I Concurso Literário Multicard/Multiclínica Simplicíssimo

O Simplicíssimo co-patrocinou pela primeira vez um Concurso Literário, que abarcou estudantes desde o pré-escolar até o terceiro ano do ensino médio. Além da distribuição de mais de 400 “vales-cultura” em prêmios, certificados e menções honrosas, faz parte da premiação a publicação dos melhores trabalhos aqui no Simplicíssimo. Ei-los! Parabéns a todos participantes, incluem-se aí escolas e professores e principalmente aos alunos premiados. O tema era “Saúde: cuide bem da sua.”

O Simplicíssimo co-patrocinou pela primeira vez um Concurso Literário, que abarcou estudantes desde o pré-escolar até o terceiro ano do ensino médio. Além da distribuição de mais de 400 “vales-cultura” em prêmios, certificados e menções honrosas, faz parte da premiação a publicação dos melhores trabalhos aqui no Simplicíssimo. Ei-los! Parabéns a todos participantes, incluem-se aí escolas e professores e principalmente aos alunos premiados. O tema era “Saúde: cuide bem da sua.”

Saúde: Valoriza a sua

Nos dias atuais, tem-se observado que a maioria da população está despreocupada quanto ao aspecto da saúde, bem estar físico e mental. As pessoas preferem preservar a questão financeira, a busca constante do sucesso e acabam se excluindo da maneira saudável de viver.

O ser humano tem por hábito dar atenção à saúde apenas nos momentos em que esta já se encontra debilitada e aí está o nosso maior erro, pois, devemos dar o devido valor ao nosso alicerce usando um método simples, mas de relevante importância, a preservação.

A alimentação é o principio básico da boa saúde. Ingerir alimentos saudáveis e variados e beber muito líquido, principalmente água potável, é fundamental para estabelecer equilíbrio do corpo. Além do mais, pessoas que se alimentam corretamente estão menos sujeitas a doenças não conseguem manter o peso ideal sem precisar fazer dietas radicais, garantindo maior disposição para tarefas cotidianas.

Outro fator que auxilia na qualidade de vida é a prática de atividade física, pois a ausência desta, causam o sedentarismo. A vida sedentária, segundo pesquisas, é responsável pela morte de milhares de pessoas anualmente, em todo mundo. Praticar exercícios como subir e descer escadas, ir caminhando ao trabalho, pedalar ao final do dia, nadar, contribuem para o estímulo do bem estar físico e mental diminuindo e evitando a incidência de problemas como ataque cardíaco, diabetes, hipertensão e outros males que afligem nossa sociedade.

Algo extremamente preocupante é a questão do estresse, o modo como nosso corpo reage a situações do dia-a-dia. O estresse pode causar sintomas como o aumento da freqüência cardíaca, raiva, falta de concentração entre outros. Quando não resolvidos esse desgaste pode levar a problemas ainda mais graves como a depressão. Não deixe o estresse atacar você, concilie trabalho e lazer, durma o tempo necessário, ria bastante, relaxe, libere seus sentimentos, suas tenções e não exija mais que seu corpo e sua mente possam suportar.

Conscientize-se dos prejuízos que o fumo, o álcool e as drogas vão lhe trazer. Esses entorpecentes destroem as defesas do corpo, do cérebro e também promovem a destruição do lar. Mas se for usuário de drogas use material descartável, não destrua ainda mais sua vida e não tenha vergonha de pedir ajuda, procure um grupo de apoio. Caso você seja sexualmente ativo, proteja a sua saúde e de seu parceiro (a), usando camisinha e demais métodos contraceptivos.

Portanto, estabelecer uma relação de respeito com seu corpo é de fundamental importância para melhorar a qualidade de vida. Preocupar-se com sua saúde fará você viver mais e melhor. Por isso, previna-se de todas as maneiras possíveis. Respeite seu corpo, e com certeza, estará conquistando o maior mérito de sua vida, a SAÚDE.

Aluna: Fabrine Daiane Kesseler

3° ano do Ensino Médio – turma: 302

Escola E. E. B. Prof. Willy Roos

Saúde: Equilíbrio do corpo e da mente

A saúde é um bem estar físico, mental e social. A saúde física e mental depende do meio em que vivemos e com as pessoas que convivemos, pois é preciso que exista harmonia.

