Simplicíssimo

vejo lá, não vejo cá!!

““Um relatório feito nos Estados Unidos dá conta de que há impunidade no Brasil nos casos de corrupção por parte dos membros do governo. Isso faz parte do relatório 2007 sobre a situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo. O texto cita a absolvição do ex-presidente do Senado Renan …

““Um relatório feito nos Estados Unidos dá conta de que há impunidade no Brasil nos casos de corrupção por parte dos membros do governo. Isso faz parte do relatório 2007 sobre a situação dos direitos humanos no Brasil e no mundo. O texto cita a absolvição do ex-presidente do Senado Renan Calheiros. Comenta que quando o tema é corrupção o trata de “relutância e ineficiência em processar” funcionários do governo. Diz ainda: “a lei garante penalizações criminais para a corrupção mas o governo não implementou a lei efetivamente e funcionários se envolvem impunemente em atos de corrupção.” O relatório lembra que o Supremo Tribunal Federal recebeu a denúncia sobre o mensalão e que entre os réus estão ex-membros do governo, ex e atuais deputados e líderes de partidos políticos acusados de pagamentos ilegais a parlamentares em troca de apoio aos projetos do governo.

A respeito da saída de Renan, que enfrentou várias acusações de condutas impróprias, o relatório diz que “poderiam tê-lo levado à cassação e perda de poderes políticos, mas que foram retirados posteriormente.”

A transferência de recursos para as ONG’s são citadas também mas que não chegam totalmente ao destino. Como exemplo, em 2006 cálculos mostraram que “quase metade dos fundos não chegaram a elas por conta da corrupção.”

Sobre a violência diz o relatório que há força excessiva por força da polícia, tais como surras, abusos e torturas. Diz ainda que, devido às condições de trabalho e baixos salários, os carcereiros deixam-se corromper.””

(matéria resumida do jornal Folha de São Paulo, com o título Relatório dos EUA critica corrupção no Brasil, de 12/03/2008)

Tudo bem, isso até nos alerta e concordamos com tudo isso e até repugnamos de todas as formas (e como!!!) mas será que eles fazem relatórios sobre tudo que se refere àquela nação? Será que lá não há corrupção, apartheid… torturas… há até em certos Estados morte na cadeira elétrica. Isso é homicídio encomendado. Pessoas morrem inocentes (provadas muito tempo depois – mas aí a besteira já foi feita!)

Será que só o telhado do vizinho é de vidro?

Afonso José Santana

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!