gray' foi adaptado, na Itália, para videogame, pela Artematica. Segundo resenha de Lo Spazio Bianco, os personagens de Martin Mystére se adaptam muito bem em todas as simulações em 2 dimensões, onde o grafismo da série foi bem aproveitado. Mas o game, que custa 19,50 euros, apresenta vários problemas, além de estar tendo alguns bugs,  as figuras em 3D foram pouco cuidadas e a revista bônus, em quadrinhos, fica em muito a dever aos fumetti da Bonelli.
 
Uma bienal em Bratislava
 
Até 3 de julho, está aberta ao público a 20ª Bienal de Ilustração de Bratislava, realizada pelo centro de arte infantil Bibiana, que é a seção eslovaca da IBBY (Organização Internacional para o Livro Juvenil ). Uma exposição dos trabalhos classificados, com o nome 'Contemporary Slovak Illustration', estará acontecendo de  3 a 10 de julho.
 
Clara de Noche, em álbum
 
'Clara de Noche' as tiras de Carlos Trillo, Eduardo Maicas e Jordi Bernet que são publicadas semanalmente pela revista diária Página 12, na Argentina e pelo semanário humorístico El Jueves, da Espanha estão sendo publicadas numa compilação a cargo da Iron Eggs Ediciones, da Argentina. Nas tiras, a temática central é a duplicidade da vida de Clara, prostituta e mãe. A série é publicada sem interrupções na Argentina há 13 anos.
 
Montréal volta a ter um festival
 
Depois do 'Carrefour BD', de 1999, Montréal volta a sediar um festival de quadrinhos. Com um apoio para lá de interessante: o do festival 'Juste pour Rire', o maior evento em língua francesa do humor e artes cênicas das Américas. Com o nome de BD Montréal, o vento acontece de 14 a 24 de julho, num espaço previsto para acolher 40 stands. Está prevista a participação de autores europeus. Montréal passa a constituir o 3º festival de expressão francesa no Canadá, unindo-se ao Festival de BD, de Québec, e ao Rendez-vous da região de Outaouais. Não deixa de ser interessante que nas duas maiores cidades do Canadá são expressões de outras artes que dão carona aos quadrinhos: em Québec, foi a união com o Salão do Livro que deu maior projeção ao Festival de BD; esperamos que os amantes da BD de Montréal façam bom uso do apoio do Juste pour Rire, ampliando a safra de boas notícias canadenses de 2005.

Smoke: lançamento nota 10
 
Poucas capas de gibis atualmente são tão felizes como a de Smoke 1: Good Boys Grow up. É impossível encontrá-la em qualquer ambiente e não se interessar por ela. Mas a surpresa vai além da capa. A nova série de gibis com acabamento de primeira da IDW, com roteiro de Alex de Campi e arte de Igor Kordey começou com bom conteúdo, também. Para além de um thriller policial que envolve podres poderes e muitas variações de seus adoradores, a estória contem boas doses de sátira social ressaltadas com a sutileza do traço de Kordey. Para os colegas de The 4th Rail, além de uma nota 10, Smoke foi indicado como o melhor da semana, nos EUA. Cada gibi sai por 7,50 dólares.
 
Marko Ajdaric cura mostra
 
O coletivo de cartunistas Nosorog, de Banja Luka (República Sérbia de Montenegro) nos incluiu de selecionar 100 pranchas representativas da cena mundial dos quadrinhos para uma mostra a se realizar naquela cidade em outubro.
 
3º Salão de Belgrado
 
Belgrado sedia de 29 de setembro a 15 de outubro, a terceira edição do Medjunarodni Salon Stripa, ou Salão Internacional dos Quadrinhos, que teve em 2004 o desenhista inglês Brian Bolland (de Batman: a Piada Mortal) como principal nome. O envio de trabalhos já está aberto, podendo concorrer obras de qualquer nacionalidade, individuais ou coletivas. Os autores devem mandar, necessariamente, seu e-mail e telefone de contato. O e-mail de contato de Miki Pješcic, organizador do salão, é happy@skc.org.yu . Atualmente, o SKC, Studentski Kulturni Centar (Centro Cultural dos Estudantes), está editando 4 obras de autores sérbios de quadrinhos.
 
25 anos de Jovens Titãs
 
Além das suas revistas dedicadas a registrar em profundidade o trabalho dos quadrinhistas americanos, a editora TwoMorrows está com um presente extra para as estantes dos apreciadores de Marv Wolfman e George Perez: o livro 'The Titans Companion', que traz entrevistas de Marv Wolfman e George Pérez e também de  Neal Adams e Dick Giordano, além de  fazer uma remissão sobre a primeira série, dos anos 60. Preço anunciado: 25 dólares.
 
