Quinta, Outubro 30, 2014
   
Text Size

Warning: call_user_func_array() expects parameter 2 to be array, string given in /home/simplici/public_html/administrator/components/com_comprofiler/plugin.foundation.php on line 1523
Perfil de Rafael Reinehr
Rafael Reinehr
16500
Off-Line
9 anos atrs
4 meses atrs
5 anos atrs
-
0
-
0
-
-
Rafael Reinehr

Quem Sou

Sou médico endocrinologista, um pouco "diferente" dos outros, como meus próprios colegas sempre afirmavam. Ao concluir Medicina, ao mesmo tempo em que fazia minha primeira especialização (Medicina Interna) e a segunda (Endocrinologia e Metabologia), cursei Filosofia e depois Ciências Sociais no curso noturno da UFRGS.

Posso dizer que tenho dedicado parte dos meus últimos 14 anos na busca de um sistema que possa, de fato, melhorar a vida do maior número de pessoas possíveis.

Já passei da ideia de tornar-me um teórico e produzir o livro, sintetizando o conhecimento de alguns grandes pensadores e incluindo algumas ideias originais e agora, aos 32 anos, devidi que era mais do que hora de colocar a mão na massa e passar para a prática. Afinal, é caminhando que se aprende a caminhar.

No último ano, venho trabalhando com a ideia de implementar uma iniciativa com vistas à integração do terceiro setor e de iniciativas de cunho altruísta, com foco em desenvolvimento sustentável, produção e consumo local, educação, alimentação saudável, inclusão social, fomento de iniciativas de economia solidária e geração de capital social.

A iniciativa que nasceu daí foi a Coolmeia (www.coolmeia.org), lançada oficialmente em 22 de Abril de 2009.

As redes surgiram em minha vida há cerca de 10 anos, quando em 1999 entrei em contato com três livros de Fritjof Capra: O Tao da Física, O Ponto de Mutação e Teia da Vida, lidos nesta sequência. A noção sistêmica de mundo foi libertadora para um então estudante de medicina do último ano. Depois vieram Edgar Morin, Michel Foulcault, Deleuze, Guattari, Galeano, Maturana, textos de Lovelock, Margulis, Arendt, Adorno, Mauss, Gardner, Durkheim, Weber, Marx e aí seguimos para o início de escritores libertários como Bakunin, Malatesta, Kropotkin, Stirner, Proudhon, Bookchin, Bey, Chomsky, Zerzan entre tantos. Citar estes nomes que me vieram à cabeça agora me deu uma vontade tremenda de catalogar os textos e livros que tenho arquivados. Quem sabe faça isso algum dia.

Se nem sempre estiver presente aqui no Simplicíssimo na intensidade que gostaria, não é por culpa minha: é porque a ciência humana ainda não conseguiu desenvolver clones perfeitos de indivíduos humanos adultos, e preciso me dividir entre este espaço, meus outros projetos de vida, minha família, trabalho e repouso (como todos aqui, imagino). Quem sabe se algum dia conseguirmos transformar isto em nosso trabalho, não consigamos nos dedicar com exclusividade a esta fantástica experiência que é viver as redes sociais e, no meu caso, formas de aplicá-las na construção de um mundo melhor para vivermos?

Um mundo em que todos tenhamos a possibilidade de aproveitar o que de bom a natureza nos deixou e que o gênio humano produziu. Desde o Tao, penso muito em caminho, caminhar, caminhante, tanto que dois dos mais significativos pensamentos que levo comigo são relacionados a isso, e encerro esta apresentação com elas:

"- Utopia [...] ella está en el horizonte. Me acerco dos pasos, ella se aleja dos pasos. Camino diez pasos y el horizonte se corre diez pasos más allá. Por mucho que yo camine, nunca la alcanzaré. Para que sirve la utopia? Para eso sirve: para caminar." Eduardo Galeano

"Nossos pés deixam pegadas na areia do tempo. Se estivermos no caminho errado, muitos nos seguirão, desviando-se do que é correto. Quando pensamos que uma ação é só por aquele momento e esquecemos que ela deixa um rastro atrás de si, não estamos sendo responsáveis.

Todas as nossas ações afetam os seres humanos, dando-lhes alívio ou tristeza. Podemos fortalecê-los ou não. Podemos causar ferimentos ou curas. Podemos gerar conflitos ou resolvê-los. Podemos criar cataclismas ou algo nobre para a sociedade." B. K. Jagdish

Fique bem e não deixe de visitar alguns dos projetos nos quais estou envolvido. Sua visita e participação ativa será muito bem-vinda.

Coolmeia - Ideias em Cooperação e Comunidade da Coolmeia

(no Ning)

Rafael Reinehr - Escrever por Escrever - meu website pessoal

O Pensador Selvagem - in moto perpetuo, produzindo inconscientes


Simplicíssimo - Viagens Etéreas e Psicodélicas Impressas no Éter Universal

Armazém de Ideias Ideais - um diretório dos sites que gerencio ou participo

Cinema

A Fantástica Fábrica de Chocolates

De Volta para o Futuro 1, 2 e 3

Forrest Gump

Monty Python (todos)

Matrix

Débi e Lóide

-
-

Trainspotting

E ainda: Alta Fidelidade, Snatch - Porcos e Diamantes, Cidade de Deus, Sexto Sentido, Corra Lola Corra, Gênio Indomável, Patch Addams, O Clube da Luta, A Vida É Bela, Shrek, Simpsons (toda a série)

Literatura

LIVROS \\\"SÉRIOS\\\":

