Pseudomístico – a ciência do cotidiano 21/x
Desejando virar um ser de luz, tentou a vibração quântica, internaram por Parkinson e Esquizofrenia.
Violentos Haikais – série II / 21/x
Maus exemplos da Terra
fique a sua sorte para a morte
Liberou geral a Inglaterra
O outro lado da Escola
Este texto não é para apresentar a história da escola no nosso País (começou com a necessidade de atender as exigências da família real portuguesa vinda fugida de Portugal (com medo do primeiro Napoleão famoso).*
Este texto não é para falar que o que se aprende na escola tem pouca importância para a prática: o que é visto é um panorama geral de várias coisas, preparando para o trabalho (e faculdades) nas mais diversas áreas.
Este texto não é para falar que os professores são mal remunerados e suas graduações ensinam muito pouco sobre didática (como transmitir conhecimento para os alunos).
Este texto é para falar que a escola é ruim, mas fica muito pior sem ela.
A escola como a gente (ainda) conhece hoje, vem dos tempos da industrialização. Tempos cronometrados para atividades, importância para ciências e português. Tudo feito de forma metódica.
Toda a nossa vida está cercada de matemática: pesos, medidas, proporções e, nas prestações e juros.
Toda a nossa vida está na biologia: como nós somos (nem só homens e mulheres), porque não podemos cortar as árvores, como prevenir doenças.
Química e física também, apesar de muita gente nem se dar conta a geladeira é física e a cerveja de cada dia acontece por uma reação química. Hoje, controles rígidos de qualidade nas vinícolas fazem ótimos vinhos, descobrimos a química do sabor.
São raros os bons professores de matemática, dificultando muito mais a coisa.
Porém tem algumas matérias que são relegadas a segundo plano que são tão importantes quanto: geografia, história e filosofia.
Uma ressalva importante a ser feita: nossa história tem como centro a Europa, basta ver os mapas de um planeta esférico: a Europa está no centro, em cima, em uma proporção muito maior do que ela é em realidade.
De qualquer forma, a geografia nos permite decifrar quem é quem no mundo e vários elementos da economia, rios e muito mais. Qual o tamanho e importância da Amazônia?
A história é importante para a gente descobrir como chegamos até onde chegamos. Você já se perguntou por quem são escritos os livros de história?
Faço esta pergunta para introduzir a matéria mais desprezada de todas e, quem sabe a mais importante: a filosofia que pensa o pensar, que ajuda a gente a refletir sobre o mundo que nos cerca.
Para quem serve o mundo que a gente vive?
Todas as matérias nos ajudam a responder esta questão, a história nos faz lembrar quem somos nós para nos dar asas e pensar o mundo que queremos.
O mundo das escolas é horrível*, o mundo sem escolas é pior.
Que se mude as escolas, mas não se deixe nenhuma criança sem ela.
*Deixa crianças a adolescentes horas a fio em uma posição que não ficariam por sua natureza ouvindo um monte de coisas sem sentido.
Foto de capa de Phil Henry obtida no site Unsplash
Comente!