Simplicíssimo

O País do Sol… Nascente?

Caso 1: “Desculpe, mas não estamos contratando ninguém este ano…”

Caso 2: “Não podemos aceitá-lo. Estamos buscando pessoas de 25 a 30 anos, com no mínimo cinco anos de experiência no mercado…”

Caso 3: “Preferimos japoneses…”

Caso 4: “Estrangeiro? Somente se for Inglês ou Americano…”

Caso 5: “Preferimos japoneses de 25 a 30 anos, com no mínimo cinco anos de experiência no mercado, e que falem fluentemente o inglês…”

É, amigos leitores, acreditem: a Crise Econômica chegou ao Japão. E não se enganem pois ela não é uma estrangeira recém-chegada, que passou somente há poucos minutos pela Imigração. Não. Ela, na verdade, já está por aqui desde 1992, quando veio ao país para o velório de seu irmão – o Progresso –, vitimado pela cirrose. Ela veio, gostou do clima e resolveu ficar. Além do quê, não veio sozinha. Trouxe com ela um casal de primos: Desemprego e Inflação. Estes dois, com o passar dos anos, viriam a tornar-se conhecidíssimos nos círculos sociais de Tóquio, menos pelas festas de arromba do que pelos problemas com a polícia.

Mas, apesar dos contratempos, podia-se dizer que Crise Econômica tinha sua permanência tolerada em terras nipônicas. Até que, no início de 2008, veio o escândalo: ela, até então bem casada com o FMI (a quem sustentava!), tinha um amante Americano que, enciumado, resolvera botar a boca no trombone: o Subprime Loan. E agora, depois de muita violência doméstica, o FMI está finalmente indo aos tribunais, para dar entrada em uma ação de divórcio – um processo que, pelo visto, será longo…

Assim, ao que parece, em 2009 a Crise Econômica vai continuar por aqui; mesmo contra a vontade de seu sogro, o Governo Japonês, que já requereu, sem sucesso, a expulsão da malfadada nora…

Ah, quanto aos primos? Dizem que escaparam na surdina, com as malas cheias de dinheiro; e que hoje faturam alto como investidores em Wall Street…

Edweine Loureiro

Últimos posts

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed