Simplicíssimo

A Semana dos Quadrinhos 130

INTERNACIONAL

Alan Moore volta em junho
 
Albion, nome da série em 6 gibis que marca a volta do The Claw, grupo inglês de super-heróis que estava fora das prateleiras há quase 30 anos, já tem data para ocorrer. As aventuras do quarteto The Claw, formado por Steel Claw, Robot Archie, Cursitor Doom e Dolmann, que protagonizam uma série em que superpoderes de cyborgs se fundem com boas doses de bizarrias voltam a ser publicadas agora em junho, pela WildStorm em cooperação com a inglesa IPC, e deve ter distribuição mundial, sendo que o primeiro número deve chegar às gibiterias no dia 29. Além de Alan Moore, os roteiros levam a assinatura de sua filha, Leah Moore e de John Reppion (Wild Girl). A arte fica por conta de Shane Oakley e George Freeman. A série foi lançada no dia 12, na Comic Expo, em Bristol. Esperamos que a notícia de que Alan Moore rompeu com a produção do filme 'V for Vendetta' e com a DC Comics, largamente divulgada esta semana, não frustre a espera pela série.
 
Yakari na TV
 
Depois de ser traduzido em 17 idiomas (em português, pela Verbo), Yakari, o indiozinho sioux criado pelo suíço Derib (pseudônimo de Claude de Ribaupierre) e que veio a ter roteiros de Job volta à televisão, numa série que já tem 52 episódios de 12 minutos programados. A France 3 informa que a transposição para as telinhas será fiel aos roteiros dos quadrinhos. Esperamos que sim, pois Yakari, capaz de dialogar (além de ter o dom de ouvir) com os animais é uma das séries de bandes dessinées que mais tem a acrescentar a jovens de todas as idades, não só pelo grafismo leve e pessoal mas também pelo humanismo da série. Em tempo: o 31º álbum – Yakari et les Appaloosas – deve ser publicado em setembro.
 
Novas séries de Batman
 
Batman volta a encontrar seu inimigo Ra's al Ghul numa minissérie em dois gibis a ser lançada em junho: 'Year One: Batman/Ra's Al Ghul', com roteiro de Devin Grayson e arte de Paul Gulacy & Jimmy Palmiotti. O tema da morte numa sociedade em que não se morre é o pano de fundo da mini. A série em 12 gibis Batman: Journey into Knight, começará a ser publicada em agosto. Com roteiros de Andrew Helfer e arte de Tan Eng Huat (de Doom Patrol). Nela, Bruce Wayne será infectado com um vírus letal.
 
El Eternauta, rumo ao cinema
 
Francisco Solano López, em uma palestra ministrada em Mar del Plata sobre German Oesterheld, seu colega na criação da imortal série argentina de ficção científica, deu, pela primeira vez, indicações claras de que o personagem será adaptado para o cinema.
 
George Grosz em HQ
 
O expressionismo do pintor e desenhista George Grosz (1893 / 1959 ), um dos artistas plásticos que mais influenciou os quadrinhos, volta a ser tema de uma HQ. Seu compatriota, Ulf K, que acaba de estrear na Espanha, será o responsável pelo tento. Vamos aguardar com interesse.
 
Morreu Henry Corden
 
Henry Corden, que passou a ser 'a voz' de Fred Flintstone em 1977 e que criou o mundialmente conhecido bordão Yabadabadu,  morreu aos 85 anos, vítima de enfisema pulmonar.
 
Guadalajara: 1 mês de quadrinhos na rua
 
Sob o nome de Paseo del Cómic, a turma que faz acontecer a Nona Arte em Guadalajara criou uma idéia altamente 'copiável': durante um mês, os quadrinhos estão ocupando uma calçada movimentada da cidade, com oficinas, exposição, venda e troca de quadrinhos. Um dos apoiadores e participantes do evento é o cartunista Trino, conhecido em todo o México, que empresta seu nome para que o evento tenha mais visibilidade pela imprensa de todo o país.
 
Pif, em 550 páginas
 
Pif Gadget, a revista de quadrinhos com que o PCF tenta ampliar a sua influência junto à juventude, desde 1944 (com outros nomes, em especial, 'Vaillant'), é o objeto do livro 'Le Meilleur de Pif', publicado pela Vents d'Ouest em capa dura, com 550 páginas. O livro conta a história do antigo semanário que deixou de existir em 1993 e voltou a ser publicado mensalmente como encarte do jornal L'Humanité em 2004. É pena que a presença de Pif no l'Humano não tenha feito melhorar os artigos sobre bandes dessinées do matutino do PCF, que continuam sofríveis e confusos.

