Simplicíssimo

Seja mais você

Violentos Haikais 79/X

Violentos testículos
têm quatro rinhas e três linhas,
desgraças em capítulos.

Faroeste 66/X

Um dia de rotina
com um beijinho de cantinho
em você, divina.
        

Na primeira semana de cada mês, farei um texto dedicado a mostrar um pouco do intrincado mundo do marketing. Dicas, considerações e desabafos da minha vida neste meio, trabalhando com empresas de todos os tamanhos. Vou começar falando de prospecção de clientes. Você pode sugerir um tema, deixando um comentário ao final do texto. Ultimamente tenho sido procurado por empresários com um problema comum entre eles. A dificuldade de vender seus produtos. Na sua maioria, pessoas que tem que oferecer seus produtos em visitas ou pelo telefone.            

Uma das coisas que mais me chamou atenção foi à qualidade de todos os produtos que as pessoas estavam se propondo a vender. Em todos os casos eram mercadorias de fácil aceitação no mercado a preços e condições bem razoáveis. Apenas em um dos casos, o preço do produto era impeditivo, pois teria um mercado muito reduzido.            

Analisando os casos e fazendo uma relação com a vida pessoal de muitas pessoas, tenho algumas considerações para aqueles que estão pensando em começar um negócio ou precisam prospectar novos clientes.             Primeiramente, quero deixar claro que é muito difícil fazer a venda de si mesmo. Não é muito fácil nem agradável sair oferecendo nós mesmos como a solução para um problema de uma pessoa ou empresa. Como na maioria das vezes quem abre uma empresa normalmente é o técnico, este tem que se vender. É a primeira surpresa de um negócio. Às vezes já se tem alguns clientes na abertura da empresa, mas é inevitável a necessidade de aumentar a clientela. O departamento comercial deverá ser pensado dia após dia, todos os dias de uma empresa.   

Lembre-se para começar um empreendimento você teve que acreditar em si mesmo, saber que tinha alguns diferenciais em relação à sua concorrência, que queria fazer melhor do que o que estava (e está) sendo feito por ai. Que tinha competência para ir para a frente e construir um futuro melhor.                       

Uma coisa que tem que ficar clara para você que está se vendo nesta situação é que ninguém melhor para vender seu produto que você. Que por incrível que pareça é mais difícil vender do que produzir. Estabeleça um plano, seja fiel a ele, trace metas.            

Agora, se você ainda acha muito difícil agir assim, pense logo e contrate alguém que possa fazer este trabalho por você. Até que as vendas engrenem pode levar algum tempo. Procure dar o maior tempo possível para quem tem que vender. Lembre-se que esta pessoa vai ter a incumbência de levar sua empresa nas costas. Não ache que alguém vai resolver quando a corda estiver no seu pescoço. Faça o mais rápido possível, quanto mais dinheiro você tiver para um vendedor, mais dinheiro e mais rápido ele devolve para você. De ré na contramão, para mostrar que tudo pode ser vendido, principalmente se tiver a qualidade de um produto feito por você!

Pedro Armando Furtado Volkmann

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