Edição 287 (30/07/08) – A História das Coisas

A História das Coisas (The Story of Stuff with Annie Leonard) é uma animação em flash que mostra, de maneira lúcida e inquestionável qual é a história natural das "coisas", desde sua Extração, passando pela Produção, Distribuição, Consumo e Disposição de Lixo. No meio do caminho, Annie nos mostra que existem informações não reveladas no caminho linear que é ensinado nas escolas e faculdades…
A História das Coisas

A História das Coisas (The Story of Stuff with Annie Leonard) é uma animação em flash que mostra, de maneira lúcida e inquestionável qual é a história natural das "coisas", desde sua Extração, passando pela Produção, Distribuição, Consumo e Disposição de Lixo.

No meio do caminho, Annie nos mostra que existem informações não reveladas no caminho linear que é ensinado nas escolas e faculdades. Ela mostra que em cada etapa, existe um mundo de falácias a serem desmascaradas e apresentadas àqueles que têm o que fazer para remediar o impacto ambiental da extração e produção desmesuradas: os consumidores. Ou seja: nós mesmos, cada um de nós.

A história das coisas - consumo
Consumo

Temos cada vez menos tempo para as coisas que nos deixam felizes: amigos, família, tempo de lazer, já que trabalhamos cada vez mais para consumir mais e mais.

A publicidade, deste ponto de vista, só serve para uma coisa: para nos fazer infelizes mostrando o que não temos e "precisamos" ter – do ponto de vista de quem "desenhou" este mundo de obsolescência planejada.

Clique em A História das Coisas – The Story of Stuff para ver a animação (em inglês) ou em Um Outro Jeito (Another Way) (também em inglês) para ler 10 sugestões sobre como começar você mesmo a mudar a situação.

Se você, assim como eu, acha que é possível começar a agir localmente para mudar o panorama mundial, entre já em contato. Temos muitas idéias a trocar e muito a fazer. Deixe um comentário ou entre em contato por e-mail. Não deixe o trabalho para seus filhos. A carga será muito mais pesada.