Simplicíssimo

Edição 347 – 11/10/2009 – And the Nobel goes to…

Herta Muller …Herta Muller, escritora alemã nascida na Romênia, que recebeu a honraria em função de sua obra que descreve, em sua maioria, a paisagem dos excluídos e dos sem posses. Herta, até então uma ilustre desconhecida para minha pessoa (apesar de já ter publicado, desde 1982, 22 livros, dos quais 3 foram vertidos para o português: “O homem é um grande faisão sobre a terra”, “A terra das ameixas verdes” e “O compromisso”), já tinha sido laureada em 1995 com o Prêmio Europeu de Literatura Aristeion e em 1998 com o The International IMPAC Dublin Literary Award.

O laureamento de um novo Nobel sempre chama muita atenção e dezenas de milhares de livros do autor são vendidos na sequência. Esta curiosidade é normal, tendo em vista que, humanos que somos, queremos saber o que fez o júri escolher tal ou qual escritor para receber o galardeio (e, de lambuja, 1,4 milhões de dólares).

O que não colou – mesmo – foi o Nobel da Paz a Obama. Se for dar um Nobel da Paz pela promessa de um mundo melhor, ou pelas intenções, temos atuando na América Latina pessoas mais aptas a recebê-lo, como por exemplo o empresário Oded Grajew e, quem sabe, o miliardário Stephen Schmidheiny.

Voltando ao nosso cosmos, lembram que no editorial passado comentei que a edição de aniversário, a ser publicada no dia 25 de outubro de 2009 (quando completamos 7 anos de vida), terá um tema curioso: Laranja? Pois então, fica a lembrança. Todos os textos que serão publicados nesse dia devem fazer referência, de alguma forma à palavra Laranja. Pode ser a cor, a fruta, o filme (Laranja Mecânica) ou até mesmo aos laranjas das contas-fantasma. Ponha a cuca pra funcionar.

Todos textos enviados sobre o tema serão publicados, quer seja de Colunistas, autores esporádicos e até mesmo primeiras contribuições de novos autores. Se você conhece alguém que escreve e gostaria de ter seu texto publicado no Simplicíssimo, ajude a espalhar a notícia: quem sabe teremos uma frondosa laranjeira em nosso aniversário.

A enquete que irá decidir onde iremos apostar nossas fichas inicialmente nas próximas semanas ficará no ar até o dia 24 de outubro. Ajude-nos a decidir, votando em uma das 6 opções (vale um voto por dia):

1. Organizar O II Concurso Nacional de Minicontos
2. Lançar uma Camiseta comemorativa
3. Criar uma loja para divulgação e venda de livros dos seus autores
4. Ampliar parcerias com outros sites culturais
5. Fornecer blogs para escritores
Criar uma Editora Literária para estimular escritores iniciantes

 

No mais, continuamos em busca de outras sugestões e de ouvidos atentos às críticas ao nosso Simplicíssimo. Na próxima edição devo explicar uma parceria que iremos desenvolver com o Submarino e com a Livraria Cultura, que irão ajudar, indiretamente, a cobrir os custos com os concursos e lançamentos de livros que estaremos viabilizando no futuro.

Até a próxima semana.

Rafael Reinehr

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!