Simplicíssimo

Sentido da vida (quase) (estilo) Monty Python

Será que é possível viver a vida sem ter sentido? Será que um sentido na vida é possível? Segue minha resposta, que estando muito longe de ser um texto motivacional, é um conjunto de aforismos que talvez tenham sentido.

Violentos Haikais – série II / 3/x

Não quer sair de casa (branca)
74 anos, criança birrenta, ninguém aguenta
por favor, se joga na (re)tranca

Pseudomístico – a ciência do cotidiano 3/x

Sem conseguir encostar em coisa alguma, como, respiro, trabalho, digito. Como é bom o distanciamento social dos meus átomos. Parece um espaço infinito, mas une todo o meu corpo.*

*Não é probabilística toda tentativa de justificar a interação humana a nível quântico. Quer virar coaching quântico? Transforme-se em um elétron.

Sentido da vida (quase) (estilo) Monty Python

Eles andavam atrás do cálice sagrado, mas tinham a vida de Brian. Será que é seria o sentido da vida? Ou simplesmente um peixe, chamado Wanda?

Prólogo:

Eu não sou filósofo, estou muito longe disto. Meu contato com a filosofia é de forma amadora, buscando referências para meus trabalhos, tanto acadêmicos, quanto nas artes, basicamente (pseudo) literatura, alguns quadrinhos e algumas incursões por instalações diversas. Porém, uma pergunta que seguidamente me fazem é “Qual o sentido da vida?”. A minha resposta parece curta e grossa, porém deve ser entendida como uma resposta filosófica que está muito além das palavras escritas e/ou proferidas:

“O sentido da vida, neste exato instante, é sudeste.”

É um status fugaz de whatsapp, dura 24h, quase 24h a mais do tempo em que determinei a direção. Efêmero talvez, duradouro como metáfora.

Esta semana pessoas no mundo decidiram por uma proposta menos radical, pouco talvez. ¹

No Sudeste podemos ter que perguntou duas vezes, a esquerda faliu? ²

O sentido é individual e coletivo, a sociedade se estrutura à medida que é estruturada³, em um mundo niilista, a verdade do outro é a minha verdade.

O sentido é iluminista de forma individual, coletivo de forma fractal natural4, cada um pode ter um sentido, fazer de um sentido seu sentido (e (militar) sobre ele).

Para onde o olhar se vira, tudo se faz sentido. O sentido é a vida, seja lá o que ela for.

1 – Joe Biden ganhou as eleições americanas de Donald Trump, em 3/11/20 (data oficial da eleição)

2 – Boulos pode ir para o segundo turno na eleição para a prefeitura de São Paulo.

3 – Apoiado em: Pierre Bourdieu, Humberto Eco, Nietzsche, Freud, Jung e outros.

4 – Dentro das várias ideias filosóficas encontradas nesta frase, uma é mais matemática: os fractais servem para compor mapas da natureza e não a natureza em si. Fractais naturais apresentam pequenas diferenças entre si. A ideia de iluminismo aqui sofreu uma redução ao individual, propositada, para identificar a pseudo intelectualidade particular e universal.

Gostou do texto: continue lendo em: http://simplicissimo.com.br/colunas/continuo-i-racional/sentido-da-vida-parte-ii/

Pedro Armando Furtado Volkmann

1 comentário

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!

Últimos Posts

%d blogueiros gostam disto: