Simplicíssimo

Fogos de Artifício: Só Solte os de Efeito Visual !

 

os fogos de artifício
sem rojões, só coloridos
não serão grande suplício
a nossos bichos queridos

 

Fogos de Artifício: Só Solte os de Efeito Visual !
Nas festas de nossos dias, vem se tornando comum as pessoas soltarem fogos de artifício para comemorar. Os fogos de efeitos visuais colorem e enfeitam as noites com seu brilho, existe muita variedade no mercado, de grande beleza.
Porém, é urgente considerarmos que os fogos de efeitos sonoros como rojões causam um barulho, um impacto exagerado que assusta demais os bebês, as pessoas de idade, as crianças pequenas e os animais, domésticos e silvestres, que são pegos de surpresa, não compreendem o motivo e apenas sentem os efeitos assustadores que o barulho produz!
Os cachorros sofrem muito, alguns chegam a ter convulsões e até a morrer. Muitos animais domésticos saem correndo e se perdem, alguns se machucam, animais silvestres também são fortemente abalados, o pavor é imenso.
E nós, pessoas das cidades, vamos nos cercando de tantos sons, estímulos visuais, acúmulo de informações, nos acostumamos a uma multiplicidade de atividades simultâneas, que nem percebemos o ritmo da natureza, o canto das aves, o olhar dos cachorros, o ronronar dos gatos… Ouvimos pouco as pessoas mais idosas, pouco sabemos de seus sonhos e temores… o que sabemos do mundo das crianças pequenas?
Vivemos num cotidiano agitado, com nossa atenção dividida, e cada vez mais buscamos sensações extremadas para encontrar o prazer… Exageros, caricaturas, recordes, cifras, marcas, status, consumo…
Prazeres simples, sentar à sombra de uma árvore, contar uma história para uma criança, saborear uma romã madura, vendo os raios de sol e o cachorro brincar e saltar…
Quando foi a última vez que fizemos isso?
Nestas festas, pense nas sensações mais delicadas, nos bebês, nas crianças, nos idosos, nos cães, gatos, pássaros… Faça sua comemoração colorida no céu, se quiser, mas evite assustar com os fogos de barulho, evite soltar rojões !
Brinde com tim-tins de Harmonia !
Conselhos para quem tem animais em uma vizinhança barulhenta :
− deixe seu gato ou cachorro em um lugar seguro, ou dentro de casa, com as janelas e portas bem fechadas, para evitar que se assustem e tentem fugir
− antes de começar o barulho maior, fique junto com eles e aumente aos poucos algum aparelho de som, para que se distraiam e não se assustem com os fogos
− alguns veterinários indicam remédios fitoterápicos quando é necessário acalmar os bichinhos que se estressam mais, é preciso saber as dosagens corretas.
Cabe a nós a iniciativa de promover mudanças em nossos costumes, para melhor, para o bem-estar de todos !

Boas Festas !

O jeitinho dos Sacis


Sacimeiga & Sacisperto 
nesta passagem de ano
protegeram seus amigos
do barulho dos humanos:
os bichinhos não se assustaram
pois seus ouvidos tamparam

no reveion suburbano

 

_______________
Referências :
− desenho: Sacimeiga & Sacisperto Ano Novo 2009, por Vlad Camargo.
− Paz Para Todos ! – Sem Fogos de Artifício Barulhentos !  – ilustração:  Justo, Eduardo e
Cristina Videla.

Clarice Villac

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!