HQs NO BRASIL

Quadrinhos nos outdoors do Rio
 
O governo do estado do Rio começou a veicular uma campanha para incentivar o pagamento de mais uma taxa, a de incêndio. Para convencer os contribuintes, só mesmo super-heróis. Assim, bombeiros ilustrados em quadrinhos por Vítor Barbosa acabaram sendo a principal peça de convencimento criada pela Agência 3, que mostra bombeiros como heróis de HQs. Com o mote 'Ajude os super-heróis do mundo real a salvar vidas. Pague a taxa de incêndio', a campanha,  foi parar em outdoors de todo o estado e nas páginas dos jornais de maior circulação do município do Rio.
 
Brésil en Bulles, em Lille
 
Brésil en Bulles (O Brasil em Balões), é o nome da exposição que coloca o Brasil no centro da Fête de La BD, na cidade de Lille, no sul da França. De 1º a 30 de junho, estarão expostos originais de autores de vários estilos e técnicas: Samuel Casal, Eloar Guazzelli, Marcelo Lelis, Cesar Lobo, Lourenço Mutarelli, Jô Oliveira, Osvaldo Pavanelli e Marcello Quintanilha, na Biblioteca Municipal. Telefone para contato: 03-28553093.
 
Autógrafos de Myrkos
 
Miguel Imbiriba esteve neste sábado, dia 28, autografando exemplares do álbum Myrkos (editado pela Dargaud), na Livraria Le Mer le Moqueur, em Paris.

José Roosevelt no 3º Des Bulles dans la Ville
 
A cidade de Antony (na região metropolitana de Paris) realiza, pela 3ª vez, o festival Des Bulles dans la Ville, nestes dias 27 e 28 de maio. Além de uma exposição (que segue até 26 de junho), concerto musical  e projeção de filmes, como em todo bom festival francês, não poderiam faltar os encontros com autores. Além de nomes que já são bastante conhecidos do público bedeïste, como Baudouin, Morvan e Munuera, o nosso José Roosevelt se faz presente autografando os álbuns de Juanalberto.
 
Leo na Itália
 
A Eura publicou este mês o 4º volume do ciclo de Betelgeuse, com o título local de Le Caverne, por 7,50 euros. O Neorama dos Quadrinhos continua esperando a chance de noticiar um álbum brasileiro de Leo.
 
HQ just-in-time nos EUA
 
Um outro aspecto interessante do álbum 'Zombingo/(In)Version', publicado por 4 brasileiros nos EUA: eles estão usando o sistema de impressão sob demanda da ComiXpress, sediada em New Jersey. Segundo Hector Lima, com 15 dólares é possível colocar um gibi à venda através do  site da ComiXpress. Com algum braço a mais e qualidade (como foi o caso da Zombingo), é possível furar a bolha da invisibilidade.
 
Trilha sonora de Batman Begins
 
O CD da trilha sonora do filme trilha sonora de Batman Begins, com 12 faixas compostas por Hans Zimmer e James Newton Howard, deve estar nas lojas brasileiras a partir de 9 de junho.
 
Quase 7
 
Lá de Vila Velha, Fábio Araújo Turbay (Fat) avisou que já saiu o número 7 da revista capixaba de quadrinhos, a Quase. Com tiragem de 2000 exemplares, a revista tem 44 páginas e preço de apenas 3 reais, com HQs do próprio Fat e de Juliano Enrico, Gabriel Labanca, Daniel Sarcinelli e Keka. Com um detalhe muito bem-humorado. A Quase é a única revista que assume que é fruto de uma 'panelinha'. No novo número, é apresentada a Paneliga de Artistas Capixabas Paladinos.
 
Carlos Zéfiro em especial de O Povo
 
Os jornais de Fortaleza continuam mostrando que oferecem mais e melhor aos seus leitores, nas artes em geral, e nos quadrinhos, em particular. Depois do Diário do Nordeste ter publicado o melhor obituário sobre Will Eisner no Brasil, O Povo publicou nada menos do que 6 artigos sobre a reedição dos 'Catecismos' de Carlos Zéfiro por Adda di Guimarães, da banca A Cena Muda, do Rio. Na série de matérias, para além do registro muito bem feito sobre a iniciativa, O Povo abordou com detalhes o debate 'Alcides Caminha não é Carlos Zéfiro', mostrou o trabalho de Gil Santos Caminha para manter acesa a memória do pai e resgatou a notícia de Juca Kfouri que teria revelado a identidade secreta de Carlos Zéfiro.
 