  • Crítica da Razão Pura -Immanuel Kant
  • O Tao da Física, O Ponto de Mutação e Teia da Vida -Fritjof Capra
  • Contra o Método e Diálogos sobre o conhecimento - Paul Feyerabend
  • A propriedade é um roubo - P. J. Proudhon, Utopia - Tomás Morus, A Desobediência Civil - Henry David Thoreau, Uma Introdução à Estética - George Lukács e todos livros da Coleção Escritos Anarquistas da Editora Imaginário (Bakunin, Kropotkin, Malatesta, etc.)
  • A Religação dos Saberes, A Cabeça Bem Feita, o Método 1 a 5 e provavelmente todos do Edgar Morin
  • Torre de Babel e Relativizando, do Roberto da Matta
  • A Política - Aristóteles
  • A República - Platão
  • Do Cidadão - Thomas Hobbes
  • Dois Tratados Sobre o Governo - John Locke
  • Sociedade, Cultura e Personalidade - Pitirim A. Sorokim
  • ?

O Príncipe - Nicolau Maquiavel

  • ?

LITERATURA \\\"INFANTO-JUVENIL\\\" DE VALOR:

  • O Homem que Calculava - Malba Tahan
  • Série Prisma - O conhecimento em cores - Editora Melhoramentos
  • O Mundo de Sofia, O Dia do Curinga, Vita Brevis e Através do Espelho do Jostein Gaarder (deixa a J. K. Rowling no chinelo!)
  • Série Vaga-Lume - TODOS!
  • A Viagem de Theo - Catherine Clément

OS FUTURISTAS:

  • Admirável Mundo Novo - Aldous Huxley
  • A Terceira Onda - Alvin Tofler
  • 1984 - George Orwell

OS DAQUI MATAM A PAU

  • Todas as Comédias, todas as crônicas, contos, ensaios, textos e qualquer coisa escrita ou pensada pelo Luís Fernando Veríssimo!
  • Crocâncias Inéditas - Frank Jorge
  • O Exército de Um Homem Só - Moacyr Scliar
  • Gauleses Irredutíveis - Causos e atitudes do rock gaúcho - Alisson Ávila, Cristiano Bastos e Eduardo Müller

IDEAIS PARA LER EM SARAUS

  • Paulisséia Ilhada, Centopéia e Geléia de Rococó, do Glauco Mattoso
  • Três Filhas da Mãe - Pierre Louÿs
-
-
-
-
-

Música

The Brains - The Brains ( além de ser a minha banda, tem seu valor!)

Mutantes - TUDO, simplesmente TODOS discos e mais os trabalhos solos de Arnaldo Baptista, Sérgio Dias e Rita Lee. É Hors Concours!!!

Barbarella - Pra Cantar, Dançar, Sonhar

Blink 182 - The Mark, Tom and Travis Show

Balão Mágico - Grandes Sucessos da Turma do Balão

Casa das Máquinas - Lar de Maravilhas

Engenheiros do Hawaii - Alívio Imediato

Frank Jorge - Carteira Nacional de Apaixonado

Graforréia Xilarmônica - Coisa de Louco II, Chapinhas de Ouro, todas as demos da Toca do Disco e as gravações piratas que fiz nos shows...

E ainda: Guilherme Arantes - Meu Mundo e Tudo Mais ao vivo, Joelho de Porco - São Paulo 1554/Hoje, Júpiter Maçã - A Sétima Efervescência, Kiss - Alive III, Nenhum de Nós - Acústico ao vivo no Theatro São Pedro, Todos do Apocalyptica, AC/DC, Beck, The Byrds, The Beatles, Bad Religion, Rage Agains The Machine, Ratos de Porão, Chico Science, Cream, The Cranberries, The Carpenters, Cake, Santana, The Clash, Sex Pistols, Ramones, The Doors, Emerson Lake & Palmer, Earth Wind & Fire, Kool & the Gang, Falcão, Funkadelic, Frank Zappa, George Benson, Ira!, Iron Maiden, Jmi Hendrix, Rammstein, Jethro Tull, Rush, Led Zeppelin, Pato Fu, Pink Floyd, Raul Seixas, Secos e Molhados, Sonic Youth, Supergrass, Tim Maia, Toy Dolls, Bob Marley, Ultraje a Rigor, Yes eThe Who Daqui, sou fã de quase tudo, mas destaco: Os The Darma Lóvers, Ultramen, Videohits (extinta), Bidê ou Balde, Suco Eléctrico, Os Subtropicais, Rifferama, Laranja Freak, Sombrero Luminoso, Zé do Bêlo (esse é massa)

