Simplicíssimo

Sonhos

 

Há cinco anos atrás, meu sonho era fazer medicina e morar no exterior. Hoje, não me imagino fazendo outra coisa que não seja relacionada a jornalismo. Viajar para o exterior, só por turismo ou cursos de pequena ou média duração.

Sonhos mudam porque as pessoas mudam. O amor muda – eu, no caso, mudei ao me apaixonar. Sonhos podem também ser a causa da mudança das pessoas, como quando elas se adaptam a um perfil para alcançar determinada meta.

Mas agora vou falar sobre os sonhos de quando estamos dormindo. Frequentemente, sonho que estou caindo, e antes de bater no chao, eu acordo assustada. Às vezes também sonho com amigos, e outras com viagens. O que isso significa?

Segundo Freud, os sonhos são reflexos do inconsciente, uma manifestação dos nossos desejos reprimidos. Já de acordo com o psiquiatra americano Allan Hobson, da Universidade de Harvard, eles são só um filminho montado para ativar a mente, exercitando o cérebro para prepará-lo para a vida real. Para ele, os elementos são escolhidos ao acaso, pois o que importa é manter nossos neurônios ocupados. E então, em qual acreditar?

Bem, eu acredito no Dr. Hobson. Penso que na verdade os significados somos nós que tentamos extrair: desejamos pistas para o futuro e é nos sonhos que procuramos. Creio que não somos super heróis videntes, mas de fato as pessoas estão sempre à procura de significados para tudo – desde o que falam para nós até o sentido da vida em geral.

E você, em que acredita? Tem algum sonho recorrente? Atribui significados a ele? 😉

 

Mariana Barbosa Ferraz Gominho

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!