Para ter uma vida saudável, precisamos nos preocupar com a alimentação que deve ser regrada com alimentos saudáveis e variados como: frutas e verduras que se tornam o principio básico de uma boa saúde. Praticar atividades físicas também é fundamental porque além de reduzir riscos a doenças, nos proporcionado maior bem estar físico e mental. Ir caminhando ao trabalho, subir escadas invés de elevador podem servir de começo para quem não aprecia um bom exercício.

No entanto, não basta estar bem fisicamente, nossa mente precisa estar em equilíbrio com o corpo. Mas na globalização em que vivemos, o estresse é inevitável. Devido a problemas no trabalho, na família, no trânsito acabamos mexendo com nossas emoções e acarretando problemas sérios à saúde como insônia, pressão alta, doenças cardíacas, etc. para que estejamos protegidos do estresse devemos contrabalançar trabalho e lazer, procurando relaxar e não exigindo mais do que podemos fazer.

Desse modo, não basta praticar exercícios e ter boa alimentação, se não tivermos em sintonia com o meio e com a natureza que nos proporcionam bem estar. É necessário vivermos em ambientes agradáveis. O convívio social, comunitário propicia a convivência com pessoas diversas que transmitem otimismo, elevando nossa auto-estima, nosso humor e garantindo uma vida positiva.

Aluna: Natale Aline Unfer

3°ano Médio do Ensino Médio –turma 303

Escola E. E. B. Prof. Willy Roos

Saúde: preservando você é feliz

Desde sempre, até os tempos atuais, a saúde é a nossa maior riqueza. Ela depende de nossos cuidados. Mas o problema é que hoje a vida das pessoas é muito agitada, gerando desatenção com a saúde e as conseqüências são varias.

Antigamente, ter saúde significava não estar doente. A partir da década de 80, esse conceito mudou, ter saúde significa alimentar-se bem, realizar atividades físicas, andar de bicicleta, correr, praticar esportes, cuidar da natureza, sorrir muito, meditar. Enfim, tudo o que levará o seu corpo a tornar-se mais resistente e você ter a chance de se tornar uma pessoa mais feliz.

Apesar do aumento de facilidades devida a tecnologia, menos tempo temos para cuidar de nossa saúde. O sedentarismo é o maior problema, pois pode causar a morte e também custa dinheiro. Há outros vícios que prejudicam à saúde como: o álcool, tabaco, exageros no trabalho, regimes absurdos.

O estresse é outro mal que prejudica nossa saúde, pois pode aumentar a freqüência cardíaca, tencionar os músculos, sem falar que as pessoas entristecem, perdem o prazer e a beleza de viver.

Por tudo isso, saúde, hoje, é considerada bioquímica social. Todos deveriam procurar um tempo durante o dia para exercitar-se. Assim, haveria felicidade no meio onde se vive, com seu próprio corpo e, todos viveriam bem.

Aluna:Lílian Juliana Lissner

3° ano do Ensino Médio –turma 303

Escola E. E. B. Prof. Willy Roos

A minha saúde depende de mim

Oi! Eu sou Iury, tenho 8 anos, estudo na terceira série e escrevo para contar minha história.

Quando eu nasci eu era muito magrinho então minha mãe me dava de mamar e ia trabalhar. Quem cuidava de mim era a vovó. Ela queria que eu engordasse e me dava mamadeira com leite e chocolate. Meu pai comprava tudo que era gostoso para eu comer. Sempre tinha muito iogurte, bolacha recheada, merendinha e refrigerantes.

Fui crescendo e engordando porque eu comia o tempo todo. Cada vez que minha mãe me levava ao pediatra ele dizia sempre a mesma coisa: era pra controlar minha alimentação, mas não adiantava colocar verduras no meu prato, eu não comia porque antes da minha mãe chegar do trabalho a vovó já tinha feito mamadeira com chocolate e ovo frito pra eu comer e não adiantava minha mãe falar, a vovó sempre fazia o que eu queria.

