Simplicíssimo

Revoada de trinta-réis

O CHEIRO das goiabas invadia a casa, de assalto, como enxame de vespas. Era um cheiro doce de arder as narinas e dar água na boca.
Sara havia arrumado tudo com esmero redobrado. Varrera a casa com vassoura de alecrim, passara pedra na chapa do fogão Venax nº 2, ariara a chaleira onde mais tarde aqueceria a água pro mate, juntara ao redor da casa, gravetos, para o fogo e do paiol, trouxera palhas, algumas das quais amaciara, passando por várias vezes as costas da faca. Quanto mais macias melhores são para a feitura dos cigarros. Flores do campo, brancas, amarelas e azuis sobre a tosca mesa da sala. Ranhuras disfarçadas pela surrada, porém limpinha toalha xadrez.
Agora era sentar no alpendre, na cadeira de balanço de encosto alto e imponente e esperar. Faria crochê contornando uns panos de copa duplamente alvejados com Quiboa e esperaria.
Alaor não tardaria a chegar, suado, cansado, poeira nos vincos do rosto e do pescoço, cabelos ensebados sob o chapéu de palha. Traria pra ela algumas pitangas das grandes ou algumas guabirobas, um ovinho colorido de passarinho, que não chocou… Ele sempre tinha um carinho nas mãos calejadas.
Era só esperar. Não tardaria a casa teria vida. Lampião aceso, fumaça na chaminé, conversas e cheiro de comida que ela prepararia com amor. Depois, era lavar a louça, passar a lixa nos garrões dele e com a pontinha do canivete de cortar fumo desencardiria-lhe as unhas. Deitariam e na cama-de-vento conversariam um pouco mais sobre o dia que passou e o próximo que viria.
O cheiro das goiabas parece agora está no colchão de palhas, no travesseiro de penas e nos lençóis.
No alpendre, sentada na cadeira de balanço de encosto alto e imponente, Sara esperou por três noites e dois dias até ser visitada pelo delegado.
Da cozinha, o cheiro das goiabas podres infestava a casa, de assalto, como enxame de vespas…
Ao longe, ao movimento dos homens que traziam o corpo na padiola improvisada por galhos de guamerim, revoada de trinta-réis.

Cláudio B. Carlos (CC)

Últimos posts

Follow us

Don't be shy, get in touch. We love meeting interesting people and making new friends.

Most popular

Most discussed