The Comics Journal 268
 
O número 268 do The Comics Journal, particularmente, assinala a preferência editorial da revista em selecionar resenhas de obras que não foram lançadas exatamente há pouco tempo, mas é um desfile de bons quadrinhos publicados ao longo dos últimos meses, nos Estados Unidos. Com capa de Craig Thompson (o entrevistado da edição), a TCJ traz 2 artigos pelo falecimento de Dale Messick, e resenhas de obras como 'The Unofficial Guide to the Art of Jack T. Chick' (o quadrinhista protestante que faz proselitismo com suas HQs); 'Scrapbook: Uncollected Work: 1990-2004', publicado pela Drawn and Quarterly, que traz todas as tiras de Adrian Tomine, especialmente apreciadas por suas publicações em The New Yorker e Esquire e 'Comics Poetry: the Adapted Victor Hugo', obra que foi pinçada por Terry Nantier, editor da NBM, selo que privilegia o quadrinho autoral entre os títulos da editora francesa Petit a Petit, sendo uma tradução de '13 Poèmes de Victor Hugo en Bandes Dessinées' em que poemas de Victor Hugo são recontados em quadrinhos, com ótimos resultados. Portanto, The Comics Journal continua indispensável para quem quer conhecer mais do que o 'elementar' em quadrinhos feitos nos EUA. Em tempo: o mais novo volume da Petit a Petit na linha de 'Victor Hugo' é 'Nouvelles de Jules Verne en Bande Dessinées', lançado em março.
 
Mattotti ilustra Kramsky
 
Na Itália, a editora Orecchio Acerbo publicou em maio mais 2 volumes com estórias dos Pittipotti, de Lorenzo Mattotti e Jerry Kramsky: 'I Pittipotti contro i Robot' e 'I Pittipotti e il Marzianino'. As estórias dos imaginários seres marinhos, os Pittipotti, fazem a alegria dos mais jovens já há alguns anos no jornal infantil Corriere dei Piccoli, e chega a ser um caso muito estranho a sua não difusão em outros idiomas, dado o respeito que ambos os quadrinhistas têm em todo o mundo, a boa aceitação da série e a universalidade da trama.
 
Uma HQ histórica da Reprodukt
 
A Reprodukt, um dos melhores selos de quadrinhos autorais da Alemanha, publicou 'Die anderen Mendelssohns', de Elke Steiner, que consegue reproduzir bem, segundo o próprio Instituto Goethe, em 64 páginas, os séculos em que a família Mendelssohn dominou a vida financeira e cultural da Alemanha. O álbum custa 12 euros.
 
Fiona Avery em duas compilações
 
A minissérie 'Rising Stars: Bright', que tem roteiros de Fiona Avery e desenhos de Dan Jurgens está sendo republicada, em compilação dos 3 números, pela Top Cow, por 8 dólares (ou 18, em versão autografada pela autora). Trata-se de uma continuação autorizada da série Rising Stars, de J. Michael Straczynski,, publicada originalmente em 2003 e focada no personagem Matthew Bright. 'Já em The Amazing Spider-Man 9: Skin Deep', textos de Fiona Avery e do próprio J. Michael Straczynski são desenhados pelo brasileiro Mike Deodato Jr., e Joe Pimentel, numa reedição dos números de 515 a 518 de Amazing Spider-Man, arco em que o Homem-Aranha se confronta com um colega de classe com poderes similares aos seus. O volume está sendo vendido por 9 dólares. Provas de que a parceria de Straczynski com a escritora que ele trouxe para o mundo dos quadrinhos ainda vai render mais frutos…
 
Desenhistas pela Palestina
 
De 18 de maio a 5 junho, o Palazzo Mazzolari Mosca, na cidade praiana de Pesaro (a 30 quilômetros de Rimini), foi sede de uma nova mostra da exposição 'Kufia 100 Disegnatori per la Palestina'. A mostra não incluiu todos os quadrinhistas da mostra original, mas incluiu trabalhos de Andrea Pazienza, Guido Crepax, Igort, Jose Muñoz e Milo Manara.
 
A Balada da Bela Adormecida, em compilação
 
Os 8 números de The Ballad of Sleeping Beauty, com roteiros de Gabriel Benson e arte de Mike Hawthorne – mais conhecido por seu trabalho em Queen & Country -, saíram em compilação este mês, pela Beckett Comics, em 200 páginas coloridas, ao preço de 20 dólares. Como o nome sugere, The Ballad of Sleeping Beauty é uma adaptação do conto de Bela Adormecida para o Velho Oeste. O próprio Mike Hawthorne diz que a obra pretende atingir a um público que não é somente o habitual consumidor de comics. Inspirada em boa parte no Tenente Blueberry, a balada de Benson e Hawthorne está longe de ser uma história de conto de fadas.
 
 
Alan Moore versus 'V for Vendetta'
 
Na esteira do rompimento de Alan Moore com a DC/Vertigo, o quadrinhista foi mais explícito em seus comentários sobre a adaptação de V for Vendetta' (V de Vingança) para o cinema. Moore definiu o roteiro como imbecil e diz que há detalhes simplesmente risíveis na produção.
 
Novo filme da Disney
 
Walt Disney realizou, em 1943, um desenho de curta-metragem chamado Chicken Little, onde um franguinho é enganado por uma astuta raposa. Agora, a Disney escolheu esta estória como tema de seu primeiro filme totalmente gerado por computador e sem a parceria com a Pixar, com várias aplicações de 3D. Chicken Little deve estrear em novembro, nos EUA. Na nova versão,
Chicken Little se defronta com uma ameaça que vem do espaço e literalmente, caiu sobre sua cabeça.
 
Manual de design da Warner
 
'Draw the Looney Tunes: The Warner Bros. Character Design Manual', um manual de design em capa dura da Warner Bros em 208 páginas, está previsto para ser lançado em outubro. Lojas virtuais já estão anunciado a venda do volume por menos de 27 dólares. Para profissionais do ramo, promete ser uma boa obra de referência. O número ISBN já está definido, para sua consulta: 0811850161.
 
Festas otakus no México
 
La Mole é um festival de quadrinhos que acontece na Cidade do México, de 15 a 19 de julho, muito focado nos mangás. A grande atração, segundo o próprio site oficial, é o desenhista Martín Lopez, que faz incríveis fusões de personagens tão diferentes como Che Guevara, Hulk  Bart Simpson e Condorito. Já em Monterrey, nos dias 2 e 3 de julho, acontece o Star Fest, onde os quadrinhos não têm vez: o festival é todo dedicado a animês, cosplay e RPG.
 
O Coyote, encadernado
 
Coyote, a estória de um menino que foi protegido por um coiote até os 18 anos, de Steve Englehart e Marshall Rogers, vai ser reeditada nos EUA pela Image Comics, em 5 volumes encadernados, a partir de agosto.

Biografia de Will Eisner
 
'Will Eisner: a Spirited Life', a biografia autorizada de Will Eisner que leva o selo da Dark Horse sai em setembro. O biógrafo, Bob Andelman, passou 3 anos preparando o livro, em contato direto com Will Eisner, e realizou dezenas de entrevistas. A introdução é do escritor e também autor de quadrinhos Michael Chabon; o livro conta ainda com um texto de Neal Adams. Preço anunciado: 15 dólares. Em tempo, em 2 de junho, foram assinaldos os 65 anos da primeira HQ de The Spirit.
 
Auschwitz em quadrinhos
 
Depois de ser editado na Alemanha (Ehapa), França (Emmanuel Proust) Holanda (Toog) e Itália (Il Melangolo)' Auschwitz', do francês Pascal Croci, foi publicado na Espanha, pela Norma Editorial. trata-se de uma HQ documental, sendo o mais importante registro a partir de fatos verídicos sobre o horror do campo de concentração de Auschwitz, sendo fruto de 5 anos de pesquisas. Todas as resenhas indicam que a obra, em preto e branco, vale para além do valor documental, como um bom quadrinho autoral. Preço: 12 euros
 
Mais um filme de Pokémon
 
No dia 16 de julho, estréia no Japão 'Pocket Monster Advance Generation', o novo filme da série Pokémon. O pokémon Mew é o maior destaque da nova fita, entre os personagens. Mas a divulgação do filme tem se baseado em reforçar a trilha sonora, a cargo da dupla Puff AmiYumi, o mais novo produto de sucesso da cultura mangaká, nos EUA.
HQs NO BRASIL
 
 

Sequential Tart entrevista Fabio Moon
 
Smoke and Guns, o novo trabalho de Fabio Moon a ser publicada nos EUA – novamente pela AiT/Planet Lar – foi objeto de ume esforço dos colegas da página especialista Sequential Tart, uma das boas fontes online de referência sobre mainstream e outros quadrinhos americanos. A entrevista deu todo o espaço para que Fabio se apresentasse como roteirista, inclusive, com sua concepção do que sejam os quadrinhos e o trabalho de quadrinhista.  Fabio Moon também se mostrou muito animado com o projeto do álbum , que é sobre moças que vendem cigarros e seu mundo, com roteiros de Kirsten Baldock. Em sendo verdade o que o empolgado Fabio contou, a obra deve agradar a inúmeros públicos, pela variedade de ingredientes. O entusiasmo de Fabio Moon deve ser levado ainda mais em conta se lembrarmos que o projeto vem sendo trabalhado há um ano.
 