Acabei pesando 48 quilos. Mais que uma vez parei no hospital e as pessoas não acreditavam que eu era doente porque eu era gordinho e forte. O problema estava no tipo de comida que eu comia. Até que um dia, fiquei bastante doente. Tomei tanta injeção que fiquei com medo de hospital. O médico mandou eu comer frutas e saladas e minha mãe falou que fiquei doente por causa da mamadeira.

Comecei a comer mais saladas e frutas e estou ficando magro, mas tem uma coisa: está difícil de largar o refrigerante, meu pai até esta comprando menos só pra eu não tomar. Quando almoço eu como arroz, feijão, salada, batatinha e às vezes um pedaço de carne, também tomo suco natural de limão ou laranja.

Estou pesando 45 quilos, me acho mais bonito, consigo correr, brincar de pular corda e praticar meu esporte preferido que é o futebol.

Sei que se eu continuar me alimentado direito,minha saúde vai melhorar cada vez mais, pois compreendi que minha saúde depende somente daquilo que eu fizer de bom para mim mesmo.

Aluno: Iury Marcelo Puntel – 3ª série

E. M. E. F. Benjamín Constant – Linha Paraguassú – Paraíso do Sul

Saúde. Cuide bem da sua!

Era uma vez uma menina, estava brincando derrepente ela estava com muita sede e bebeu muita água. Depois sua mãe chamou para comer alguma coisa.

Sua mãe estava fazendo um suco de vitamina quando ela olhou aquela mesa farta de doces e salgados e muitas frutas tais como: maça, morango, banana, manga, abacaxi, laranja e outros mais. A mãe da menina disse: -filha não coma tanto doce e sim muita fruta. Ela comeu muita fruta bebeu muito suco de vitamina, e depois ela escovou os dentes e continuou brincando estava escurecendo e sua mãe a chamou para dentro.

Ela estava esperando o jantar.

Então sua mãe deu o jantar com arroz feijão, lentilha, carne e muitas frutas e legumes. Depois ela deitou-se em sua cama e sua mãe leu uma coisa muito importante. Que para ter uma boa saúde devemos comer muitas frutas, legumes e verduras e beber muita água e vitaminas e ter uma boa higiene. A menina agradeceu sua mãe com um abraço e um beijo e disse:

– Obrigado mãe por tudo o que você me ensinou!

Aluna: Lais da Silva Alves

E. E. Luis Germano Poetter –4°

Seja saudável

Há varias formas de viver bem e ter uma boa qualidade de vida. Algumas destas formas são: evitando o fumo, não usando o álcool, tendo uma boa noite de sono, variando na alimentação, entre outras.

O fumo causa câncer pulmonar, doenças cardíacas. Estar num ambiente com fumantes prejudica sua saúde. Fiquei em lugares que tenham ar puro, sua saúde agradece.

O álcool causa acidentes no trânsito, em casa, no trabalho, e estraga vidas, relacionamentos, etc. note que um lugar sem bêbedos e alcoólatras, é melhor que um cheio deles.

Dormir bem é essencial para a saúde, alem de repor as energias gastas no dia-a-dia, você descansa e se sente melhor.

A variação de alimentos é muito importante, evite gorduras e doces. Limite seu consumo de gorduras a menos de 30% do seu consumo calórico diário coma vegetais, legumes e frutas.

Ame sua vida!

Seja saudável!

Aluna: Caroline Luise Paul Figueredo

E. E. Luis Germano Poetter – 5°

Saúde: cuide bem da sua

Saúde

Pessoas que querem ter uma boa saúde devem fazer exercícios, comer bastante frutas e legumes , praticar esportes e fazer coisas saudáveis. Também devemos viver perto das pessoas que gostamos,ler bastante, correr ter uma boa alimentação,balanceada. Para os adolescentes, como eu para ter uma boa saúde o melhor fazer é jogar futebol, vôlei, namorar, correr, estudar e fazer bastantes exercícios físicos. Para os idosos, ás vezes não da para correr ou coisas assim, mas eles podem ler fazer caminhadas ou mesmo fazer coisas que estimulem a inteligência como jogos.

Quem fuma vive menos, pois o cigarro causa câncer nos pulmões e outros problemas de saúde.

Ingerir bebidas alcoólicas também faz mal, usar drogas, não se alimentar bem, não comer frutas e verduras.

