Simplicíssimo

Sobre a seção Minicontos do dia

A partir do dia primeiro de agosto – e durante 365 dias contínuos – o Simplicíssimo estará publicando UM MINICONTO POR DIA. Escritores e minicontistas, tomem tenência!

Para quem não sabe, o miniconto tem seu início oficial ralacionado com o guatemalteco Augusto Monterroso, que com apenas 37 letras escreveu:

“Quando acordou, o dinossauro ainda estava lá”

Como definição, o miniconto é uma espécie de conto muito pequeno. O número de letras é importante, mas não existem regras rígidas. Alguns o definem como contendo menos de 50 letras, outros toleram até 300 letras.

Entre suas características encontramos a concisão, a narratividade, a totalidade (o miniconto não é uma story line), o subtexto, a ausência de descrição e o retrato de pedaços da vida.

Está posto o desafio. Estamos recebendo a partir de hoje minicontos de quem se aventurar escrevê-los. Não será feita uma seleção extremamente rígida, mas minicontos que se distanciarem muito das características necessárias para sua definição serão sumariamente ignorados.

Como limite, estabeleceremos um máximo de 600 caracteres (fora o título) para a inclusão do miniconto (diferenciando-o assim do que preferimos chamar de microconto – contos com menos de 50 caracteres). Nada impede que sejam enviados contos com menos de 50 caracteres. Quanto menor, melhor!

Mãos à obra! Convite feito, o que virá por aí?

Girafa Simplex

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!