Baianada online
 
Já está online o www.nahorah.com.br página eletrônica que reúne boa parte do melhor do que a Bahia produz em Nona Arte: estão lá, Flávio Luiz com seu Rota 66, A Turma do Xaxado, de Antonio Cedraz, tiras de Rogerio Rios e Bruno Aziz, cartuns de Simanca, Café e Cau Gomes,  e algo que só podia sair da cabeça de Augusto Mattos e Hector Salas (acho que foi Hector quem criou e Augusto, como bom colega topou): um personagem chamado Ninguém, que também é apresentado em tiras e Alix como cronista. O site também conta com uma 'bicona' muito bem vinda, a jornalista Suely Temporal, profissional que sempre incentivou os novos fatos de valor da Boa Terra. Para completar a estréia virtual do time de baianos, o site já foi pro ar avisando: em outubro, tem Humoreba, I Salão de Humor da Escola de Belas Artes da Bahia.
 
Armand Mattelart em Salvador
 
Armand Mattelart, o chileno coautor (com Ariel Dorfman) do antológico livro 'Para Ler o Pato Donald' volta ao Brasil depois de sua participação no Fórum Social Mundial, em 2002, em Porto Alegre. Ele é o principal nome do V Encontro Latino de Economia Política da Informação, Comunicação e Cultura, que acontece de 9 a 11 de novembro, na capital baiana.
 
Tire seu Batman da gaveta
 
Ainda em Salvador, Wilton Bernardo e sua Oficina HQ continuam produzindo idéias que podem unir a arte de quadrinhistas do Brasil, e mesmo de fora. A nova mostra do site, Releitura do Batman estará  publicada no site em 14/06/2005; até o dia 8, você pode enviar o seu desenho de Batman, com seu próprio traço para o e-mail contato@oficinahq.com com nome artístico, nome completo, cidade, idade e técnica do trabalho. Mas a mostra de Batman não se limita ao espaço virtual. Wilton conseguiu apoio do EBEC, o curso de inglês que mais espaço para as artes na Boa Terra, e trabalhos em papel – em papel A3 – estão sendo recebidos até o dia 10. Então, é hora de tirar o seu Batman da gaveta.
 
Animês em Salvador
 
A Faculdade de Comunicação da UFBa foi sede do III AnimaPet, entre 1º e 3 de junho. Além de cinco palestras, foram exibidos 'Ghost in the Shell 2' 'Steamboy', e 'Star Treko: Interstella 5555'.
 
Allan Sieber, em resenha
 
'Vida de Estagiário', de Allan Sieber (publicado pela Conrad), foi resenhado por Julio Daio Borges, na página eletrônica Digestivo Cultural. Segundo Borges, nas tiras que contam a vida do pisoteado estagiário Oséias de Souza numa agência de publicidade, Allan Sieber mostra conhecer bem a realidade sobre a qual discorre. De acordo com a resenha, a inclusão de depoimentos de estagiários de todo o Brasil que se identificaram com as tiras é a grande sacada do livro.
 
Show de jornalismo de O Povo
 
O jornal fortalezense O Povo continua fazendo bem e bonito (também) em quadrinhos. Na semana coberta por este resumo, contrariando a 'lógica' de divulgar releases muitas vezes não checados, o jornal publicou uma bem apanhada resenha de 'O Grito do Povo', de Jacques Tardi, a melhor obra de bandes dessinées já publicada ou anunciada este ano, no Brasil, produziu uma matéria sobre a sua própria redação para crianças, em que os quadrinhistas e ilustradores da casa foram apresentados com muitos detalhes, ajudou a divulgar e fez um balanço do SANA, o evento dos otakus cearenses que pôs 5.000 pessoas por dia no Centro de Convenções de Fortaleza, detectou uma HQ de protesto em uma manifestação sindical e ainda selecionou para seus leitores um despacho da Folhapress sobre a apresentação, nos EUA, do documentário da STV sobre Will Eisner (nota abaixo).
 
Marisa Furtado chegou lá
 
Depois de ser exibido em festivais de quadrinhos e em TVs a cabo de 36 países, finalmente o documentário para televisão 'Will Eisner Profissão Cartunista', em que o próprio Will Eisner concedeu longas declarações sobre seu ofício e sobre a arte sequencial é exibido nos Estados Unidos. Com a ajuda de Denis Kitchen, o vídeo, produzido com apoio da Rede STV, será exibido na San Diego Comic Con (de 14 a 17 de julho), um dos mais importantes encontros de quadrinhos do calendário americano. Para quem não tenha visto, trata-se de um primor de trabalho de pesquisa, edição e abrangência.
 
Fabio Zimbres em feira argentina
 
Fabio Zimbres publicou pelo selo argentino Pequeño Editor 'Feliz', uma HQ em livro de 24 páginas pela sua coleção de nome muito simpático e promissor para os brasileiros no Prata 'Cuadriños', em 2003. A história é sobre um menino cujo gibi vai parar – voando – exatamente nas mãos do malvado do bairro. Nos dias 4 e 5 de junho, em Buenos Aires, aconteceu a Feira de desenho El Dorrego, evento em que a Nona Arte dialogou com o mundo da ilustração como um todo. A Pequeño Editor anunciou, com destaque a presença do livro na feira.
 
