chuvas de verão !…
a bicicleta encostada –
suspira o ciclista
***
“O Tempo é relativo e não pode ser medido exatamente
do mesmo modo e por toda a parte.”
– Albert Einstein
Você respeita os ciclistas ?
Tenho um grande amigo que é ciclista. Forte, estável, alegre, bondoso. Adora a sensação de liberdade que a bicicleta em movimento, o vento, proporcionam.
Mas não é simples pedalar pela cidade de trânsito intempestivo.
Com frequência, motoristas atarantados alegam que não viram os ciclistas, quando os colocam em situações de perigo extremo.
Pensando em si, seus compromissos, problemas, ambições, dirigem seus carros como se cada um ‘tivesse o rei na barriga’, como diriam meus pais. E rei egoísta, lembram-se do Reizinho Mandão, da querida Ruth Rocha ?
E vem o ciclista, equilibrando seu dia, considerando tudo à sua volta, mas sem poder prever a irresponsabilidade leviana do (des)cidadão motorizado…
Muitas vezes, lembro-me dos quadrinhos da Mafalda de Quino… em uma tirinha memorável, ela vê seu pai querido chegar em casa à noite, com a roupa desalinhada, descabelado, olheiras, arqueado, a maleta na mão, depois de mais um dia de trabalho, e diz : “Todas as manhãs enviamos um pai novinho em folha pro escritório, e o escritório nos devolve isto ?!…”
É preciso que cada um repense os valores que vive realmente, cada coisa que fazemos ou deixamos de considerar pode ser crucial, por exemplo, para a vida de alguém que só está circulando pela cidade, sem poluir, sem barulho, fazendo exercício em sua bicicleta !
Quando criança, ou mais jovem, você gostava de andar de bicicleta ?
Já pensou, já tentou ensinar seus filhos a pedalar ?
Assim, deixo aqui recortes interessantes que colhi, para podermos refletir…
Falam inclusive sobre algumas medidas de segurança que os ciclistas devem adotar, e os trago aqui na tentativa de nos colocarmos na situação do ciclista, e melhor sentirmos, imaginarmos o que eles vivenciam.
Para saber mais, é só clicar nos links correspondentes, tem muita coisa interessante.
______________________________________
http://www.bbc.co.uk/portuguese/multimedia/2011/02/110201_ciclista_camera_nf.shtml
De maneira cada vez mais frequente, ciclistas em Londres estão adaptando uma pequena câmera aos seus capacetes para registrar suas jornadas e se proteger no caso de eventuais acidentes.
Em Londres, a bicicleta está se tornando mais comum nas ruas.
Muitas vezes os vídeos são apenas disponibilizados na internet em uma tentativa de identificar os motoristas e fazer com que estes se sintam envergonhados. Mas, em alguns casos, as gravações acabam sendo usadas como provas nos tribunais.
______________________________________
http://www.apocalipsemotorizado.net/2008/01/18/camiseta-para-ciclistas/
______________________________________
http://blig.ig.com.br/freeride/2006/06/01/por-que-ir-de-bicicleta/
____________
Autor: Willian Cruz : – Dicas para o ciclista urbano
Capacete: indispensável, ainda mais pra andar no trânsito. Se você passa num buraco e cai, mesmo devagarzinho, corre o risco de bater com a cabeça no chão e vai ter um traumatismo craniano que pode ser grave. Não quero isso para ninguém. Há quem seja contra o uso de capacete, mas eu acho muito importante.
Luvas: não são imprescindíveis, mas convém usar, por dois motivos principais. Primeiro que se você não usar, a manopla vai comendo sua mão e você pode ficar com a palma da mão ardendo e até com bolhas. Com a luva isso não acontece. Segundo que se você cai, sempre tenta parar a queda com a mão e vai esfolar ela toda se estiver sem luva. No frio, luvas de dedos fechados tornam-se importantes para suas mãos não enrijecerem com o vento gelado, o que pode atrapalhar bastante se você precisar frear de repente.
Não ande com a bike muito colada na direita, em cima da sarjeta, senão os carros vão tentar passar na mesma faixa que você, mesmo que não haja espaço. Você pode desequilibrar e cair só com o susto, sem falar no perigo de um esbarrão. Eles são obrigados pelo código de trânsito a passar a 1,5m de você, mas não sabem disso porque não é ensinado na auto-escola. Ande mais ou menos na linha de um terço da pista, assim não fica tão antipático quanto ocupar a pista toda , você tem espaço para desviar de buracos sem ter que ir mais para a esquerda e, principalmente, os carros vão ter que esperar até ter espaço suficiente para te ultrapassar pela outra faixa, sem te colocar em risco. E mesmo que te fechem, você ainda terá um respiro para fugir para a direita sem ter que se jogar na calçada.
Mas seja compreensivo com os motoristas: quando você passar por um trecho considerável onde não houver carros parados, dê uma recuada para desafogar a fila de carros atrás de você. Assim, aquele motorista que está atrás de você há alguns minutos sem conseguir te passar vai embora antes de ficar nervoso. Apesar de você estar no seu direito, muitos motoristas não vêem assim e se irritam com sua presença, esquecendo que a rua é de todos e não apenas dos carros.
Sempre sinalize o que vai fazer, com sinais de mão. Peça passagem, dê passagem, sinalize que o motorista pode passar quando você parar para esperar ele, avise quando você for precisar entrar na frente dele por causa de um carro parado e espere para ver se ele vai parar mesmo. Agradeça se ele parar ou te der passagem. Respeite e será respeitado.
Um ciclista educado é melhor recebido pelos motoristas. Motoristas são bem suscetíveis a abordagens educadas. Quantas vezes já não vimos um motorista, que está se posicionando para não deixar outro entrar na frente dele, ceder quando o primeiro faz um simples sinal com a mão? Pois esse sinalzinho de mão, acompanhado de um sorriso e seguido de um sinal de agradecimento, faz milagres… Muitos que estiverem te vendo como “um folgado ocupando a rua” vão pensar “pô, pelo menos o cara é educado”. Já é alguma coisa e pode ser a diferença entre uma situação de risco ou não. E esses motoristas passarão a tratar melhor o próximo ciclista que eles virem. Ou seja, com boas maneiras no trânsito você acaba ajudando a todos nós.
Para saber o que o Código de Trânsito diz sobre os ciclistas :
http://blig.ig.com.br/freeride/2004/08/18/o-que-o-codigo-de/
http://vadebike.org/category/dicas-para-o-ciclista-urbano/
—————————————-
Referências :
– Willian Cruz – Dicas para o ciclista urbano :
http://vadebike.org/category/dicas-para-o-ciclista-urbano/
– foto de Albert Einstein : Cem anos da Teoria da Relatividade – Uma breve biografia de Albert Einstein :
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/artigo.asp?artigo=359
– adesivo bicicleta : http://www.adesivoweb.com.br/adesivos-parede-and-bike.html
– imagem : casal passeando de bicicleta na praia – quadro de Leandro Lamas :
http://leandrolamas.blogspot.com/
– Apocalipse Motorizado – articulações e reflexões para superar a sociedade do automóvel : http://www.apocalipsemotorizado.net/bem-vindo-ciclista/
– O Reizinho Mandão – autora: Ruth Rocha, ilustrador: Walter Ono, coleção: Camaleão, Editora: Quinteto Editorial
– Quino & Mafalda : http://www.quino.com.ar/portugues/trabajos_mafalda.htm
Comente!