Simplicíssimo

Software Livre no Estado do Paraná

Software Livre é o software disponível com a permissão para qualquer um usá-lo, copiá-lo, e distribuí-lo, seja na sua forma original ou com modificações, seja gratuitamente ou com custo. Em especial, a possibilidade de modificações implica que o código-fonte esteja disponível. É importante não confundir software livre com software grátis, porque a liberdade associada a ele independe de gratuidade.

O desenvolvimento desses softwares é feito por uma comunidade de voluntários do mundo todo que acreditam no compartilhamento de informação para a evolução da ciência. Conhecimento sem fronteiras, redução de custos e informação ao alcance de todos fazem parte da filosofia do software livre e são os principais motivos para sua implantação”.

“O Circuito Paraná de Software Livre é mais uma ação de Governo em favor da democratização do conhecimento e pelo fim do monopólio da tecnologia da informação, que acontece através do bloqueio dos códigos-fonte dos programas de computador. O software livre é o caminho da libertação, da independência tecnológica, do desenvolvimento auto-sustentado, do compromisso com os interesses nacionais e populares”.

Roberto Requião
Governador do Paraná

Entre 2003 e 2006, o Paraná economizou R$ 127,3 milhões devido à migração do software proprietário para o software livre. Temos, como exemplo, o DETRAN, onde hoje todo o seu sistema é desenvolvido em software livre.

 


Eu ia fazer um comentário pessoal sobre o assunto, mas a verdade é to sem o menor saco. Mas, caso alguém se interesse, posso falar mais sobre isso numa próxima ocasião. Ou não.

 

Rodrigo D.

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!