3º Eco-Rico
 
Até 16 de junho, a UFMA (Universidade Federal do Maranhão) abriga a 3º Eco-Rico: Mostra de Humor Ecológico do Maranhão, promovida pelo cartunista e ativista ecológico Odacham, com apoio da Sociedade Maranhense de Defesa à Natureza. O evento procura contribuir para a formação de cidadãos mais críticos frente ás questões ecológicas. Os participantes, a despeito de não concorrer a nenhum prêmio, além da satisfação pessoal, são contemplados com a publicação de um catálogo da mostra.
 
São Luís pela Casa 21
 
Depois de retratar o Rio de Janeiro para a coleção Cidades Ilustradas, da Casa 21, o francês Jano é vai ilustrar um volume dedicado à capital do Maranhão. É o terceiro título da coleção anunciado este ano, que tem em execução 'Salvador', por Marcello Quintanilha e 'Cidades do Ouro' (Ouro Preto, Congonhas, São João del Rei, Tiradentes e Diamantina), por Marcelo Lélis
 
Luke Ross desenha Jonah Hex
 
O brasileiro Luke Ross vai desenhar, a partir de roteiros de Jimmy Palmiotti e Justin Gray, uma nova série de Jonah Hex, pela DC. Vamos ver como ele se sai ao retratar um novo ambiente: o faroeste…
 
Jogo de cartas do Batman
 
Pegando carona no lançamento do filme Batman Begins', foi lançado o card game Batman vs. Joker, uma aproximação em 2 dimensões do conceito de RPG. Os jogadores podem combinar qualidades de Batman, Robin e Batgirl para enfrentar vilões que misturam características do Senhor Gelo, Coringa e Pinguim. O jogo ainda foi pensado para permitir uma ampliação com o uso de cartas do jogo 'Spider-Man vs. Doc Ock', já lançado anteriormente. Pacotes com 14 cartas adicionais também foram postos à venda.
 
Em julho, tem Animecon
 
O Animecon, evento de otakus que teve sua primeira edição em 1999, volta a acontecer nos dias 2, 3 e 4 de julho, em São Paulo. Do ponto de vista dos quadrinhos, teremos mais um Fanzinecon, oficinas e o tradicional concurso de ilustrações. A programação definitiva ainda não foi divulgada.
 
Um vídeo da Paraíba sobre HQ de José Carlos Fernandes
 
J. Audaci Júnior, autor do livro-reportagem em quadrinhos 'Riscos no Tempo' sobre os 40 anos de histórias em quadrinhos na Paraíba, está começando a exibir seu segundo vídeo de ficção. E escolheu a estória 'Todo o Sal do Mar' – do português José Carlos Fernandes – como roteiro, autorizado pelo próprio autor. Segundo o próprio Audaci, as 4 páginas da HQ contêm uma 'profundidade arrebatadora'. Com o título de 'O Gosto de Ferrugem', o vídeo começou a ser produzido em 2003, com um orçamento mínimo e com a participação de alunos e ex-alunos de comunicação social da UFPB (Universidade Federal da Paraíba), sendo ambientado em João Pessoa. Trata-se de uma história de dois jovens que se apaixonam pela mesma garota. Seria banal, mas não é. O vídeo deu inclusive um rebento: um 'making off', intitulado 'Enferrujando: nos Bastidores de O Gosto de Ferrugem'. Em Portugal, o vídeo foi exibido em 2 ocasiões, na semana passada, na cidade do Porto. Em tempo, a Devir está lançando a versão espanhola de 'A última Obra-Prima de Aaron Slobodj', este mês.
 
Tiras brasileiras no Diário da Manhã
 
O jornal Diário da Manhã, de Goiânia, mudou em maio a apresentação gráfica e o conteúdo de seu DMRevista. Entre as inovações, a que diz respeito aos quadrinhos, os goianos agora tem um encontro semanal com tiras de tiras de Angeli, Allan Sieber e Fábio Zimbres.
 
Prismarte especial
 
A revista pernambucana Prismarte, maior bastião das HQs de Pernambuco, lançou um número especial, dedicado a Star Wars. 'Prismarte Especial Guerra nas Estrelas', é  a versão em papel de uma exposição uma exposição que contou toda a história de Star Wars. Sob roteiro de Leonardo Santana, 8 desenhistas de diferentes estilos estão presentes neste número, que custa 4 reais.
 
Feira de livros e HQs
 
Em agosto, a RPS Eventos, a Câmara Brasileira do Livro e a Associação Nacional de Livrarias realizam a 2ª Feira do Livro Infantil, Juvenil & Quadrinhos de São Paulo. Em 2003, ano da primeira edição, o público chegou a 80.000 pessoas. Estão previstos, além da exposição e veda de livros, cursos, palestras e bate-papos com os jovens. E-mail: contato@rpsfeiras.com.br Telefone: (0x11) 3333-7878
 
Especial da Marvel
 
Marvels, minissérie com roteiros de Kurt Busiek e arte de Alex Ross está completando 10 anos. Para assinalar a data, a Panini 'está editando Marvels: Edição de 10º Aniversário', um especial de formato americano e 244 páginas coloridas ao preço de R$ 25,00 reais, com um direito a um poster desenhado por Alex Ross.
 
DVDs de Superman
 
Uma caixa de 3 DVDs com a primeira temporada completa de 'Superman: a Série Animada', da Warner, será lançada no Brasil em 18 de agosto. Nos EUA, a série foi ao exibida em canal aberto de TV em 1996. Nela, Lex Luthor é o principal artífice dos confrontos de Superman com alienígenas, robôs e monstros.
 
Edgar Franco lança revista com CD
 
O centauro é a fonte de inspiração de Edgar Franco em 'Elegia', seu novo trabalho publicado pela Marca de Fantasia. Desta vez, os quadrinhos poéticos de Edgar Franco vêm acompanhados de um CD, de nome 'Aborym-Elegia', com três composições do próprio Edgar. A HQ, de 28 páginas, já com o CD incluído, sai por 10 reais. Edgar também esteve no Recife, no FIHQ-PE (Festival Internacional de Humor e Quadrinhos de Pernambuco), onde autografou seu livro anterior HQtrônicas (também pela Marca de Fantasia) e  deu uma palestra sobre HQs e novos suportes de comunicação.
 
Arthur, uma Epopéia Céltica
 
Começa a ser publicado no Brasil a série do roteirista David Chauvel (49 álbuns originais na careira) e do desenhista Jérome Lereculey, Arthur, une Epopée Celtique, originalmente publicada na França pela Delcourt. Trata-se de uma visão francesa dos mitos de Artur e os Cavaleiros da Távola Redonda. A pesquisa para a confecção da série foi minuciosa, embora as fontes existentes não sejam exaustivas. Os autores preferiram reforçar a visão francesa dos mitos, e mantiveram os nomes dos personagens tais como mencionados na Europa continental. Segundo o portal especializado Auracan, trata-se da 'a melhor leitura em BD desse mito'. No Brasil, a inovação é da Ediouro, e antecede em poucos meses o lançamento na Espanha, pela Aleta.  Atenção: vários resenhistas assinalam que os autores conseguiram solucionar melhor a adaptação das lendas a partir do segundo volume. No primeiro, o autodidatismo aplicado da dupla não foi suficiente para resolver bem a questão dos diálogos e das remissões históricas, que acabam atrapalhando o roteiro e os enquadramentos.
 
SP: 1º Concurso de Quadrinhos do Vale
 
O jornal O Vale Paraibano, que noticia – e muito bem o que acontece em São José dos Campos, Taubaté,  Guaratinguetá e Litoral Paulista está realizando o 1º Concurso de Quadrinhos do Vale para descobrir novos talentos das tiras para ser publicadas no jornal. A coluna semanal sobre quadrinhos do VP comemorou 10 anos em 2004, uma marca sem concorrência, no Brasil, em jornais impressos.
 
Batman e Mulher-Gato
 
'Batman e Mulher-Gato: Rastro de Pólvora' é um arco de 2 gibis que teve o primeiro número lançado pela Panini. Em 52 páginas coloridas por 6 reais, a revista número 1 traz a primeira parte da estória escrita por Ann Nocenti e desenhada por Ethan van Sciver (que está começando a ilustrar a nova série do Lanterna Verde, nos EUA) que foi publicada em 2004 pela DC. Nela, a Mulher-Gato precisa evitar a polícia e Batman para esclarecer um crime.
 
O símbolo do Anima Mundi
 
Uma dançarina rechonchuda e muito simpática é a personagem símbolo da 13ª edição do Anima Mundi, festival de cinema de animação que terá duas etapas: de 8 a 17 de julho no Rio e de 20 a 25 de julho, em São Paulo. Beryl, a personagem, vai ilustrar todo o material visual do festival. O desenho é da animadora inglesa Joanna Quinn, que criou a personagem para seu premiado filme 'Girls Night out'.
 
Nova editora brasileira
 
Com ilustrações de Mateu Velasco e Augusto Muniz, está no ar a página eletrônica da nova editora brasileira de livros infantis, a Letrinha Feliz, que começa sua vida com a Coleção Letrinha Feliz, um pacote de 12 livros de Cristina Almeida que vem com vídeo de animações, CD, maleta-teatro e adesivos, ao preço de R$ 100,00. Esperamos que a nova editora venha a trazer boas obras da ilustração nacional. Até por que, como diz a Aeroplano Editora, que criou o selo, a proposta inclui a noção de que a educação a compreensão da língua portuguesa só acontece com muita leitura.
 
