Simplicíssimo

Velocidade Gre-Nal

Velocidade em futebol X futebol em velocidade

O futebol gaúcho vive nesse brasileirão o contraponto Gre-Nal natural, porém não óbvio. Os times iniciaram a competição com perspectivas diferentes, enquanto o Colorado entrava como sério candidato ao título e em busca da vaga na Libertadores do Centenário do Clube, o Tricolor vinha de derrotas vexatórias nas competições que disputava e uma forte desconfiança da torcida que rememorava os tempos de 2004.

No entanto, para surpresas de muitos inclusive minha, as questões inverteram-se com apenas 5 rodadas. O Grêmio, que ficou 30 dias parado, teve tempo para recuperar os jogadores machucados e o seu treinador teve tempo para moldar um estilo de jogo que adaptou-se às características dos atletas. O Inter desgastou-se para conseguir o título gaúcho, de forma heróica extirpando a touca verde, e definhou na Copa do Brasil após inúmeras lesões de seus jogadores perante o Sport que acabou sagrando-se campeão.

A verdade é que a análise atual da dupla remete ao título desta crônica, onde vemos um time que joga com velocidade e possui todo seu grupo de jogadores à disposição. Com isso emprega um ritmo às partidas que está trazendo resultados até certo ponto inesperados. Grande mérito de seu treinador que, apesar das críticas, está conseguindo formatar um time com estilo de jogo. Pode ser diferente do que os gremistas eram comumente acostumados, mas ainda assim é um estilo que está dando resultados: o futebol em velocidade.

Já no outro lado do par a direção busca agir com velocidade para reformular seu elenco e ainda buscar a tão almejada vaga na Libertadores no ano do centenário. Com um grupo fechado e com poucas chances aos jogadores jovens, a venda de alguns ídolos colorados tornou-se inevitável. Agora eu pergunto: será que as inúmeras lesões sofridas pelos atletas do Inter desde a saída do preparador físico Paulo Paixão é mera coincidência? Agora é aguardar que a velocidade no futebol não acabe gerando turbulência ainda maior perante o torcedor colorado.

Rivalidade é isso aí: se um está agindo com velocidade, o outro também o fará.

Mauro Rodrigues

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!