Simplicíssimo

Mundo Moderno

Um jornal local publicou uma notícia deveras sui generis (ou não), intitulada “Rompimento de acordo sexual entre dois colegas de trabalho vira caso de polícia”. Veja abaixo:

Image

Mas além do aspecto engraçado, o assunto revela o mundo humano, com seus requintes de perversidade e falta de ética que não se esgotam no fato gerador da matéria. Podemos nos questionar sobre (1) a idéia dos dois e (2) a fuga de um deles rompendo a combinação, mas não fica muito atrás a exposição da dupla com (3) a falta de sigilo da delegacia ao colher depoimentos e (4) a voracidade da mídia com os sensacionalismos, ambos sustentados pela (5) curiosidade das pessoas. E então, os fins justificam os meios?


Em tempo, sobre essa frase, encontramos um texto muito bom no site Cultura Brasil:

“Maquiavel nunca chegou a escrever a sua frase mais famosa: "os fins justificam os meios". Mas com certeza ela é o melhor resumo para sua maneira de pensar. (…) não era o vilão que as pessoas pensam. Ele não era nem malvado. O termo maquiavélico tem sido constantemente mal interpretado. (…) não quis dizer que qualquer atitude é justificada dependendo do seu objetivo. Seria totalmente absurdo. O que Maquiavel quis dizer foi que os fins determinam os meios. É de acordo com o seu objetivo que você vai traçar os seus planos de como atingi-los. (…) É possível perceber que ‘Maquiavel, fingindo ensinar aos governantes, ensinou também ao povo’.”

Eduardo H. Sabbi e Ibbas Filho

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!