Simplicíssimo

O outro lado da escola

Por pior que seja, o melhor lugar do mundo é uma escola.

Pseudomístico – a ciência do cotidiano 21/x

Desejando virar um ser de luz, tentou a vibração quântica, internaram por Parkinson e Esquizofrenia.

Violentos Haikais – série II / 21/x

Maus exemplos da Terra
fique a sua sorte para a morte
Liberou geral a Inglaterra

O outro lado da Escola

Este texto não é para apresentar a história da escola no nosso País (começou com a necessidade de atender as exigências da família real portuguesa vinda fugida de Portugal (com medo do primeiro Napoleão famoso).*

Este texto não é para falar que o que se aprende na escola tem pouca importância para a prática: o que é visto é um panorama geral de várias coisas, preparando para o trabalho (e faculdades) nas mais diversas áreas.

Este texto não é para falar que os professores são mal remunerados e suas graduações ensinam muito pouco sobre didática (como transmitir conhecimento para os alunos).

Este texto é para falar que a escola é ruim, mas fica muito pior sem ela.

A escola como a gente (ainda) conhece hoje, vem dos tempos da industrialização. Tempos cronometrados para atividades, importância para ciências e português. Tudo feito de forma metódica.

Toda a nossa vida está cercada de matemática: pesos, medidas, proporções e, nas prestações e juros.

Toda a nossa vida está na biologia: como nós somos (nem só homens e mulheres), porque não podemos cortar as árvores, como prevenir doenças.

Química e física também, apesar de muita gente nem se dar conta a geladeira é física e a cerveja de cada dia acontece por uma reação química. Hoje, controles rígidos de qualidade nas vinícolas fazem ótimos vinhos, descobrimos a química do sabor.

São raros os bons professores de matemática, dificultando muito mais a coisa.

Porém tem algumas matérias que são relegadas a segundo plano que são tão importantes quanto: geografia, história e filosofia.

Uma ressalva importante a ser feita: nossa história tem como centro a Europa, basta ver os mapas de um planeta esférico: a Europa está no centro, em cima, em uma proporção muito maior do que ela é em realidade.

De qualquer forma, a geografia nos permite decifrar quem é quem no mundo e vários elementos da economia, rios e muito mais. Qual o tamanho e importância da Amazônia?

A história é importante para a gente descobrir como chegamos até onde chegamos. Você já se perguntou por quem são escritos os livros de história?

Faço esta pergunta para introduzir a matéria mais desprezada de todas e, quem sabe a mais importante: a filosofia que pensa o pensar, que ajuda a gente a refletir sobre o mundo que nos cerca.

Para quem serve o mundo que a gente vive?

Todas as matérias nos ajudam a responder esta questão, a história nos faz lembrar quem somos nós para nos dar asas e pensar o mundo que queremos.

O mundo das escolas é horrível*, o mundo sem escolas é pior.

Que se mude as escolas, mas não se deixe nenhuma criança sem ela.

*Deixa crianças a adolescentes horas a fio em uma posição que não ficariam por sua natureza ouvindo um monte de coisas sem sentido.

Foto de capa de Phil Henry obtida no site Unsplash

Pedro Armando Furtado Volkmann

Comente!

Deixe uma resposta

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!