Simplicíssimo

Memórias Póstumas de Joaquim Maria

“Não aceitei a Deus. E agora?” – pergunta-se o criador de Dom Casmurro, enquanto vaga pela casa, observando o próprio velório.

Em um canto da sala, três companheiros de Academia conversam em voz baixa. Machado de Assis, aproximando-se, escuta:

“É… lá se foi o mulato…” – lamenta Euclides da Cunha.

“Uma grande perda para as letras…” – observa Graça Aranha, para logo em seguida, pigarreando, completar: – “Se bem que em Esaú e Jacó ele começava a demonstrar um certo desgaste. O ilustre amigo concorda?”

"Desgaste eu não diria, mas uma certa repetição no tom da narrativa… Por exemplo, aquela ironia já estava se tornando maçante…” – responde Olavo Bilac.

O espírito (Ou sei lá o quê! – Como queira o leitor chamar ao estado pós-morte!) ri-se do comentário:

“Maçante? Sim… Tens razão, papa-defuntos…”

E voa (literalmente) para outro grupo – agora composto por Joaquim Nabuco, Mário de Alencar e Rodrigo Otávio – os quais, em meio a café e bolinhos, discutem uma das obras mais célebres do finado. Primeiro, escuta-se a voz de Alencar:

“Tudo imaginação do Bentinho!…”

“Não, senhor: a Capitu o traiu!…” – discorda Rodrigo Otávio.

E o outro imortal, ao lado:

“Concordo com Rodrigo. Foi traição.” – arremata Joaquim Nabuco.

Mas uma quarta figura intervém: “Nada de conclusões precipitadas, senhores… Lembrem-se de que o nosso querido Machado adorava discorrer sobre a contradição humana…” – E, tossindo, Rui Barbosa acende mais um charuto.

O espectro (voilà, caro leitor!) resolve deixar de lado aquela discussão e vai até o féretro, para examinar – agora mais atentamente – o cadáver. Por alguns segundos, olha fixamente para a máscara da morte no corpo que outrora habitara, para em seguida, suspirando, concluir:

“É, Quincas… realmente: ao vencedor, as batatas.”


Nota: O Conto “Memórias Póstumas de Joaquim Maria” recebeu o Terceiro Lugar no IV Concurso Nacional de Contos de Cordeiro (RJ) – Troféu Machado de Assis” (Setembro de 2008).

Edweine Loureiro

Últimos posts

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed