Simplicíssimo

A Cultura do Vinho no Cenário das Civilizações

            Sincronicidade. Nome mais sofisticado para coincidência. Tinha acabado de ler a informação de que a Biblioteca Pública Castro Alves de Bento Gonçalves estaria organizando um concurso literário poético acerca da Cultura do Vinho no Cenário das Civilizações quando me deparo com uma surpresa: vem à consulta comigo um colega de profissão extremamente querido, o Dr. Jorge Justo, ortopedista de São Leopoldo.

            Dr. Jorge está recuperando-se de um grave acidente vascular cerebral que lhe acometeu de forma súbita em agosto deste ano e que quase lhe ceifou a vida e foi através dele, pessoa extremamente culta e afeita à literatura que fiquei sabendo, antes ainda da fatalidade lhe acometer, que um livro tinha sido escrito acerca do vinho no contexto da Segunda Guerra Mundial. Chama-se Vinho & Guerra, de Don e Petie Kladstrup, e foi editado pela Jorge Zahar Editora.

            Pois não é que nesta consulta comento com o Dr. Jorge acerca do concurso literário e ele me lembra sobre o livro, que agora está aqui, sob meu cotovelo direito? O subtítulo – Os franceses, os nazistas e a batalha pelo maior tesouro da França – não poderia encaixar-se de forma mais perfeita no contexto de uma “cultura do vinho no cenário das civilizações”.

            E assim, a grande bola segue a girar, com seus pequenos habitantes a regojizar suas minúsculas conquistas e alegrias. A leitura de Vinho & Guerra começo hoje mesmo. Sob seu estímulo, tenho por certo que uma bela poesia poderá germinar.

          E o convite está feito. Para participar, eis o contato da Biblioteca para mais informações:

Biblioteca Pública Castro Alves
Rua Ramiro Barcelos, 600 – Bento Gonçalves – RS 
CEP 95700-000
(54)3451-8977 – (54)3452-5344
e-mail: bpcastroalves@terra.com.br

PS: O Simplicíssimo dá muito boas-vindas ao nosso novo colunista, Luiz Emanuel Simette de Mello Campos, que estréia com tudo em sua coluna Paroles, que também é o nome da revista eletrônica que ele edita (http://ocronista.com). Seja bem-vindo e faça desta a sua casa.

                                                                                                             Rafael Reinehr
 

Rafael Reinehr

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!

Últimos Posts