Simplicíssimo

O poder da opinião pública

Todos sabemos que o poder da opinião pública pode ser decisivo em questões polêmicas; principalmente em decisões do poder público e em época de eleições. Mas, do que é formada a opinião pública? Quais os fatores que determinam a posição das pessoas perante os fatos? Como elas decidem apoiar ou ir contra uma decisão do poder público, e qual a sua força de influência nesta decisão? Talvez os estatísticos saibam responder estas perguntas, mas o objetivo deste texto é de apenas refletir sobre os mecanismos – psicológicos e psicossociais – que influenciam na opinião das pessoas.
 
Podemos dizer que uma fração da sociedade possui idéia-fixa, baseada em sua crença ou ideologia, e dificilmente analisa os fatos de forma imparcial; apenas busca informações que possam reforçar a sua convicção e posição – seja ela contra ou a favor.
 
Outra fração da sociedade possui interesses em relação a uma decisão e dificilmente toma uma posição contrária aos seus interesses.
 
Existem outros que preferem ficar encima-do-muro e – por indecisão, prudência, acomodação ou covardia – se excluem de dar opiniões ou defender posições.
 
Talvez a menor fração, é a que tem inteligência suficiente para usar o senso crítico e analisar os fatos de maneira imparcial; que procura ver os dois lados da questão; e que não se deixa levar por ideologias alienantes ou interesses imediatistas, para defender uma posição e tomar uma atitude.
 
Mas a grande maioria da população é influenciada pelos órgãos de comunicação de massa. Estes são os grandes formadores de opinião e precisam ser responsáveis o suficiente para informar de forma imparcial; deixando as conclusões com o público. Infelizmente nem sempre isso acontece e os interesses e as ideologias acabam se sobrepondo aos fatos. Por isso, as pessoas inteligentes devem estar sempre atentas às informações que recebem e em denunciar os meios de comunicação irresponsáveis, pois só uma opinião pública consciente poderá interferir positivamente nas decisões do poder público.
 
Uma vez que estejam bem informadas e que desenvolvam um apurado senso crítico, as pessoas só precisam estar unidas e organizadas para tornar este mundo um lugar melhor de se viver. Por isso os meios de comunicação tem tanta responsabilidade sobre o que acontece no nosso mundo e o poder público tem tanto interesse em conquistar a opinião pública.
 
Os protestos recentes contra a guerra mostram bem como a opinião pública se manifesta. Mesmo que seja uma fração pequena da sociedade, sua opinião chega na mídia e acaba tendo grande poder de influência sobre os demais. Se a maioria da opinião pública norte-americana não concordasse com a guerra no início, provavelmente ela não estaria acontecendo. Mas a opinião pública também muda conforme os fatos, e isso ainda pode mudar.
 
Agora que você já tem uma idéia mais clara de como funciona a opinião pública e do poder que você tem – como parte dela -, está em suas mãos escolher como quer usar este poder. Que bem utilizado poderá tornar o mundo muito melhor.

Celso Afonso Brum Sagastume

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!