DVD de 'Meninos de Deus' chega ao Brasil
 
Lançado em 2002 nos EUA, 'The Dangerous Lives of Altar Boys', com o título de 'Meninos de Deus', chegou à sua versão em DVD, no Brasil, depois da exibição no circuito comercial, em 2004. A história, autobiográfica, se passa na cidade de Savannah, nos anos 1970, e um dos personagens centrais, Francis Doyle, tenta fugir da rígida rotina da escola católica em que estuda se dedicando a desenhar gibis. A relação ~com as HQs vai mais além: tanto nos EUA como no Brasil, o cartaz é baseado em uma estrutura de histórias em quadrinhos e tem cenas animadas por Todd McFarlane, o criador de Spawn.
 
Edição Quadrinhos 2
 
Nem bem foi lançada a revista Edição Quadrinhos #01, e seu realizador, Arthur Filho, já anuncia o que vem no segundo número: capa de Júlio Shimamoto e HQs de Edgar Franco, Márcio Sennes, Marcelo Marat e do próprio Arthur. A edição, que será publicada em breve, deverá também estar disponível no site da Nona Arte.
 
Festa otaku no Rio
 
Nos dias 9 e 10 de julho, acontece o Anime Family, no Rio de Janeiro, promovido pela Yamato. A principal atividade da arte do desenho será uma palestra sobre os lançamentos da ZN Editora: 4 revistas com mangás de César Gois, David Denis Lobão (mais conhecido pelo pseudônimo: Fly), Diogo Saito, Petra Leão e Walmir Archanjo.
 
Os Incríveis 2
 
A Abril publicou a revista Os Incríveis 2, com histórias em quadrinhos e passatempos, além de 5 imãs como brinde, ao preço de R$ 6,00
 
Jogos da Grow
 
A Grow lançou dois jogos baseados em personagens da Disney: Roba Monte & Cia Princesas, caixa de 6 jogos de cartas baseado nas Princesas Disney e Roba Monte & Cia Disney, com outros 6 jogos de cartas com a turma do Mickey. Ambos são para crianças na faixa de 4 anos.
 
Brasil na Comiclopedia
 
Mais 2 brasileiros tiveram suas biografias publicadas na Comiclopedia, a mais importante fonte de referência online sobre o assunto, em todo o mundo: Roger Cruz, desenhista de séries como X-Men, Capitão América e a mais recente, Araña, Heart of The Spider, e Ruy Jobim Neto, autor das tiras do cão Jarbas e de livros infantis.
 
Star Wars Mangá
 
A JBC voltou a colocar no mercado brasileiro Star Wars Mangá, versão de uma  coleção lançada em 1997, no Japão, por um time de artistas que têm – entre outros – o bom  Kia Asamiya. Cada revista da coleção tem, em média, 90 páginas e os mangás estão publicados seguindo a leitura ocidental. O primeiro dos quatro números já se encontra à venda em todo o Brasil.

QUADRINHOS, EDUCAÇÃO & CIDADANIA

Quadrinhos e dislexia
O Neorama dos Quadrinhos está preparando um material de fundo sobre a oportunidade do uso dos quadrinhos como apoio no tratamento de crianças disléxicas.
 
Software para criar quadrinhos em Braille
 
O GIES, um grupo de pesquisas da Faculdade de Informática da PUC RS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) desenvolve programas que utilizam a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Coordenado pela professora Márcia Campos, o grupo já produziu, entre outras belas contribuições, o Signhq, ferramenta que permite criar histórias em quadrinhos em Libras.
 
O grupo pretende disponibilizar – gratuitamente – as ferramentas e os manuais para download a partir do segundo semestre, através da página eletrônica http://gies.inf.pucrs.br. Para manter contato: marciabc@inf.pucrs.br

Cebolinha e Mônica em Braille
 
Numa nota publicada pelo jornal O Povo, de Fortaleza, está a melhor descrição do alcance da nova iniciativa de nosso mais bem-sucedido quadrinhista: 'Regina Fátima de Oliveira é editora dos livros de Mauricio de Sousa na Fundação Dorina Nowill. Ela diz que a 'maior emoção é reparar nas crianças aprendendo a ler e a reconhecer cada integrante do grupo por meio do alto relevo'. Portanto, se você pode passar adiante esta boa nota, não esqueça: Cada número das revistas Mônica e Cebolinha em Braille custa somente 15 reais. E pode abrir luzes para muitas crianças.
 
Em Angoulême, até a diocese promove concurso de quadrinhos
 
Angoulême, cidade que sedia o festival francês da Nona Arte de maior repercussão no mundo, acaba gerando várias manifestações ao longo do ano em torno dos quadrinhos. Agora, nos chega a notícia de que a diocese católica local está promovendo um concurso de quadrinhos para jovens de 18 a 28 anos com o nome 'jeunes espoirs de la BD chrétienne' (jovens esperanças da HQ cristã). O tema é livre, e o e-mail para contato é berengere.de.charnace@edifa.com
 
A Chrétiens Médias 16, entidade que cuida das iniciativas, garante que as melhores estórias serão expostas no festival d'Angoulême em 2006
 
Votuporanga: HQs auxiliam o Projeto Água
 
Os educadores da EE Esmeralda Sanches da Rocha, na cidade paulista de Votuporanga, souberam utilizar bem o interesse do alunado por histórias em quadrinhos, e incentivaram seus alunos a criar HQs (além de outras atividades) dentro do Projeto Água, que integra a educação ambiental aos conteúdos programáticos de todas as disciplinas.
 
Quadrinhos contra a gravidez indesejada
 
A Associação dos Museólogos da Venezuela (AMUSVE) reconheceu o mérito de uma exposição que já está aberta ao público há 6 meses no Museu de Ciências da capital venezuelana, outorgando uma menção de honra a um trabalho que mostra muito bem um dos usos possíveis dos quadrinhos. Por meio de uma exposição, são mostradas as consequências físicas e sociais da gravidez entre adolescentes. A mostra também aborda métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis, na qual os quadrinhos repetem quase o método de nosso Paulo Freire: as estórias são baseadas em situações da vida real dos jovens.
 
A história do Val d'Isère em BD
 
O Val d'Isère, bela região mais comumente associada ao esqui, na França, tem sua história contada em HQs. Realizada em 5 volumes pelo quadrinhista Gilbert Bouchard, 'Le Patrimoine de l'Isère en BD' foi concluída em 2004 e mostra as riquezas humanas e culturais da região desde a pré-história. Para além das estantes e da memória dos habitantes da região, a coleção foi objeto de uma exposição, este mês, no Musée Ancien Evêché, sediado na principal cidade da região, Grenbole. A organização da mostra teve a sensibilidade de mesclar elementos da coleção de quadrinhos com a própria ambientação do museu, que é, como seu nome diz, a antiga casa dos bispos da cidade. O momento mais importante da mostra se deu em março, durante a Alpexpo, quando o evento 'Le 5 Jours de la BD' levou à mostra nomes consagrados da Nona Arte francesa, em especial, Giroud. Para terminar o relato sobre os cuidados com a mostra, o museu realizou visitas guiadas para grupos em que era possível escolher o enfoque a ser dado. Infelizmente, a mostra se encerrou este mês.
 
Friedrich Schiller em Quadrinhos
 
Entre as comemorações pelos 200 anos da morte do poeta e dramaturgo Friedrich Schiller (assinaladas no dia 9 deste mês), a Nona Arte marcou presença com um álbum do quadrinhista Horus publicado pela Ehapa (sinônimo de quadrinhos bem tratados), com apoio da Sociedade Alemã Schiller: 'Schiller! Eine Comic-Novelle'. lembrando que o próprio Schiller era, à sua maneira, um apreciador da arte do desenho narrativo, previsto em algumas de suas correspondências. Segundo a resenha do Stuttgarter Zeitung, a obra não só consegue atingir o intento da Sociedade Schiller, ou seja recolocar a criação literária única de Schiller como objeto de interesse da juventude alemã como seria aplaudida pelo próprio homenageado, por conseguir utilizar bem a liberdade criadora que os quadrinhos permitem.
 
UNIVALE: extensão com quadrinhos
 
A UNIVALE: Universidade Vale do Rio Doce, em Governador Valadares (Minas Gerais) está oferecendo um curso de extensão na área de artes plásticas que inclui um módulo de 32 horas a cargo do professor João Marcos Parreira Mendonça. O curso total se estende de agosto a fevereiro, e a mensalidade sai por 60 reais. O público alvo, além dos artistas plásticos, são os próprios alunos, professores e funcionários da universidade.

Marko Ajdaric

Comente!

Deixe uma resposta

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!

Últimos Posts