Então se você quer ser uma pessoa saudável deve fazer o que faz bem a saúde e não o que faz mal. Mas é claro que por você fazer tudo o que faz bem a saúde não significa que não ficara doente e nunca precisara ir ao médico.

Mas agora sabemos o que faz bem e mal para a saúde, então comece a cuidar bem da sua.

Nome: Joceleia Flores

Escola: Três de Maio

Série: 8º

Saúde: Cuide bem da sua!

A nossa saúde é o bem estar físico, mental, social,ou seja, estar bem com nos mesmos para estar bem com os outros. A nossa saúde não depende somente de nos, depende também depende do governo que por obrigação precisa ajudar as pessoas a melhorar de vida.

Cuidar da nossa saúde não é só tomar banho todos os dias, cuidar com o que comemos, mas também previr de doenças como a AIDS, sendo importante fazer o preventivo. A anemia é outra doença comum, se não se trata no inicio pode virar leucemia, ou seja, câncer de sangue. Dizer que o melhor para cura-la é secar a casca de um ovo e retirar aquela camada da pele fina que se encontra no interior do ovo e come-la. Há outro a anemia a anemia falciforme um tipo de anemia no sangue que impede a passagem de glóbulos vermelhos. Algumas partes do corpo ficam inchadas, principalmente os braços, é uma doença que passa de pai parar filho e não tem cura.

Muitos não sabem, mas o stress também é uma doença, coisa que para alguns é normal, mas para outros pode virar um serio problema.

A nossa saúde mental tem muito a ver com o social, por exemplo, alguma coisa grave acontece com nos ficamos preocupados e não paramos de pensar no acontecido. Assim, não conseguimos nos relacionar muito bem com os outros.

Hoje em dia o governo não esta se preocupando muito com a saúde das pessoas, eles prometem, prometem, mas no final da historia não fazem nada para melhor.

O povo praticamente pode dizer que se mata trabalhando para ter uma vida melhor e ainda não é o suficiente.

Ultimamente integrantes do governo tem se preocupado com a vida do Lula, do que com a do povo.Ficam falando para os jornais e imprensa que o presidente gastou mais com o seu avião, que com saneamento e perdem tempo com coisas assim, em vez de tomar uma atitude, esta certo que o presidente tem que agir mas do que adianta ficar se metendo na vida dos outros?

Então, acredito que esta na hora de parar de olhar parar trás e olhar cada mais para frente e agir, não só o governo, mas como o povo brasileiro.

Nome: Angel

Serie: 8º

Escola: Santo Antonio

Saúde

Para termos uma boa saúde é necessário praticarmos exercícios comer frutas verduras e legumes. As atividades físicas são importantes para ter uma boa saúde.

Para isso devemos ter uma boa noite de sono para estarmos dispostos para o dia seguinte.

Certas comida como: soja, leite, carne, ovos… Possuem proteínas e servem para ajudar no crescimento. Todos os alimentos são bons exceto alguns elementos que prejudicam a nossa saúde como: salsichas, comer demais carnes vermelhas, muita fritura.

O milho também e rico em carboidratos é e bem melhor do que o vendido em lata.

A vitamina C aumenta a resistência contra as infecções como gripes e resfriados.

Agressões no organismo podem causar graves doenças. Tomar sol é bom, mas para peles muito claras podem causar câncer de pele.

O cigarro é uma coisa muito perigosa a nicotina do tabaco vai afetando a pessoa e depois causa o câncer. Ele é feito por tabaco como as folhas secas, e contem nicotina e alcatrão. Florestas inteiras são destruídas para fazer o cigarro. Para seis maços de cigarro vai 4 arvores. Alem de destruir as matas destrói a vida de quem fuma.

O alcoolismo é uma doença ou distúrbio de comportamento.

A maioria das pessoas considera o álcool componente normal, se não indispensável à vida social e as pessoas que consolem bebidas alcoólicas são vistas como normais.

O álcool e uma droga tóxica para qual há provas cientificas que se tomando em pequena quantia é bom para a saúde.

Se você beber sendo menor de 18 anos você será alcoólico a vida inteira, aos menos se tiver algum tratamento para isso. Preserve o que é seu. Cuide da sua saúde.

Nome: Ana Carla Simmonetti Rossato

Serie: 6º

Escola Professora Cândido Zasso