Sites

http://reinehr.org

http://simplicissimo.com.br

http://www.olhares.com/utilizadores/detalhes.php?id=2421

http://ages.org.br/

http://dvdhall.org/

http://www.duplipensar.net/fraternidade/rlreinehr.html

http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=11770363745785900946

http://www.last.fm/user/rafaelreinehr

-
-

Outros

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-

Textos

DataTitulo
07/02/11 00:38:08Excêntrico
10/01/11 00:53:40Seriam os Smurfs comunistas?
03/01/11 00:45:34Um novo ano que entra, um novo horizonte se apresenta
27/12/10 15:03:31Como resolver nossos problemas de forma holística?
13/12/10 13:58:35Pensar e Viver a Educação em uma Sociedade em Colisão
06/12/10 00:27:27Contra Dicções
29/11/10 16:56:36Do virtual ao real: redes que transformam a realidade
22/11/10 09:28:29Twitter Mix em Bento Gonçalves - vinho, gastronomia e redes sociais
15/11/10 09:59:54Das contradições em um ser humano
08/11/10 00:07:59Primeira Feira do Livro Anarquista de Porto Alegre
01/11/10 00:05:29As Viagens Etéreas e Psicodélicas Impressas no Éter Universal estão de volta!
11/04/10 21:43:18Edição 361 - 11/04/2010 (final) - As frases de amor que jamais direi
29/03/10 10:22:45Pedido público de desculpas
28/03/10 20:28:23Edição 360 - 28/03/2010 - Deixar um filho morrer: o anúncio do fim do Simplicíssimo
15/03/10 23:52:15Edição 359 - 15/03/2010 - Algumas conclusões da Conferência Internacional de Cidades Inovadoras e de Redes Sociais, em frases soltas...
08/03/10 00:38:27Resultado do II Concurso Simplicíssimo/O Pensador Selvagem de Minicontos
28/02/10 22:41:13Edição 358 - 28/02/2010 - Estará a incidência de autismo associada a poluidores ambientais?
14/02/10 19:29:43Ediçao 357 - 14/02/2010 - Carnaval, Descanso e Concurso Literário
31/01/10 23:13:42Ediçao 357 - 31/01/2010 - Academia Khan e a Educaçao Democratizada
17/01/10 14:39:57Edição 356 - 03/02/2010 - O Haiti é aqui
03/01/10 20:45:06Edição 355 (03/02/2010) - A tragédia de Angra dos Reis, assaltos em São Paulo...
21/12/09 07:26:53Edição 354 (20/12/2009) - Papai NoEco, venha ser um também!
06/12/09 17:11:21Edição 353 - 06/12/2009 - II Concurso Simplicíssimo/O Pensador Selvagem de Minicontos
21/11/09 01:00:00Edição 352 - 22/11/2009 - A mídia, o meio e a saúde para além do corpo e da mente
08/11/09 01:00:00Edição 351 - 08/11/2009 - Todas as nossas ações refletem no mundo em que vivemos
01/11/09 01:58:30Edição 350 - 01/11/2009 - O trabalho de um editor
25/10/09 23:35:32Edição 349 - 25/10/2009 - 7 anos de Simplicíssimo!
25/10/09 19:54:26Deixa de ser um laranja! (ou seria banana?)
19/10/09 00:40:01Edição 348 - 18/10/2009 - Bem que vovó já dizia...
10/10/09 21:58:38Edição 347 - 11/10/2009 - And the Nobel goes to...
04/10/09 00:59:19Edição 346 (04/10/2009) - O Portão Laranja
29/09/09 14:38:58Novidades do Simplicíssimo
29/09/09 13:38:17Sobre o Simplicíssimo
07/08/09 05:50:48Edição 339 (07/08/2009) - O fim é o começo de um algo sem fim
29/07/09 06:04:06Edição 338 (30/07/2009) - O fim está próximo
15/07/09 16:38:17Edição 336 (16/07/2009) - As coisas e as pessoas
01/07/09 11:16:03Edição 334 (02/07/2009) - Soçobraram moscas
02/06/09 20:34:57Edição 331 (11/06/2009) - Temática: Love is in the air no arraial
27/05/09 22:00:00Edição 329 (28/05/2009) - Simplicissimus: as Origens do Simplicíssimo
13/05/09 18:41:05Edição 327 (14/05/2009) - 13 de maio
27/04/09 20:56:30Edição 326 (30/04/2009) - Dor na consciência
16/04/09 06:08:16Edição 324 (16/05/2009) - Data para envio e publicação do site
31/03/09 22:00:00Edição 322 (01/04/2009) - Edição temática: 1° de abril - dia da mentira / dia do bobo
19/03/09 10:53:47Edição 320 - 19/03/2009 - E você, já Twitta?
05/03/09 09:55:13Edição 318 (05/03/2009) – Procurar no lugar certo
18/02/09 22:00:00Edição 316 (19/02/2009) - Todo Carnaval tem seu fim
11/02/09 22:00:00Edição 315 (12/02/2009) - Como conseguir que as crianças odeiem os livros
05/02/09 22:30:00Edição 314 (05/02/2009) - Uma Aldeia Chamada Linguagem
28/01/09 22:48:32Edição 313 (29/01/2009) - Realismo mágico
21/01/09 17:07:49Edição 312 (22/01/09) - Mas que medo tchê!
06/01/09 19:25:02Edição 310 (07/01/09) - Qual é a cara do Simplicíssimo?
20/12/08 18:50:06Edição 308 (24/12/08) - Pois bem, é Natal...
10/12/08 16:37:34Edição 306 (11/12/08) - Amigos zumbis, Afeto e Comunidades Interativas
26/11/08 04:49:35Edição 304 (27/11/08) - Garantir o futuro ou garantir o agora?
12/11/08 18:10:21Edição 302 (13/11/08) - Como a Endocrinologia pode Evitar o Aquecimento Global
27/10/08 20:05:41Edição 300 (29/10/08) - Seis anos de Simplicíssimo
14/10/08 22:00:00Edição 298 (15/10/08)
22/09/08 08:43:46Edição 295 (24/09/08) - Possuir cultura ou por ela ser possuído
09/09/08 22:00:00 Edição 293 (10/09/08) - A Revolução Oculta
