Simplicíssimo

Receita Artística – Pátina Provençal

Pois bem, aqui estou eu novamente a contribuir com este nosso jornal e, sabendo do caráter pluralista desse, achei que seria válido apresentar-lhes uma das últimas técnicas de artesanato aprendida recentemente durante minhas férias em POA. A técnica chama-se Pátina Provençal, e para quem nunca ouviu falar ou já ouviu falar mas não tem idéia do que seja trata-se de uma técnica que produz um efeito envelhecido ou desgastado na pintura. É bastante utilizado para remodelação, se é que posso chamar assim, de móveis antigos dos quais sou fã. E para quem se interessou aí vai:

Pátina Provençal

Aplicação: madeira

Material: Móvel de madeira escura Lixa para madeira nº 100 e 150 Verniz incolor à base d’água Multisselador aquoso à base d’água da Renner Cera pastosa incolor Tinta látex na cor branca Pincel chato macio

Execução:

Lixe bem a peça com a lixa nº 100 e retire o pó. Aplique o multisselador por toda a superfície utilizando para isso uma trouxa de pano. Lixe com a lixa nº 150 no sentido do veio da madeira e remova o pó. Utilizando uma estopa ou os dedos, aplique cera pastosa nos locais em que será criado o efeito lascado (cantos, puxadores, quinas etc.). Passe a tinta látex por toda a peça utilizando o pincel chato. Aguarde a secagem por no mínimo 1 hora (dependendo do tamanho da peça e da espessura de tinta deve-se esperar mais). Lixe com a lixa nº 100 os pontos em que foi aplicada a cera, criando um aspecto desgastado. Finalize com o verniz incolor.

Essa técnica pode ser utilizada tanto para móveis como para a pintura de objetos como porta-jóias, porta-trecos, porta-retrato e tantos outros “porta-coisas”. Para objetos pequenos não é necessário passar o selador. Caso você tenha se interessado arrisque umas pinceladas, não custa nada tentar libertar seu lado artístico, e de quebra ainda vai lhe ajudar a trabalhar melhor sua ansiedade visto que é um trabalho de concentração sem ser chato, muito antes pelo contrário, torna-se muito prazeroso admirarmos nossas criações depois de prontas. Boa sorte a todos e mão na massa, digo, na tinta.


Carolina Schumacher – entre outras coisas, aprendiz de artista plástica (o que não fazem uns cursos gratuitos de artesanato hein?!).

Carolina Schumacher

Últimos posts

Siga-nos!

Não tenha vergonha, entre em contato! Nós amamos conhecer pessoas interessantes e fazer novos amigos!