Simplicíssimo

Por que o seu voto não vale nada

Não se iluda pensando que o seu voto vale muito e que basta "votar certo" para que os problemas sociais se resolvam. Se você parar para pensar vai perceber que seu voto não vale NADA e que isso precisa mudar.
 
Em primeiro lugar, quase nenhuma eleição se decide por apenas 1 voto – nem por 10 – e se uma eleição se decidir por uma quantidade tão pequena de votos, significa que os candidatos estão muito próximos da preferência do eleitor e tanto faz qual deles será eleito (menos para eles, é claro).
 
Em segundo lugar, quem realmente decide uma eleição é a maioria indecisa, desinformada e facilmente manipulada. Tanto é que os candidatos apostam na propaganda coerciva para obterem seus votos. Por isso é que os poderosos investem milhões neste sistema podre – para continuar no poder independente de quem ganhe. E o pior é que para um eleitor ter condições de realmente escolher o melhor candidato, ele teria que conhecer detalhadamente a história de cada partido e cada político de forma imparcial – o que é uma tarefa quase impossível. A melhor coisa que um eleitor indeciso pode fazer é votar em branco, isso valorizaria o voto de quem tem mais convicção. Mas quantos são os eleitores realmente decididos, que não tenham interesses pessoais nas eleições (conseguir um emprego, por exemplo)?!?
 
Em terceiro lugar, nada garante que a pessoa que foi eleita será, ou fará aquilo que prometeu. Aliás, ninguém sabe exatamente o que um político faz depois de eleito. Seria quase impossível ficar controlando o trabalho de vereadores, deputados, senadores, … As pessoas têm muito mais o que fazer ou com o que se preocupar. O resultado é que as coisas vão de mal a pior. E a culpa é de quem?!?
 
Se existem grandes diferenças entre os candidatos, ou partidos, e se realmente uns querem o bem público enquanto outros querem apenas tirar vantagem do poder, por que as decisões das urnas não são majoritárias? Por que os maus candidatos, ou partidos, não são banidos pela sociedade? Por que nenhum eleito (de qualquer partido) conseguiu resolver os principais problemas sociais? Será que não seria mais importante mudar o sistema eletivo e administrativo do que ficar querendo "votar certo"?
 
Acredito que é muito mais importante ter poder de exigir uma boa administração durante o mandato, do que ter apenas o poder de votar. Mas, enquanto isso não acontece, o atual sistema pelo menos exclui do poder quem quer apenas tirar proveito dele (será?).
 
O objetivo deste texto não é fazer com que as pessoas deixem de votar ou votem em branco, mas de alertar a sociedade para que busque novas alternativas ao atual sistema eletivo.

Celso Afonso Brum Sagastume

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!