Quadrinhos em Cataguases
 
Cataguases, berço indireto do cinema brasileiro, por ser a cidade onde Humberto Mauro tomou gosto pelas coisas do mundo e pelo cinema, e onde ele tentou realizar o 1º filme brasileiro, em 1925, está sediando, de 1º a 12 de junho, o Cineport, festival de cinema de países de língua portuguesa. Entre os 6 filmes indicados ao Troféu Andorinha Criança, que distingue a produção infantil, temos 'Menino Maluquinho: o Filme' e 'Cinegibi: Turma da Mônica'.
 
Quadrinhos na TV (1)
 
Mais brasileiros têm o gostinho de conhecer Baby Blues, a série de Jerry Scott e Rick Kirkman, já publicada em jornais de Rio e São Paulo. Desde o dia 3, o SBT exibe uma versão em animação, nas madrugadas de sábado. A série, que já ganhou o prêmio de melhor tira do ano da National Cartoonists Society em 1995, é publicada por 800 jornais.
 
Quadrinhos na TV (2)
 
A maior surpresa da programação em canais fechados na semana ficou por conta da exibição de Brenda Starr, a versão em filme da HQ de Dale Messick em que uma personagem de quadrinhos decide abandonar seu criador e acaba tendo uma incursão pela selva amazônica. O filme, com Brooke Shields no papel principal, foi exibido pela rede Telecine, na sexta-feira, dia 3.
 
Quadrinhos na TV (3)
 
De 5 a 11 de junho, o Canal Nick está exibindo, em 2 ou 3 horários por dia, a série Martin Mystery, adaptação de Martin Mystere, de Alfredo Castelli.
 
Quadrinhos na TV (4)
 
Em junho, o canal Boomerang apresenta os desenhos 'Kimba, o Leão Branco', baseado em Ozamu Tezuka e 'Gasparzinho e seus Amigos' em novos dias. Kimba passa a ser transmitido de segunda a sexta às 7:00, 15:00 e 23:00. Gasparzinho vai ao ar às 8:00, 16:00 e à meia-noite.
 
Quadrinhos na TV (5)
 
Baby Looney Tunes, no Cartoon Network, está começando nova temporada. As novas aventuras de Bugs (o bebê Pernalonga) e seus amiguinhos estão sendo exibidas de segunda a sexta, às 9 da manhã.
 
Quadrinhos na TV (6)
 
'Garfield: o Filme' será exibido, pela primeira vez, na telinha do Brasil no dia 18 de junho, às 21 horas, no Telecine Premium. Novas apresentações acontecem no domingo, dia 19, às 15 horas, no Telecine Pipoca (em versão dublada) e às 17h20, no Telecine Premium.
 
DVD de Futurama
 
'Futurama: 1ª Temporada' é uma caixa de 3 DVDs que traz, em 300 minutos, 13 episódios da série de TV em que Matt Groening, o criador dos Simpsons, satiriza os filmes de ficção científica e que já virou gibi em vários países. A produção brasileira é da Foxbr. Um preço indicativo: R$ 130.
 
OhaYO! é real
 
Seguindo o exemplo do site francês Mangajima, o portal brasileiro OhaYO!, dedicado aos mangás e animês vai virar revista de papel. O primeiro número de OhaYO! Magazine será apresentado em julho, no Anime Friends, em São Paulo, e promete, entre outras coisas, mostrar 'tudo' sobre os novos mangakás brasileiros. Por tudo o que a turma do OhaYO! vem realizando, juntamente com seus associados, é de se esperar coisa de primeira qualidade.
 
400 vezes Nona Arte
 
O site e editora Nona Arte foi protagonista da notícia que mais acolhida recebeu entre os meios especializados em quadrinhos, no Brasil. A 'ousadia' de André Diniz e Antônio Eder estabeleceu um novo patamar. Agora já são 400 histórias em quadrinhos de autores brasileiros, dos mais diversos estilos disponíveis para leitura online e/ou download no Nona Arte. Esperamos que o Brasil conheça mais de pero este enorme nicho da HQ brasileira para dar à dupla fôlego para continuar pondo na rede o que se cria pelo Brasil adentro.
 
Novo livro teórico
 
'Tentação à Italiana' é o novo livro teórico sobre quadrinhos de 312 páginas, publicado pela Opera Graphica. Escrito pelo jornalista baiano Gonçalo Junior, o livro versa sobre os quadrinhos eróticos italianos, com destaque para Guido Crepax, Milo Manara e Serpieri e traz mais de 500 ilustrações.
 
