Simplicíssimo

Edição 346 (04/10/2009) – O Portão Laranja

Pois, cá estou de volta. Não teve como… Tentei de tudo quanto é jeito ficar longe dessa cachaça mas meu fígado começou a coçar de forma tão intensa que precisei dar-lhe ouvidos. Depois de ocupar o cargo de Editor do Simplicíssimo de forma quase ininterrupta por 238 edições (de 22 de outubro de 2002 a 17 de julho de 2007), precisei “tirar férias” para cuidar de um outro projeto cultural, chamado O Pensador Selvagem, que na ocasião estava somente com 8 meses e precisava de mais apoio.

Em novembro de 2007, voltei à carga como Editor, desta vez repartindo a responsabilidade com o amigo Eduardo Sabbi, que está no Simplicíssimo quase desde seu princípio (desde abril de 2003). Seguimos repartindo esta responsabilidade até agosto de 2009, quando nossos compromissos extra-Simplicíssimo começaram a nos puxar para fora da Nau. Nos últimos meses, o Simplicíssimo tinha ficado praticamente todo sob as costas do Eduardo, e eu só aparecia para publicar o Editorial a cada 2 semanas, e ainda assim com atraso. Ficara insustentável.

Decidimos fechar o site. Em resposta a este apelo, muitos colunistas – dentre eles o mais incisivo foi o camarada e amigo Edweine Loureiro – colocaram-se à disposição para manter o site no ar. Com graça e satisfação, aceitei a oferta, mesmo sabendo que as tarefas de edição e editoração do Simplicíssimo não são mamão com açúcar.

O Edweine, felizmente, cumpriu com louvor seu dever como editor do site. Rapidamente aprendeu os meandros da vida de editor e saiu-se excepcionalmente bem.

Nos últimos dias, entretanto, surgiu uma pulsão impossível de conter que me trazia de volta à vida intensa perto do Simplicíssimo. Um mar de ideias se aglomeravam, e o desejo de voltar a atuar como Editor semanalmente, bem como voltar a ficar próximo dos autores e colunistas, como sempre havia sido nos primeiros anos, passou a ficar latente.

Meio sem jeito, pedi para o Edweine se poderia voltar a assumir o cargo. Sincronicamente, Edweine iria começar em um novo trabalho e seu tempo iria ficar exíguo para acumular suas funções simplicíssimas. Problemas resolvidos! Obrigado Edweine! Felicidade!

Tanto colunistas como autores devem ter percebido que ainda existem alguns detalhes para acertar, como por exemplo a área de envio de textos. Logo, logo teremos um novo Tutorial para o envio de artigos, para adequá-los ao novo sistema de publicação do Simplicíssimo.

Talvez neste processo de migração, algum artigo enviado pelos colunistas pode ter se perdido. Apesar disto ser muito improvável, se você enviou algum texto nos último mês e seu texto não foi publicado, seu texto precisará ser reenviado. Isso não vale para colunistas como o Afonso, o Frank e o Edweine, que ainda tem uma boa lista de textos ainda na fila de espera para publicação, já enviados previamente.

A edição de aniversário, a ser publicada no dia 25 de outubro de 2009 (quando completamos 7 anos de vida), terá um tema curioso, mas significativo para o Simplicíssimo: Laranja. Isso mesmo: “Laranja”. Todos os textos publicados nesse dia devem fazer referência, de alguma forma à palavra Laranja. Pode ser a cor, a fruta, o filme (Laranja Mecânica) ou até mesmo o ajudante do estelionatário, aquele que empresta seu nome para atividades ilícitas do primeiro. Já vá pondo a cachola pra funcionar. Todos textos enviados sobre o tema serão publicados, quer seja de Colunistas, autores esporádicos e até mesmo primeiras contribuições de novos autores. Se você conhece alguém que escreve e gostaria de ter seu texto publicado no Simplicíssimo, espalhe essa semente: quem sabe teremos uma frutuosa laranjeira no final do mês.

Para terminar, vos convido a assistir um vídeo que é a trilha sonora desta minha volta ao cargo de timoneiro do Simplicissimo. Espero que você goste. Acho que tem tudo a ver com o momento:

 

Para aqueles que preferem uma versão mais “performática” da mesma canção, segue o vídeo abaixo:

 

Rafael Reinehr

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!