22/08/08 02:21:25Edição 291 (27/08/08) - Um mundo operário, um mundo literário
12/08/08 22:00:00Edição 289 (14/08/08) - A tigela: uma lição sobre a impermanência
29/07/08 21:30:34Edição 287 (30/07/08) - A História das Coisas
25/06/08 13:10:24Edição 284 (25/06/08) - Download Gratuito Remunerado
03/06/08 23:42:56 Edição 281 (04/06/08) - Prêmio São Paulo de Literatura e Retratos da Leitura no Brasil
21/05/08 01:00:00 Edição 279 (21/05/08) - 12 Passos Práticos para Aprender a “Ir com o fluxo”
06/05/08 10:38:20Edição 277 (06/05/08) - Editorial e Edital
19/03/08 00:36:49Edição 270 (19/03/08) - A literatura em crise
04/03/08 23:06:43Edição 268 (05/03/08) - Superbacana
27/02/08 01:03:47Edição 267 (27/02/08)
11/02/08 15:02:48Edição 265 (12/02/08) - Angst
15/01/08 19:08:23Edição 261 (15/01/08) - Dossiês, Edições Especiais e Revivals
01/01/08 19:00:00Edição 259 (01/01/08) - RenovAção
23/12/07 09:04:31Fábula Fabulosa
18/12/07 04:00:00Edição 257 (18/12/07) - Exercício de Imaginação
04/12/07 14:26:07I Concurso Simplicíssimo/O Pensador Selvagem de Minicontos (encerrado)
04/12/07 02:13:15 Edição 255 (04/12/07) - Rasgação de Seda Super Plus
20/11/07 22:00:00Edição 253 (20/11/07) - I Concurso Simplicíssimo/O Pensador Selvagem de Mini-contos
05/11/07 22:00:00 Edição 251 (06/11/07) - De volta à carga
23/07/07 22:00:00Onde está Reinehr?
23/07/07 22:00:00Edição 239 - 24/07/2007
16/07/07 22:00:00 Edição 238 (17/07/07) - Do poder ao "poder" - dormindo com as chinchilas
02/07/07 22:00:00Edição 238 - 03/07/2007
02/07/07 22:00:00 Edição 237 (03/07/07) - 31 anos: algumas conquistas
25/06/07 22:00:00Edição 237 - 26/06/2007
25/06/07 22:00:00 Edição 236 (26/06/07) - Remodelação, Reformulação
18/06/07 22:00:00Edição 236 - 19/06/2007
18/06/07 22:00:00Edição 235 (19/06/07) - Desculpa a ausência
11/06/07 22:00:00 Edição 234 (12/06/07) - A verdadeira história do Dia dos Namorados
11/06/07 18:54:11Edição 235 - 12/06/2007
08/06/07 18:09:17Blequanowska standard bezzourattas post
04/06/07 22:00:00Edição 234 - 05/06/2007
04/06/07 22:00:00 Edição 233 (05/06/07) - Eleições Gerais do Simplicíssimo
28/05/07 22:00:00Corrupção na política: eleitor vítima ou cúmplice
28/05/07 19:25:44Edição 233 - 29/05/2007
21/05/07 22:00:00Edição 232 - 22/05/2007
21/05/07 22:00:00Eduardo Galeano - De Pernas Pro Ar - A Escola do Mundo ao Avesso
14/05/07 22:00:00Teia da Vida
14/05/07 20:44:45Edição 231 - 15/05/2007
07/05/07 22:00:00Curto mas significativo - eSnips
30/04/07 22:00:00Feche os olhos
23/04/07 22:00:00O sumiço das abelhas
16/04/07 22:00:00Crescer para virar gente grande
09/04/07 22:00:00Panela De pressão
02/04/07 22:00:00Edição 225 - 03/04/2007
02/04/07 22:00:00Soneto Dadaísta
26/03/07 22:00:00Honey Honey yeah!
26/03/07 19:45:51Edição 224 - 27/03/2007
21/03/07 19:08:42Charadas
20/03/07 22:00:00Edição 223 - 21/03/2007
14/03/07 22:00:00Edição 222 - 15/03/2007
08/03/07 22:00:00Edição 221 - 09/03/2007
08/03/07 22:00:00Dividas de vida
26/02/07 22:00:00Fé, determinismo e o Pato Donald
26/02/07 17:30:28Edição 220 - 27/02/2007
22/02/07 15:40:14Todo carnaval tem seu fim
12/02/07 22:00:00Já sei namorar
12/02/07 22:00:00Edição 218 - 13/02/2007
05/02/07 22:00:00Edição 217 - 06/02/2007
05/02/07 22:00:00O EIOU
30/01/07 05:48:28Edição 216 - 30/01/2007
29/01/07 22:00:00Explicações
22/01/07 22:00:00Spencer Johnson - Quem mexeu no meu queijo?
22/01/07 22:00:00A gente deseja muita saúde para você em 2007
22/01/07 18:01:34Edição 215 - 23/01/2007
15/01/07 22:00:00Salvador Elizondo - Farabeuf
15/01/07 22:00:00Empolgadíssimo
15/01/07 22:00:00Edição 214 - 16/01/2007
14/01/07 22:00:00Alto padrão
08/01/07 22:00:00Jean-Paul Sartre – Esboço para uma teoria das emoções
08/01/07 22:00:00Edição 213 - 09/01/2007
08/01/07 22:00:00Febre
01/01/07 22:00:00José Saramago - As intermitências da morte
01/01/07 22:00:00Janeiro na História
01/01/07 22:00:00Edição 212 - 02/01/2007
25/12/06 22:00:00Daniel Galera - Mãos de Cavalo
25/12/06 22:00:00Edição 211 - 26/12/2006
25/12/06 22:00:00All You Need is Love
18/12/06 22:00:00Edição 210 - 19/12/2006
18/12/06 22:00:00O Catador de Cata-ventos & As Nanoresenhas
18/12/06 22:00:00Arthur Rimbaud - Uma temporada no inferno
11/12/06 22:00:00Juros compostos e juras de amor (JAZ8176)
11/12/06 15:45:47Edição 209 - 12/12/2006
04/12/06 22:00:00Edição 208 - 05/12/2006
04/12/06 22:00:00Amauta Editorial y otras cositas más
03/12/06 10:05:04Imprima um Cartaz e Divulgue o Simplicíssimo em Sua Cidade
30/11/06 14:46:00Cartazes do Simplicíssimo
27/11/06 22:00:00Hum milhão aos quarenta anos
27/11/06 22:00:00Edição 207 - 28/11/2006
20/11/06 17:22:31Edição 206 - 21/11/2006
20/11/06 17:05:32Gravidez indesejada, saúde mental y onde é que vamos parar?
13/11/06 22:00:00Os Super-Humanos estão chegando!
