Simplicíssimo

Coisas Eternas…

É impressionante como algumas coisas mudam tão rápido em nossa sociedade, o desenvolvimento tecnológico a cada dia se supera e lança coisas mais complexas e aperfeiçoadas. Entretando, em outros aspectos o ser humano parece quase um ser imutável. O texto abaixo é uma descrição da politica em Roma no séc. 1 d.c.:

“Não conheço um senador cujas mãos não estejam enlameadas de suborno ou mesmo que não tenha recebido um suborno. O senado tornou-se uma organização fechada de canalhas que saqueiam o Tesouro em nome de clientes, e pelos quais exibem a mais comovedora solicitude. O destino de Roma, o destino dos contribuintes desesperados, nada é para eles. Que a dívida pública cresça! Que a classe média seja esmagada até morrer sob taxas, extorsões e explorações! Por que a classe média foi criada senão para servir de bois de tiro para as bigas de senadores seguidos das multidões de mendigos vorazes? Um homem honesto, um homem que trabalha e honra a cidade e a Constituição da República não é apenas um tolo. É um indivíduo  suspeito. Manda-se-lhe o coletor de taxas para novos assaltos! Provavelmente, ele está pagando sua ‘justa’ cota de impostos.” (“Médico de Homens e de Almas” de Taylor Caldwell.) 
Quando estava lendo esse livro e li essa descrição fiquei pensando se a autora estava descrevendo o Brasil de hoje ou se era mesmo sobre a Roma do século primeiro.
Nós seres humanos, por vezes, estamos tão mais procupados com o ter, com a materialidade, que desenvolvemos e aperfeiçoamos a realidade material e esquecemos de renovar as estruturas que modificam e alteram para melhor nossas condições de SER.

Hans Henrique da Silva Pereira

13 comentários

Deixe uma resposta

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!

Últimos Posts