Simplicíssimo

5 Passos para seu Filho ser um Leitor

 

Desde a minha gravidez uma das coisas que  mais me preocupa é como posso incentivar meu filho a ser um leitor.  Como leitora e professora isso me preocupa muito, afinal nossa sociedade não tem o hábito da leitura. Resolvi então elencar 5 passos de como incentivar seu filho a ser um leitor. Claro, não garanto que dê certo, afinal meu filho está sendo minha cobaia e está com apenas 1 ano, mas é o que faço/fiz com ele.

1.Conte Histórias: uma das coisas mais importantes na formação de leitores é contar histórias, desde a gravidez. Já foi comprovado que contar histórias para a barriga faz que o bebê tenha preferências por essas histórias. Após o nascimento não pare, continue sempre contando histórias para seu filho.
2.Leia: os pais são os primeiros exemplos do filho, são suas atitudes que eles carregarão para o resto da vida. Quando os pequenos vêem os pais lendo eles imitam essa ação dos pais, assim eles estreitam sua relação com a leitura.
3.Contato: não há nada mais bonito que uma estante cheia de livros, não?! Mas livros não são decoração! Eles até ajudam na decoração, mas só terão utilidade mesmo se forem lidos. Não esconda seus livros do seu filho, deixe os pequenos manuseá-los, folheá-los, ver as letras, as palavras. Mesmo que seja um bebê e não saiba ler. O contato com os livros é importante e a criança deve ter esse contato para entrar no mundo da leitura.
4.Presentes: Você não campre sempre livros para você? Então dê de presente para seu filho. Faça isso desde bebê, há livros lindos para bebês. Leia, aponte, brinque. Encha seu filho de livros.
5.Visite: Sempre que  puder vá a livrarias. Hoje as livrarias tem espaços dedicados aos pequenos, fazem eventos com contadores de históras. Tenha o hábito de frequentar livrarias com seu filho. Deixe ele ver os livros e manuseá-los. Você verá como ele ficará encantado.

Eu faço isso com meu filho, ele adora livros, ensinei que não pode amassar nem estragar. Ele adora frequentar livrarias e mexer nos meus livros. Sempre leio para ele, mostro as figuras e falo os nomes. Quando não faço isso ele “lê” sozinho, fica folheando e falando na linguagem dele. Espero que isso funcione!
 

Lívia Ledier

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!