Simplicíssimo

Ditadura: fomentadora de pensadores

Ao refletir sobre o texto que publiquei no último final de semana e olhando para a realidade brasileira, percebi que a maior parte das pessoas que estão nos cargos de liderança em nosso país, seja na política, na arte, na literatura, enfim, os formadores de opinião,  são pessoas que foram reprimidas pela Ditadura Militar. 

Mas qual a relação???
 
O silenciar. 
 
A ditadura obrigou as pessoas a calarem. Reprimiu, torturou e caçou quem ousasse desafiá-la, e foi justamente aí que ela plantou seu próprio fim. O ser humano tem uma faceta interessante, como que uma faceta infantil que ele não perde, só gosta de fazer o que é proibido. 
Então como era proibido pensar, ele pensou e tinha a premissa básica para pensar, o silêncio. As pessoas caçadas foram caladas e forçadas a olhar a realidade que as cercavam e a partir daí pensaram, refletiram e formularam. E até hoje sentimos a força de seus pensamentos, prova maior é olhar para nossa Presidente e seus antecessores.
 
Hoje é permitido pensar. E então todos acham que podem falar o que vem a mente, passamos a viver num falatório sem sentido, que não leva a coisa alguma. Os políticos não reprimem mais, não querem acabar como as ditadura, querem mais que todos falem, de modo que não se articulem ou pensem solidamente. Por isso que vivemos num Brasil onde todos têm voz e ninguém tem vez. 
 
Por que suportamos tanta corrupção???
Porque não nos calamos diante dela, enxergamos verdadeiramente o problema e agimos na raiz. Pelo contrário todo mundo fala, nada acontece de concreto e amanhã acontece a mesma coisa de novo.
 
Será que precisaremos PROIBIR o ato de PENSAR para suscitarmos uma reflexão séria a respeito de nossa realidade???
———-
Obs: De modo algum quero defender a Ditadura Militar no Brasil ou qualquer outro movimento que censure. Apenas, fazer uma reflexão a respeito do ser humano. 
 

Hans Henrique da Silva Pereira

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!