13/11/06 22:00:00Edição 205 - 14/11/2006
06/11/06 22:00:00Feira do Livro, Nova Editora e Novo Layout!
06/11/06 22:00:00Edição 204 - 07/11/2006
06/11/06 22:00:00Das cinzas às cinzas
05/11/06 22:00:00Justa Causa
04/11/06 22:00:00Sodoma e Gomorra
03/11/06 22:00:00Coprofagia
02/11/06 22:00:00Gasolina no asfalto
30/10/06 22:00:00Edição 203 - 31/10/2006
30/10/06 22:00:00Mushrooms, baby
24/10/06 22:00:00Vida de cão
23/10/06 22:00:00A Cultura do Vinho no Cenário das Civilizações
23/10/06 22:00:00Revolução Francesa
23/10/06 22:00:00Edição 202 - 24/10/2006
20/10/06 22:00:00Corda bamba
19/10/06 22:00:00Ingratidão
18/10/06 22:00:00Sinal dos Tempos
16/10/06 22:00:00Edição 201 - 17/10/2006
16/10/06 22:00:00Sem ter o que falar
14/10/06 22:00:00Perseguição
13/10/06 22:00:00Idolatria
12/10/06 22:00:00Filme queimado
09/10/06 22:00:00Edição 200 - 10/10/2006
09/10/06 22:00:00Escritos do Sem-Tempo
05/10/06 22:00:00Au au psicólogo
02/10/06 16:26:33Edição 199 - 03/10/2006
01/10/06 22:00:00Movimento Surrealista
29/09/06 22:00:00Enclausurados
28/09/06 22:00:00Lixo humano
27/09/06 22:00:00Embaralhada
26/09/06 22:00:00Flamenco
25/09/06 22:00:00Alucinações táteis
25/09/06 17:29:17Edição 198 - 25/09/2006
25/09/06 17:17:52Minicontos e zerézimas
18/09/06 22:00:00Chá de casca de sequóia
18/09/06 22:00:00Edição 197 - 19/09/2006
16/09/06 22:00:00Perna quebrada
15/09/06 22:00:00Enclausurados
13/09/06 22:00:00Vida no campo
12/09/06 22:00:00O Ponto de Mutação
12/09/06 22:00:00Edição 196 - 13/09/2006
12/09/06 22:00:00Azar
11/09/06 22:00:00Férias de Seqüestrador
10/09/06 22:00:00No posto de gasolina
09/09/06 22:00:00Lenha na fogueira
06/09/06 22:00:00Edição 195 - 07/09/2006
05/09/06 22:00:00No cartório
30/08/06 22:00:00Chovia rima com...
30/08/06 22:00:00Edição 194 - 31/08/2006
23/08/06 22:00:00Edição 193 - 24/08/2006
23/08/06 22:00:00Barafunda
19/08/06 22:00:00Prisão
16/08/06 22:00:00We are the champions, my friend!
16/08/06 22:00:00Edição 192 - 17/08/2006
09/08/06 22:00:00Edição 191 - 10/08/2006
09/08/06 22:00:00Aurora, Pústulas e Quinta-feira
06/08/06 22:00:00Precoce
05/08/06 22:00:00 A História do Mundo (ou Minha História no Mundo)
03/08/06 22:00:00Estranha Picanha
01/08/06 22:00:00Horror Caçado
01/08/06 22:00:00Edição 190 - 02/08/2006
01/08/06 22:00:00Rotina
31/07/06 18:15:52Um Miniconto por dia
25/07/06 22:00:00Edição 189 - 26/07/2006
25/07/06 22:00:00Um mini-conto por dia
18/07/06 22:00:00Vim, vi, mas não venci
18/07/06 22:00:00Edição 188 - 19/07/2006
11/07/06 22:00:00O menino que podia tudo
11/07/06 22:00:00Edição 187 - 12/07/2006
04/07/06 22:00:00Edição 186 - 05/07/2006
04/07/06 22:00:00Eu queria ser francês...
27/06/06 22:00:00O Livro contra-ataca
27/06/06 22:00:00Edição 185 - 28/06/2006
20/06/06 22:00:00Edição 184 - 21/06/2006
20/06/06 22:00:00O Editorial útil
13/06/06 22:00:00Meditando
13/06/06 22:00:00Edição 183 - 14/06/2006
06/06/06 22:00:00Amoral como princípio básico
06/06/06 22:00:00Edição 182 - 07/06/2006
30/05/06 22:00:00A guerra do trânsito
30/05/06 18:26:08Edição 181 - 31/05/2006
23/05/06 22:00:00Minha pegada ecológica
23/05/06 16:49:06Edição 180 - 24/05/2006
16/05/06 22:00:00Cansado, correria
16/05/06 19:43:26Edição 179 - 17/05/2006
09/05/06 22:00:00De ovas de esturjão e além
09/05/06 22:00:00Edição 178 - 10/05/2006
02/05/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (VI de VI)
02/05/06 22:00:00Edição 177 - 03/05/2006
25/04/06 22:00:00Edição 176 - 26/04/2006
25/04/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (V de VI)
18/04/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (IV de VI)
18/04/06 19:17:19Edição 175 - 19/04/2006
11/04/06 22:00:00Edição 174 - 12/04/2006
11/04/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (III de VI)
04/04/06 22:00:00Edição 173 - 05/04/2006
04/04/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (II de VI)
29/03/06 10:31:31Edição 172 -- 29/03/2006
28/03/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (I de VI)
28/03/06 22:00:00Propostas Para Um Brasil Melhor (I de VI)
28/03/06 15:09:20Propostas Para Um Brasil Melhor
21/03/06 22:00:00Edição 171 - 22/03/2006
21/03/06 17:33:29Brasil, 15 de novembro de 2020.
14/03/06 22:00:00Via Campesina e os Meios de Comunicação de Massa
14/03/06 19:18:10Edição 170 - 15/03/2006
07/03/06 22:00:00Edição 169 - 08/03/2006
07/03/06 22:00:00Respeito é característica de gente bem educada
02/03/06 16:26:08Edição 168 - 01/03/2006
28/02/06 22:00:00A greve é grave!
22/02/06 17:25:54Edição 167 - 22/02/2006
21/02/06 22:00:00Luz e dia
14/02/06 22:00:00Edição 166 - 15/02/2006
14/02/06 22:00:00Pela neo-renascença das artes brasileiras
07/02/06 22:00:00Edição 165 - 09/02/2006
07/02/06 22:00:00Relíquias
31/01/06 22:00:00Edição 164 - 02/01/2006
31/01/06 22:00:00Agora sim
