Horizontes ampliados

O horizonte humano não conhece (ainda) limites. Uma das faiscantes iniciativas que andam sendo anunciadas é a criação, neste ano de 2006, do Mestrado em Escrita Criativa, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

O horizonte humano não conhece (ainda) limites. Uma das faiscantes iniciativas que andam sendo anunciadas é a criação, neste ano de 2006, do Mestrado em Escrita Criativa, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Apoiado em uma experiência de 20 anos da Oficina de Criação Literária ministrada pelo Professor e Escritor Luiz Antônio de Assis Brasil na mesma PUC-RS e seguindo o exemplo de experiências bem sucedidas de Mestrados e Doutorados em Creative Writing em universidades americanas, canadenses e inglesas, a especialização visa levar o aluno a apresentar, ao final de 2 anos, uma obra literária como trabalho final.

Iniciando em março deste ano, o mestrado é aberto para quem tem título acadêmico de graduação em qualquer curso superior.

O mais interessante do curso é que a dissertação do mestrado será “um texto literário (narrativo-ficcional ou poético) que possa ser considerado um livro, isto é, que possua um volume correspondente a um livro-padrão, antecedido de uma reflexão teórica sobre o processo criativo em geral e pessoal”, diferentemente das atuais análises e críticas de textos de outros escritores. É mão na massa do começo ao fim do curso!

Mais informações podem ser adquiridas no endereço http://www.pucrs.br/fale/pos/me_escritacriativa/ .

Outra proposta interessantíssima que toma vulto agora neste ano é o Texto Vivo (http://www.textovivo.com.br/) , grupo especializado no estudo e na prática da narrativa de não-ficção, capitaneado por Celso Falaschi. Tendo como objetivo divulgar a filosofia e a técnica da Literatura Realidade no Brasil, em que temas sociais de interesse público são abordados de forma jornalística sem entretanto abandonar uma “pegada” literária.

Com o objetivo de criar livros-reportagem, biografias, perfis, grandes reportagens, documentários audiovisuais e radiofônicos e reportagens especiais para Internet e ensinar a técnica, foi criada um curso de pós-graduação lato sensu em Jornalismo Literário em São Paulo, Campinas, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Florianópolis. O curso é realizado em módulos independentes, sendo que na conclusão do curso recebe-se certificado emitido por instituição credenciada ao MEC.

O curso perpassa os seguintes módulos:

  • Fundamentos Teóricos do Jornalismo
  • Criatividade em Jornalismo
  • Jornalismo Literário: História, Conceitos e Técnicas
  • Livro-Reportagem
  • Biografias e Perfis
  • Variações Narrativas: Literatura de Viagem, Ensaio e Memórias
  • Jornalismo Literário Online
  • Jornalismo Literário e Documentário
  • Narrativa e mitologia
  • Jornalismo Literário Avançado e Narrativas de Transformação
  • Trandisciplinaridade, Valores Humanos e Literatura da Realidade
  • Produção em Jornalismo Literário

Maiores informações podem ser conseguidas no site ou através do e-mail celsofalaschi@textovivo.com.br

Começamos bem 2006, não é mesmo, comparsas escribas? Um desejo sincero que estas iniciativas continuem frutificando e, de suas sementes, novas iniciativas semelhantes e mesmo mais revolucionárias passem a se apresentar.

Nas próximas semanas estaremos selecionando 2 novos colunistas, para serem responsáveis pela nova seção de entrevistas do Simplicíssimo. Os novos colunistas serão responsáveis pela realização de entrevistas criativas com personalidades das diferentes áreas relacionadas às artes, política e cultura em geral.

Os interessados em fazer parte da Nau Simplicíssimo como colunistas entrevistadores devem enviar com brevidade um currículo resumido para o e-mail simplicissimo@simplicissimo.com.br . Este editor estará entrando em contato brevemente para maiores esclarecimentos.

Ensejando muitas leituras fascinantes e rabiscos originais, seguimos nosso caminho, já de olho na próxima edição, daqui a uma semana.

Rafael Reinehr