Simplicíssimo

Edição 329 (28/05/2009) – Simplicissimus: as Origens do Simplicíssimo

Muitas pessoas me param na rua e perguntam: "Rafael, de onde saiu este nome Simplicíssimo? Ele é tão original. Saiu da sua cabeça?"
Ao que usualmente respondo com um sorriso: "Quem bom seria se fosse criação minha."

Muitas pessoas me param na rua e perguntam: "Rafael, de onde saiu este nome Simplicíssimo? Ele é tão original. Saiu da sua cabeça?"

Ao que usualmente respondo com um sorriso: "Quem bom seria se fosse criação minha."

SimplicissimusNão lembro se já escrevi sobre isso, creio que não (em outubro serão sete anos desde a publicação do primeiro e-zine do Simplicíssimo, e a memória não é mais aquela dos tempos de juventude), mas o Simplicíssimo tem uma origem que data do final do século XIX.

O Simplicíssimo teve seu nome inspirado no Simplicissimus, uma revista semanal satírica alemã, criada por Albert Langen em 4 de abril de 1896 e publicada até 1967, com um hiato entre 1944 a 1954. O nome, por sua vez, havia sido inspirado no protagonista do romance Der Abenteuerliche Simplicissimus Teutsch, criada por Grimmelshausen em 1668.

Combinava em suas páginas conteúdo "politicamente incorreto" e crítico, usava um estilo radiante, direto e graficamente moderno e publicava o trabalho de escritores como Thomas Mann (A Montanha Mágica) e Rainer Maria Rilke (Cartas a um Jovem Poeta). Entre outros contribuidores constaram Herman Hesse, Robert Walser e o cartunista Heine.

Estes dias, passeando pela web, encontrei no site do Hermenauta uma referência à revista e lá, um link para todas as edições do Simplicissimus . Vibrei! Comecei a futricar nos arquivos de nosso nobre ancestral e, apesar do meu parco alemão, consegui das boas risadas com a tradução parcial dos textos sobre as charges.

Fuçando um pouco mais pela web, encontrei também um outro site, algo como um "arquivo oficial" do Simplicissimus , organizado de outra forma, também com os arquivos completos da revista em forma online.

Pois bem, religados estamos às nossas raízes. Se você quiser fazer uma deliciosa viagem no tempo e sentir um pouco do clima humorístico e político da Alemanha neste período entre 1896 e 1967, terás um belíssimo documento histórico gratuito para consultar, aí da sua casa.

Rafael Reinehr

PS1: Todo texto acima é verdadeiro, exceto a parte dizendo que as pessoas me param na rua. Talvez eu tenha exagerado um pouquinho o interesse das pessoas acerca das origens do nome do site.

PS2: E um LEMBRETE:a próxma edição é temática: Love is in the air no arraial! Misture o Dia dos Namorados com São João, o que que dá? Você nos conta!

Rafael Reinehr

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!