Simplicíssimo

Vestibular: Não é tão ruim assim

O Vestibular, método brasileiro de seleção para aqueles que pretendem ingressar nas faculdades e garantir seu diploma, não é, ao contrário do que nossos pais dizem, um bicho-papão. Para se sair bem, sóhá dois segredos: calma e preparação. Bem, calma, pode-se adquirir com o tempo, sendo na verdade já…

O Vestibular, método brasileiro de seleção para aqueles que pretendem ingressar nas faculdades e garantir seu diploma, não é, ao contrário do que nossos pais dizem, um bicho-papão. Para se sair bem, sóhá dois segredos: calma e preparação. Bem, calma, pode-se adquirir com o tempo, sendo na verdade já testada desde nossas provinhas de soma-subtração da 1ª série. Com uma boa preparação, já se consegue a calma suficiente para refletir antes de marcar a letra errada ou somar ao invés de subtrair.

Mas, e a preparação? Todos pensam que se trata em fazer os melhores cursinhos, ter os melhores professores e tudo o mais. Mas, antes de mais nada, a preparação deve ser psicológica, para evitar depressão caso não haja aprovação ou euforia total com a classificação, e solitária, pois seus professores não farão prova por você. fazendo exercícios em casa, em um local confortável e contando o tempo num relógio, vc vai se adaptando aos moldes da prova e se tranquilizando.

E como saber se estou realmente preparado? Daí que vem o vestibular por experiência. Nesse tipo de teste, realizado um ano antes do “pra valer”, não estude; no máximo, revise o que você já viu e leia os livros indicados. Assim, na primeira fase, irá saber se seus atuais conhecimentos estão o levando para algum lugar, e quão longe está indo. Para a segunda fase, recomendo uma nova revisão, principalmente para as matérias que envolvem números; não há mais alternativas para chutar, cara! Eu fiz o meu esse ano, sendo a segunda fase daqui a pouco menos de um mês, e vale a pena sentir na pele o clima, a tensão, ver o nível das questões e (acredite) avaliar seus conhecimentos, observando depois, com a nota, a que matérias você deverá dar maior destaque no próximo ano.

Agora, mudando de linguagem: vc deve tah achando um sako isso q eu tow te falando, mas eu tb achava um saco qnd me falavam isso ano passado, e tal. Mas é sério, gente, soh estudando legal e estando tranquilo na hora do “vamo vê” q a gente passa e pode raspara cabeça, ou, no caso de nós, meninas, a sobrancelha, e provavelmente aparecer nem q seja num daqueles informativos de propaganda de cursinho q eles entregam no dia D. Ah, só mais uma coisa: por favor, não deixe de dormir para estudar. Dormir é fundamental para guardar td na cabeça e descansar legal o corpo e a mente, para não precisar de cafezinho no dia seguinte!

Mariana Barbosa Ferraz Gominho

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!