Simplicíssimo

FAQ do FAQ

1) Por que FAQ se chama FAQ?

Porque “Frequent Asked Questions” soa muito melhor do que “Perguntas Feitas com Frequência”. Sem falar que a sigla, em português, perde o charme, sonoramente fica uma pobreza: PFF. Um horror sonoro. Quase jacu.

2) Quando surgiu o primeiro FAQ?

Esta pergunta é impossível de ser respondida, mas, se fosse, a resposta não teria serventia alguma. Você tem que fazer esta pergunta a quem primeiro se fez a seguinte pergunta: “Por que não invento uma lista de perguntas mais recorrentes sobre minha empresa e seus produtos, para aliviar minha equipe de atendentes humanos?”. Voltando à questão do FAQ pioneiro, eu diria que, se a data de concepção do primeiro deles se perde nas brumas do tempo, pelo menos pode-se afirmar que o FAQ número 1 surgiu antes do segundo, muito antes do terceiro e muito, mas muito antes do quarto. Evidências encontradas nos quatro cantos do planeta confirmam esta tese.

3) Qual o tempo médio de leitura de um FAQ típico?

Vamos te responder com outra pergunta: como chamar um FAQ de típico se eles variam tanto de tamanho – especialmente quando se considera a extensão das respostas? Umas ficam no sim ou não, outras são verdadeiras resenhas, de tão enfadonhas e técnicas.

4) Se a minha pergunta não consta no FAQ, o que devo fazer?

Se isto ocorrer, é sinal evidente de que a dúvida não tem importância, nem representatividade estatística para poder ser chamada de “frequente”. Ou então é um forte indício da sua burrice, na medida em que você tem como dúvida o que para a maioria é óbvio.

6) Quer dizer então que, quanto mais inteligente a minha FAQ, melhor para a imagem da minha marca?

Sim, porém é preciso tomar cuidado para não destruir a função do FAQ, o propósito dele. Se todos no mundo fossem gênios, o FAQ não existiria. Se você faz um FAQ excessivamente inteligente, fica incompreensível e perde o sentido. Ninguém lê pelo receio de não entender nada e se descobrir burro.

7) Se eu encomendar meu FAQ hoje a vocês, quando ficará pronto?

Na FAQ Fácil, o tempo médio de entrega é de quatro dias úteis. Preencha o formulário e aguarde a visita de nosso representante.

Esta é uma obra de ficção

© Direitos Reservados

Marcelo Sguassabia

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!