24/01/06 22:00:00Os mais novos golpes na praça
19/01/06 05:56:47Edição 163 - 25/01/2006
17/01/06 22:00:00Como reativar hoje a potência política do poético?
17/01/06 17:22:25Edição 162 - 18/01/2006
10/01/06 22:00:00Edição 161
10/01/06 22:00:00Horizontes ampliados
03/01/06 22:00:00Edição 160
03/01/06 22:00:00Acharam o editor!
20/12/05 17:04:38Edição 158
13/12/05 18:37:56Edição 157
06/12/05 22:00:00A vergonha ronda os Gramados (ou) Da corrupção escancarada no Campeonato Brasileiro
06/12/05 22:00:00Edição 156
29/11/05 22:00:00Glaucoma de ângulo estreito
29/11/05 17:47:51Edição 155
22/11/05 22:00:00Freitas, ah Freitinhas!
22/11/05 17:11:23Edição 154
16/11/05 05:39:47Edição 153
15/11/05 22:00:00Nem sempre quem está na chuva é pra se molhar
08/11/05 22:00:00Novembro de dois mil e cinco
08/11/05 22:00:00Edição 152
31/10/05 22:00:00A morte da vaquinha
31/10/05 18:34:47Edição 151
25/10/05 22:00:00Bate bate bate na porta do céu
25/10/05 18:21:24Edição 150
18/10/05 22:00:00Fibras e regra dos terços
18/10/05 18:41:48Edição 149
11/10/05 22:00:00Ódio às criancinhas!!!
11/10/05 22:00:00Edição 148
05/10/05 07:18:11Edição 147
04/10/05 22:00:00O catecismo do diabo
28/09/05 18:58:29Edição 146
28/09/05 18:41:21I Concurso Literário Multicard/Multiclínica Simplicíssimo
27/09/05 22:00:00Desarmamento
20/09/05 22:00:00De projetos natimortos
20/09/05 19:15:22Edição 145
14/09/05 07:14:10Edição 144
13/09/05 22:00:00Frutos verdes, maduros e podres
07/09/05 11:06:49Edião 143
07/09/05 10:53:56Os segredos da ficção
30/08/05 19:53:55Edição 142
30/08/05 17:33:36Suco artificial de laranja e chocolate
23/08/05 18:55:28Edição 141
22/08/05 22:00:00Mamãe Claise
16/08/05 18:31:25Edição 140
16/08/05 17:26:08Votação eletrônica plena
09/08/05 16:58:17Edição 139
09/08/05 16:56:58Acha que é fácil?
03/08/05 14:07:47Edição 138
03/08/05 14:06:18Licença
26/07/05 16:26:26Octaedro
19/07/05 15:03:19Entendimento
12/07/05 17:26:05Trabalha mucama, trabalha!
05/07/05 14:24:19A insustentável dureza do poder...
28/06/05 18:21:05Amilcar, Jenuíno e Madalena
14/06/05 19:35:20Bebeto Jéguesson
07/06/05 13:58:30A Memória do Vencedor
24/05/05 08:15:21A Ferro e Fogo
17/05/05 19:45:48A Matemática da Desigualdade
16/05/05 18:05:58Mambo, Rumba, Salsa, Conga e Merengue
15/05/05 17:34:15Guanina, Adenina, Timina, Timina, Adenina, Citosina, Adenina
24/04/03 22:00:00Atchim! Saúde, né!?
06/03/03 22:00:00A Dinâmica dos Relacionamentos do Médico-Residente no Hospital Conceição - Uma Breve Etnografia I
06/03/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição VIII
06/03/03 22:00:00" - Sede Amorzinho! "Batante" água!"
06/03/03 22:00:00Escrever por Escrever IX (excertos)
27/02/03 22:00:00Tudo Está Impresso No Éter Universal
27/02/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição VII
27/02/03 22:00:00Escrever por Escrever VIII (excertos)
20/02/03 22:00:00The Top Ten Hits Band
20/02/03 22:00:00Escrever por Escrever VII (excertos)
20/02/03 22:00:00A teoria do estado moderno*
20/02/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição VI
13/02/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição V
13/02/03 22:00:00A Ponte
13/02/03 22:00:00Escrever por Escrever VI (excertos)
13/02/03 22:00:00Resenha do Texto "Antropologia Fílmica - Uma Gênese Difícil, masPromissora", de Claudine de France
06/02/03 22:00:00"Flúor e Fio Dental"
06/02/03 22:00:00Escovas de Dentes
06/02/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição IV
06/02/03 22:00:00Escrever por Escrever V (excertos)
30/01/03 22:00:00"É de chocolate que o amor é feito"
30/01/03 22:00:00Confusões Familiares
30/01/03 22:00:00Pensamentos Privados
23/01/03 22:00:00"Mas eu vou mudar..."
23/01/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição III
09/01/03 22:00:00A Possibilidade de uma Ciência Social
09/01/03 22:00:00Escrever por Escrever III (excertos)
09/01/03 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição II
09/01/03 22:00:00"Cabeça de Platinóide"
26/12/02 22:00:00Edição 005 (27/12/2002)
26/12/02 22:00:00Prova de Metafísica (08/05/2000)
26/12/02 22:00:00Escrever Por Escrever II (excertos)
26/12/02 22:00:00A Cartilha do Simplicíssimo - lição I
12/12/02 22:00:00Edição 004 (13/12/2002) - Escrever por Escrever I (excertos)
30/11/02 22:00:00A Grande Cooperativa Mundial
30/11/02 22:00:00Edição 003 (01/12/2002)
30/11/02 22:00:00Mais Um
30/11/02 22:00:00A velocidade do pensamento
17/11/02 22:00:00Edição 002 (18/11/2002)
17/11/02 22:00:00Qual o tipo de Escola ideal?
31/10/02 22:00:00A Era de Aquarius está aí, acreditemos ou não!
31/10/02 22:00:00PS
31/10/02 22:00:00Edição 001 (01/11/2002)
31/10/02 22:00:00Quando dá aquela vontade...
24/10/02 22:00:00Carta Aberta ao Futuro Excelentíssimo Presidente da República
17/11/01 22:00:00Dúvidas

Viagens Etéreas e Psicodélicas Impressas no Éter Universal

Líricas BulhufasCATEDRAL SUBMERSA
25/09/2012 | Marcelo Sguassabia

 Devaneio ao som de La Cathédrale Engloutie, de Claude Debussy.
  A verdade é que a lenda de lenda não tinha nada, pois juro sobre a Bíblia que vi a catedral engolida pelas águas, com suas ogivas gó [ ... ]


Líricas BulhufasMC LUA INFELIZ
18/09/2012 | Marcelo Sguassabia

   - Sabe de uma coisa, Ray, você até que é um cara esperto. O seu defeito é pensar pequeno, e um sujeito com 52 anos não tem mais tempo de errar na vida. Aonde pensa que vai chegar com esse sanduichinho  [ ... ]


Líricas BulhufasLIQUIDIFICADOR JETMASTER SUPERTURBO 3 VELICIDADES
08/09/2012 | Marcelo Sguassabia

   O fato é que John Boy Walton mal conseguia disfarçar seu entusiasmo com algumas das partes palpáveis de Tetê, aquela que sabia demais e não viu que o tempo passou, ainda que continuasse em ótima forma [ ... ]


Líricas BulhufasO MELHOR DA FILA É ESPERAR POR ELA
04/09/2012 | Marcelo Sguassabia

 Deu na "Folha": paulistano às vezes passa mais tempo na fila do que no programa que a originou. É tanto tempo que ela própria virou o passeio. As duas horas em média de fila no restaurante acabam send [ ... ]


Líricas BulhufasPOR ONDE ANDARÁ?
28/08/2012 | Marcelo Sguassabia

 Rara é a semana em que não me abordam na rua para perguntar sobre o paradeiro de Ditinho Puxa-Uma-Perna, figura que já foi assunto de crônica minha no final de 2009.   Levando em conta o apelido do Dito  [ ... ]


Poesia a Toda ProsaSorriso de Verdade
22/08/2012 | Frank Santos

A frente do brilho do mar
originado pelo sol
num reflexo que se espalhava
em cada gota, numa imensidao


Líricas BulhufasUNIVERSO PARALELO
21/08/2012 | Marcelo Sguassabia

 Naqueles dias, o fake do Todo-Poderoso botou as manguinhas de fora e resolveu criar seu universo genérico, plano que acalentava há tempos. Pode-se argumentar que o termo "Universo", significando "t [ ... ]


Poesia a Toda ProsaA bela, a flor e o sol.
15/08/2012 | Frank Santos

No crespúculo do dia se deu o reencontro mágico de uma flor e o sol. Ela linda, deixando toda luz navegar sobre suas pétalas se confundia com uma lindíssima jovem que ao abrir os braços se entregava aquele momento.  [ ... ]


Líricas BulhufasLIÇÕES DE SATURNO
14/08/2012 | Marcelo Sguassabia

 Há muito mais para se ver em Saturno além de seus estonteantes anéis. Tudo bem que flanar por eles, admirando seu colorido e sua plasticidade cósmica, é passeio obrigatório de qualquer ser humano em sua prime [ ... ]


Contos MissioneirosO Brasil e o Complexo de Pelé
08/08/2012 | Mauro Rodrigues

     Nesta Olimpíada, quando o Brasil supera o "Complexo de Viralata", do Nelson Rodrigues, surge o Complexo de Pelé para nos complicar.


Poesia a Toda ProsaPaixão X Rivalidade
08/08/2012 | Frank Santos

Todos nós respiramos, mas somos diferentes. Existem parâmetros a serem seguidos: como o bom senso, que para muitos é uma das coisas mais subjetivas do mundo e como a ética, que é mais bem definida mas que nem sempre [ ... ]


Líricas BulhufasÊNIO
24/07/2012 | Marcelo Sguassabia

 Arrimo de família, o Ênio luta com dificuldade de dar pena. Esfola-se, o pobre, pra conseguir levar pra casa um quilo de acém ou de fraldinha de quando em quando pra misturar com a farofa. Mas nem sempre foi ass [ ... ]


Contos MissioneirosA greve está na moda
23/07/2012 | Mauro Rodrigues

    A greve é uma moda... Se o vizinho faz, eu também quero fazer. Até jogador de futebol faz. E por quê?


Líricas BulhufasME DÁ UM AUTÓGRAFO?
17/07/2012 | Marcelo Sguassabia

O maior colecionador de autógrafos da cidade de Antuérpia vivia, estranhamente para alguém de quem se esperaria hábitos de paparazzo, como um ermitão em sua casa de 4 cômodos - um deles reservado exclusivamente ao  [ ... ]


Daqui & De LáMandala das Lendas
11/07/2012 | Clarice Villac

mandala das lendas –
poções encantadas
de sabedoria ancestral...


Líricas BulhufasAMANTE MANTIQUEIRA
10/07/2012 | Marcelo Sguassabia

 Do meio da escada rolante, na grande cidade cinza, galopo mentalmente nesse azul esverdeado que é todo teu, Mantiqueira. Vou me encardindo em teu musgo, devasso tua vastidão, perdidamente me encontro em teus cip [ ... ]


Líricas BulhufasNO CENTER DO SHOPPING
03/07/2012 | Marcelo Sguassabia

Meus irmãos, as negociações da venda da fazenda para a construção do shopping entraram num impasse sem solução à vista. Ainda que a gente tenha metade da propriedade, o pai é dono dos outros 50%, e pra complicar [ ... ]


Líricas Bulhufas31 DE DEZEMBRO DE 1999 (EPISÓDIO QUASE AUTOBIOGRÁFICO)
26/06/2012 | Marcelo Sguassabia

 Um dia de outono de 1981, último ano do colégio. Estava sentado na minha carteira, fingindo que não prestava atenção no pacto que ali, ao meu lado, se selava. Lá na frente, o professor de matemática falava p [ ... ]


Poesia a Toda ProsaO Rumo
20/06/2012 | Frank Santos

Fui andar, caminhei sem rumo até me deparar com o mar que de sua mais distante beleza me disse:
Tem paciência moço, não vê como eu fico aqui jogando minhas ondas indefinidamente?


Líricas BulhufasPEQUENO STEVE
19/06/2012 | Marcelo Sguassabia

 Eram sempre graúdas, doces, se possível geladinhas. Tenras maçãs desde tenra idade. - Incrível, Steve. Você nunca esquece. Um dia sem suas maçãs na minha mesa e meu ânimo não seria mais o mesmo. Mal devo [ ... ]


Daqui & De Lá13 de Junho – Dia de Santo Antonio
13/06/2012 | Clarice Villac

Então, Viva Santo Antonio,
mas que viva por inteiro!
Livre, solto em sua memória
de ser o casamenteiro!


Líricas BulhufasO CESSAR DAS SESSÕES
12/06/2012 | Marcelo Sguassabia

 Fiz análise durante um certo tempo, por motivo que não vem ao caso expor aqui. Esse certo tempo na verdade não chegou a 3 meses, o suficiente para que eu me desse alta – embora estivesse pior que no iníci [ ... ]


Contos MissioneirosJornal de segunda na sexta-feira
11/06/2012 | Mauro Rodrigues

     O que está acontecendo quando você se pega lendo o jornal de segunda-feira na sexta-feira à noite?


Poesia a Toda ProsaNas veias e no coração
06/06/2012 | Frank Santos

Nas veias, nos olhos, no coração, eu sinto, respiro e peço: Que seja para sempre, até o ultimo segundo.


Contos MissioneirosMuitas ideias
29/05/2012 | Mauro Rodrigues

     Ter muitas ideias às vezes é ruim. Qual desenvolver? Sobre o que dedicar mais tempo? Qual vale mais a pena? Não pode é ficar pensando sem agir.  


Líricas BulhufasREVANCHE DOS SUICIDAS
29/05/2012 | Marcelo Sguassabia

Assis Valente, aquele gênio nem sempre lembrado da MPB, era o ídolo e a inspiração deles. Tinha um quadro em lugar de destaque na sede da associação, da qual era patrono oficial.   Para quem não sabe, A [ ... ]


Poesia a Toda ProsaPor dentro e por fora
23/05/2012 | Frank Santos

A vida é como surf
altos, baixos,
tudo ondulado
e o que mais importa?
aquilo que passa
ou aquilo que fica?


Líricas BulhufasINVENTÁRIO DE WANDU
22/05/2012 | Marcelo Sguassabia




Passada a consternação que assolou o país com o desaparecimento de um dos maiores nomes de nossa música, a família de Wandu deu entrada na tarde de ontem ao processo de inventário, para a partilha do pa [ ... ]


Divulgue o Simplicíssimo

 
 

(by Carla)

Login

Restore Default Settings