Muppets de Batman
 
Dentro da programação do 10º Festival Brasileiro de Cinema Universitário, que aconteceu na UFF (Universidade Federal Fluminense), até o dia 5, tivemos a apresentação, nos dias 4 e 5 de Bätmän Lebt, um filme colorido de animação alemão, cujo título pode ser traduzido por Batman Vive. Realizado por Stefan Schomerus, da Academia de Cinema de Baden, a animação utiliza muppets (bonecos articulados por controle remoto) de Batman e música. O filme  mostra o incontido desejo de um menino em ter um gibi. Para manter contato com a produção do filme: eva.steegmayer@filmakademie.de .
 
QUADRINHOS, EDUCAÇÃO & CIDADANIA
 
Natal: quadrinhos na Bienal
 
A Bienal Nacional do Livro de Natal acontece na capital do Rio Grande do Norte de 3 a 12 de junho, e o grande enfoque este ano é a literatura infantil. Um grande esforço está sendo realizado para que as escolas participem em caravanas. O Espaço Criança, principal ambiente de convívio infantil da bienal, tem 7 atividades, sendo que 4 delas dizem respeito aos quadrinhos: feira de troca de gibis, oficinas de quadrinhos, oficinas de desenhos e exposição de gibis antigos.
 
Do salão do humor, um clube do cinema infantil
 
Um salão de humor, mais do que premiar artistas, vale pela difusão cultural. Esta é uma lição bem aprendida e executada em Lajeado (RS), pelo UNIVATES, em Além do Salãozinho do Humor, que deu espaço aos mais jovens iniciantes na arte do desenho e que chegou à sua segunda edição em 2004, o centro universitário agora nos conta um desdobramento de seu mais importante evento na Nona Arte, o Salão Latino-Americano de Humor. De 6 a 13 de maio, uma programação especial do Clube do Cinema Infantil, do UNIVATES, exibiu 10 sessões dos filmes 'A Nova Onda do Imperador' e 'Monstros S.A.', de forma gratuita. O Clube do Cinema Infantil foi inaugurado durante o 3º Salão Latino-americano de Humor UNIVATES. Naquela ocasião, 500 crianças, principalmente de das escolas públicas, assistiram aos filmes. Nesta edição, mais de 1.700 alunos foram à UNIVATES para participar da iniciativa. Quem também 'está' no UNIVATES este mês é o Vagão do Humor: até o dia 8, a exposição de 43 artistas intitulada 'Cartunistas pelo Trabalho', realizada pelo maquinista do vagão, Wagner Passos está aberta ao público no Espaço Arte.
 
Concurso da Cáritas
 
A Cáritas Brasileira está com inscrições abertas para o 2º Concurso 'O Direito de Participar- Escola e Comunidade: Parceiras na Cidadania'. O concurso procura envolver as escolas no processo de formação do adolescente como participante ativo nos espaços políticos. O objeto do concurso é o desenvolvimento de um projeto de ação na comunidade, registrado em forma de história em quadrinhos. Podem se inscrever escolas do ensino fundamental e médio do Pará e de mais 12 estados. Mais informações com a Cáritas Belém, pelo telefone: [0x91] 32461306.
 
Oficinas no Pará
 
O Núcleo de Oficinas da Fundação Curro Velho, ligada ao governo do Pará, está promovendo cursos e oficinas que vão ocorrer de 13 de junho a 8 de julho. Entre as inúmeras oficinas para jovens de 18 a 24 anos, uma é dedicada ao desenho em quadrinhos.
 
Paraná Fazendo Arte
 
O programa 'Paraná Fazendo Arte' chegou à sua 6ª edição, em maio. De acordo com as informações oficiais do governo do estado, dentre as atividades desenvolvidas em 24 cidades do Extremo Oeste do estado (região que compreende Foz do Iguaçu, Cascavel e Toledo), estão sendo realizadas oficinas de quadrinhos. Quem sabe, prenúncio de futuros valores pés-vermelhos como Roque Sponholz e Ivo Akio…
 
Quadreca 14
 
Com 1.500 exemplares, acaba de chegar as bancas de Rio e São Paulo o 14º número da Quadreca, a revista criada na USP em 1977 e que é fruto a disciplina de 'editoração de história em quadrinhos', ministrada na ECA (Escola de Comunicações e Artes daquela universidade), através da Editora-Laboratório Com-Arte. A bem da verdade, a editoração é mesmo o grande ponto da revista, que custa 5 reais. Do conteúdo, destacamos  a sequência de planos de Rogério Hanata na primeira HQ e duas estória curtas de Edgar Franco e Yoko que são dois bons exemplos de obra aberta em quadrinhos. Um lançamento acontece no dia 9, a partir de 18h30, na Gibiteca Henfil, em São Paulo.
 
Pateta ensina a dirigir
 
Em Caraguatatuba (SP), dois desenhos animados de 8 minutos dos estúdios Disney – produzidos em 1936 e 1950 – do Pateta e do Grilo Falante estão sendo utilizados pela Divisão de Trânsito da prefeitura de Caraguatatuba em campanha para reduzir o número de acidentes envolvendo ciclistas.