Simplicíssimo

Edição 320 – 19/03/2009 – E você, já Twitta?

O Twitter é um programinha web que já existe desde 2007 e recentemente vem apresentando um boom, pois finalmente está sendo compreendida sua funcionalidade e utilidade.

No Twitter, você só pode escrever no máximo 140 caracteres. É uma mídia ideal para os minicontistas. Pensada para se adequar aos servidores de SMS, receber mensagens de celulares, smartphones e outras engenhocas móveis, o twitter se presta não somente para desabafos ocasionais sobre o engarrafamento monstro na marginal pinheiros e a surpresa em relação ao preço absurdo do show da Marisa Monte mas também passou a ser vista e utilizada como uma ferramenta rápida de divulgação de notícias.

Já se acumulam exemplos de notícias que foram dadas antes por lá do que em qualquer outra mídia conhecida, como por exemplo o recente terremoto em São Paulo, que foi noticiado por um twitteiro mais de 30 minutos antes do primeiro portal replicar o evento.

A possibilidade de atribuir tags (que são marcadas com o sinal #) permite a categorização de textos. A possibilidade de conversas – incluindo o @nomedotwitteiro na sua mensagem – e o "retwitt", que seria a replicação de uma frase escrita por outra pessoa que você quer comunicar para sua rede, tornam esta ferramenta um belíssimo exemplo de ferramenta de integração social.

Existem já perfis com mais de 300 mil seguidores, como é o caso do humorista Stephen Fry (http://twitter.com/stephenfry ) e do Presidente Barack Obama (http://twitter.com/BarackObama ), este com mais de 500 mil seguidores.

Entretanto, a ferramenta não é para todos. Mas mesmo dois anos depois de ter me cadastrado no twitter, só agora estou entendendo como utilizá-la sem que ela se torne mais uma distração ou ferramenta virtual que nos faça perder mais tempo de vida.

Quer tentar? Acesse www.twitter.com e faça seu cadastro. E não esqueça de me incluir em sua rede, clicando em Follow no endereço http://twitter.com/reinehrdotorg ou, para os íntimos, @reinehrdotorg.

Nos vemos lá!

Rafael Reinehr

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!