Simplicíssimo

Deixa de ser um laranja! (ou seria banana?)

 

Laranjas

       Fruta. Suco. Óleo Essencial. Cor. Lápis. Canetinha. Bolo. No latim, Aurantium. No sânscrito, Narangah. Veneno para elefantes. No persa, Narang. No árabe, Naranja. Citrus  x sinensis. Árvore da família Rutaceae. Fruto híbrido, criado a partir do cruzamento do pomelo com a tangerina. Fruto da laranjeira. Sukita. Fanta.
Empresa de telefonia móvel franco-britânica. Casa de Orange-Nassau, família real dos Países Baixos. Esmalte heráldico. Rio da África do Sul. Localidade do departamento de Vaucluse na França. Cidade australiana do estado de Nova Gales do Sul. Capital do distrito de Oberhavel, estado de Brandenburgo, Alemanha. Cidade norte-americana, na California. Também em Nova Jérsei. Banda portuguesa. Condado.
Freak. Música Psicodélica Frenética. Mecânica. Kubrik. McDowell. Granada de mão. Indivíduo, nem sempre ingênuo, cujo nome é usado por outro na prática de diversas fraudes financeiras e comerciais, com o objetivo de escapar do fisco ou aplicar dinheiro de forma ilícita. Testa de ferro. Homem tolo, ingênuo. Mau regente de orquestra.
Sabor do doce ao levemente ácido. Sumo. Portokali. Portakal. Portocala. Portogallo. Cítrico. Originária de regiões entre a Índia e o sudeste do Himalaia. Maçãs do paraíso. Frutos da árvore da ciência, em algumas pinturas. Ciclo no Arquipélago dos Açores. A Rapariga.
65kcal. 0,6g de proteínas. 1g de gorduras. 195 U.I. de vitamina A. 135mcg de Tiamina. 150mcg de Riboflavina. 0,25mg de Niacina. 48mg de Ácido ascórbico. 45mg de cálcio. 36mg de potássio. 21 mg de fósforo. 13mg de sódio. 11mg de enxofre. 8mg de magnésio. 2mg de cloro. 0,45mg de silício. 0,2mg de ferro.
Sua flor é um dos símbolos das noivas. Concentrado. Laranjada. Néctar. Adoçado. Não adoçado. Orgânico. Original. Natural. Com adição de água. Sem conservantes. Sorvete. Picolé. Torta. Cenoura. Moranga. Fogo.
Hexadecimal #FF7F00. RGB (255,127,0). CMYK (0%, 50%, 100%, 0%). Cor-de-abóbora. Cor terciária, a partir do vermelho e amarelo. Comprimento de onda de 620 a 585 nanômetros. Viva, associada a euforia, disposiçao energética. Usada para chamar a atenção. Coletes salva-vidas. Pouco comum na natureza. Brasa em madeira. Mel silvestre olhado contra a luz. Pantone 168 CVC, 165 CVU, S36-1 CVS, H85-8 CVC, H70-1 CVU, 8943 CVU, 9201 CVC, 9201 CVU. Focoltone 3507, Trumatch 8-A, Spectramaster YS082, Toyo 0154pc, DIC 566p, L.a.b. 60 25 29, HSK 06K 090% ‘ K 0%.
Cordia ecalyculata. Citrus aurantium. De umbigo, da baía. Tangerina. Cor de mamão maduro. Citrus reticulata. Da china, da terra, de sevilla, do céu, docinha, do mato, jabuticaba, melancia, mimosa, natal, pêra, seleta, serra d´água, toranja. Citrus maxima. Da Conchinchina.
Alerta. Agente. Código. Colégio Augusto. Vinil. Madura, verde, acompanhando feijoada, pato, carneiro e lombo. Pôr-do-sol. Crepúsculo. Girafa. Sol. Bagaço. Símbolo da fecundidade. No Vietnã, é dada a jovens casais. Na China antiga, sua oferenda a uma moça significava um pedido de casamento. Cor das túnicas dos monges budistas e da cruz de veludo dos Cavaleiros do Espírito Santo. Cor oficial da The Brains. Marca de amplificadores Orange.
Mascote da copa de 1982, na Espanha. Atividade profissional utilizada por políticos e empresários para fugirem da Receita Federal. Aquela bebida com vodka, chamada hi-fi.

 

Rafael Reinehr

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!